Mano Menezes é o novo técnico da Seleção
O técnico Mano Menezes aceitou o convite do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e é o novo técnico da Seleção Brasileira. Ele informou sua decisão neste sábado pela manhã, em coletiva de imprensa, no Parque São Jorge.
Mano será apresentado oficialmente pela CBF no Rio de Janeiro, na segunda-feira, às 16h. Ele ainda comandará o Corinthians neste domingo, contra o Guarani, pelo Campeonato Brasileiro.
“Não fujo de convites importantes. Em uma trajetória, imaginava terminar na Seleção Brasileira. Foi mais rápido do que eu imaginava. É um motivo de muito orgulho pra mim”, afirmou.
A primeira opção de Ricardo Teixeira era o técnico do Fluminense, Muricy Teixeira, que aceitou também o convite, mas não acertou a saída do clube carioca. Com isso, no final de tarde na sexta, recusou formalmente o cargo. “Me orgulhou muito ser o segundo. Se fui o segundo em uma lista de vários técnico brasileiros, e depois do Muricy que admiro muito, fico orgulhoso”, completou Mano.
“Não interferi em nada, nem pelo Mano nem pelo Muricy. Mais respeito com o presidente [Ricardo Teixeira]. Nâo interfiro em nada, sou presidente do Corinthians, conheço meus limites”, afirmou, irritado, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez.
“É um orgulho termos o nosso técnico escolhido para a Seleção. Não é uma surpresa, Conhecemos a capacidade dele, a liderança que ele exerce e isso nunca foi segredo dentro do Corinthians, a admiração que a diretoria nutre pelo professor Mano”, disse o diretor de Futebol do Corinthians, Mário Gobbi, que esteve ao lado do treinador e de Andrés Sanchez na coletiva.
Luiz Antônio Venker Menezes, de 48 anos, ganhou destaque no cenário nacional nos últimos anos, ao realizar bons trabalhos no Grêmio e Corinthians. Pela equipe gaúcha conquistou a Série B e dois estaduais. Já pelo Timão faturou uma Copa do Brasil, outra Série B e um Campeonato Paulista.
O treinador é formado em Educação Física, casado e tem uma filha. Sua vida no futebol começou como jogador e assumiu a posição de técnico em 1992, nas categorias de base de times gaúchos. Antes de comandar Grêmio e Corinthians, Mano passou por alguns clubes do interior gaúcho (ele é natural de Passo do Sobrado, na região): Guarani de Venâncio Aires, Brasil de Pelotas, 15 de Novembro e Caxias, além do Iraty, do Paraná.