Copa do Brasil

Fluminense conta com ‘Senhor Copa do Brasil’ para superar retrospecto e Juventude

Mano Menezes apareceu no mata-mata nacional, competição em que é o segundo maior campeão e o primeiro a conquistar duas taças em sequência

Mano Menezes precisará ser mesmo o “Senhor Copa do Brasil” nesta quarta-feira (7), às 21h30, quando o seu Fluminense enfrenta o Juventude, no Maracanã, em busca da vaga nas quartas de final. O Tricolor se apega ao técnico para passar de fase, apesar da desvantagem e do retrospecto ruim.

O treinador do Flu tem um carinho especial pela competição. Também porque Mano ficou conhecido no cenário nacional justamente por conta de uma grande campanha, em 2004, pelo XV de Novembro-RS.

Além disso, o técnico foi o primeiro a conquistá-la duas vezes seguidas, em 2017 e 2018, pelo Cruzeiro, anos após vencê-la com o Corinthians, em 2009.

Esses três títulos fazem de Mano Menezes o segundo na lista de maiores vencedores da competição, empatado com Dorival Júnior. O maior é Luis Felipe Scolari, com quatro taças (1991, 1994, 1998 e 2012).

Mano Menezes conquistou a Copa do Brasil três vezes, em 2009, 2017 e 2018 - Foto: Icon sport
Mano Menezes conquistou a Copa do Brasil três vezes, em 2009, 2017 e 2018 – Foto: Icon sport

Elementos que fazem o Fluminense ter mais esperança de superar o Juventude, que venceu no jogo de ida, por 3 a 2, e tem um gol de vantagem para a partida de volta. O retrospecto tricolor saindo em desvantagem na Copa do Brasil não é bom: são oito classificações em 19 oportunidades, ou 42,5% de aproveitamento.

Mano apareceu com grande campanha na Copa do Brasil

Mano Menezes encerrou cedo sua carreira de jogador, estudou educação física e apareceu ainda novo para o cenário nacional. Ele começou com trabalhos como auxiliar, depois nas divisões de base e em clubes de menor expressão do Sul do país. Até chamar a atenção na Copa do Brasil, em 2004.

O técnico levou o modesto XV de Novembro-RS, de Campo Bom, às semifinais, e acabou eliminado pelo campeão Santo André. Isso porque, no caminho até lá, o time que eliminou Portuguesa Santista, Americano e Palmas ainda derrubou o Vasco com uma vitória acachapante por 3 a 0 dentro de São Januário.

Mano Menezes levou o XV de Novembro até a semifinal da Copa do Brasil em 2004 - Foto: Gazeta Press
Mano Menezes levou o XV de Novembro até a semifinal da Copa do Brasil em 2004 – Foto: Gazeta Press

No ano seguinte, curiosamente, foi eliminado pelo Fluminense em um de seus primeiros jogos pelo Grêmio. O Flu seria vice-campeão naquela temporada.

Mano ganhou Copa do Brasil no Corinthians e chegou à Seleção

A sequência da carreira de Mano Menezes seria no Grêmio, onde fez grande trabalho para tirar o Imortal da Série B, em 2005, e levar até a final da Libertadores, em 2007. Sem ser demitido, desistiu de renovar contrato e assumiu outro projeto para reerguer um grande: o Corinthians, em 2008.

Mano Menezes assumiu o Corinthians na Série B e levou o clube ao título da Copa do Brasil - Foto: Icon sport
Mano Menezes assumiu o Corinthians na Série B e levou o clube ao título da Copa do Brasil – Foto: Icon sport

Logo na primeira temporada, fez campanha soberba na Série B e levou o Timão à final da Copa do Brasil após seis anos. Mas o vice-campeonato para o Sport ficou entalado na garganta do técnico e dos torcedores.

No ano seguinte, foi à forra e conquistou a competição despachando Athletico, Fluminense e Vasco antes da decisão contra o Internacional, com quem o Corinthians nutria forte rivalidade. Esta foi a sua primeira grande conquista, e, assim, o técnico chegou à Seleção. 

Mano Menezes treinou a Seleção Brasileira entre 2010 e 2012 - Foto: Icon sport
Mano Menezes treinou a Seleção Brasileira entre 2010 e 2012 – Foto: Icon sport

Mano é o primeiro a conquistar bi da Copa do Brasil em sequência

A relação que já era especial entre Mano Menezes e a Copa do Brasil virou um casamento mesmo pelo Cruzeiro. No maior campeão da competição, o técnico se tornou o primeiro a conquistar dois títulos em sequência, em 2017 e 2018.

A primeira conquista pela equipe celeste foi emocionante. Após bater Palmeiras e Grêmio, o Cruzeiro chegou à final contra o Flamengo, então favorito, e se sagrou campeão nos pênaltis. No ano seguinte, deixou Bahia e Palmeiras pelo caminho antes de conquistar o título sobre o Corinthians.

Mano Menezes foi o primeiro técnico a conquistar dois títulos consecutivos da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, pelo Cruzeiro - Foto: Gazeta Press
Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, levanta a taça de campeão da Copa do Brasil 2018, durante a cerimônia de premiação após vitória, por 2 a 1, na segunda partida contra Corinthians, válida pela final da competição. Esse é o sexto título da Raposa na competição.

Foram mais de três anos no que era o trabalho mais longevo de todo o país. Mano chegou à Toca da Raposa em junho de 2016 e ficou até agosto de 2019, quando caiu justamente por conta de uma eliminação para o Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil.

Fluminense deve ter titulares por classificação na Copa do Brasil

O Fluminense quer a classificação na Copa do Brasil, mas no CT Carlos Castilho todos sabem que o principal objetivo, agora, é se livrar da situação incômoda no Campeonato Brasileiro. Mas a sequência de vitórias no Brasileirão trouxe alívio e esperança suficientes para que o Tricolor use titulares nesta quarta-feira (7).

Mano avalia poupar alguns jogadores e fazer opções no elenco, mas deve ter à disposição o que possui de melhor no elenco. Nonato e Cano, que foram desfalques na vitória sobre o Bahia, no último domingo, são dúvidas. 

Além disso, o jogo contra o Vasco, no sábado (10), no Nilton Santos, pode ser uma oportunidade de poupar alguns atletas, já que muitos não gostam de atuar na grama sintética.

Uma vitória simples do Tricolor leva a decisão da vaga aos pênaltis; em caso de triunfo por dois ou mais gols de vantagem, o Fluminense avança diretamente às quartas-de-final.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo