Inacreditável – A Batalha dos Aflitos
No atual cenário modorrento que caracteriza o Campeonato Brasileiro, é sempre bom refletir acerca do que faz do futebol algo mais importante que uma questão de vida ou morte, como sentenciou certa vez Bill Shankly, ex-técnico do Liverpool. Afinal, uma excelente partida de futebol precisa ter ao menos um de dois ingredientes: qualidade ou emoção. Qualidade pode ser técnica ou tática. Já a emoção pode se originar de tradição, rivalidade, do formato de determinados torneios, de situações específicas num jogo ou ainda de aspectos aparentemente sobrenaturais. E é justamente nesta última categoria que se encaixa o jogo Náutico e Grêmio, disputado em 26/11/2005 no estádio dos Aflitos e válido pela última rodada do quadrangular decisivo da série B.
O DVD “Inacreditável – A batalha dos Aflitos” atinge com louvor o objetivo de retratar o épico retorno do Grêmio à primeira divisão. Fruto de valioso levantamento jornalístico, a obra inicia-se com a queda, por si só dramática, da equipe gaúcha à segunda divisão em 2004. A partir deste ponto, combina com maestria a descrição da jornada gremista dentro de campo, jogo a jogo, com testemunhos de torcedores ilustres, com destaque para Luiz Felipe Scolari. Além disso, é possível acompanhar os comentários de jogadores, técnico, dirigentes e jornalistas que participaram ou acompanharam de perto a aventura gremista naquela temporada.
Interessante notar que a Batalha dos Aflitos foi apenas o clímax de uma campanha permeada por altos e baixos, sempre com intensa carga emocional. Foram inúmeras as partidas com gols, feitos e sofridos, nos acréscimos, expulsões, estádio sem torcida, turbulência nos bastidores e crises de confiança. O DVD tem o mérito de resgatar com precisão a trajetória até a partida decisiva de Recife.
E é exatamente a cobertura do épico embate ante o Náutico o ponto alto do DVD, sem sombra de dúvida. A começar pelos bastidores da partida, como o vestiário gremista submetido ao cheiro de tinta, querosene e gasolina ou barulho de sirene e buzina. As cenas do jogo, em que o Náutico perdeu dois pênaltis e o Grêmio conseguiu vencer com seis jogadores em campo, além da intervenção da polícia militar para acalmar os ânimos exaltados, são inesquecíveis. Detalhes como Sandro Goiano cavando um buraco na marca da cal quando do segundo pênalti, também não passam despercebidos. Produção, direção e roteiristas souberam captar com perfeição os momentos memoráveis da partida.
Também chama a atenção a qualidade técnica do filme, algo raro quando falamos de produções nacionais sobre futebol. A narração de rádio utilizada para a partida final agrega ainda mais emoção ao DVD. Por fim, os depoimentos inusitados de torcedores ilustres que acompanharam o jogo em situações distintas e a seção de extras são outros pontos de destaque. Ouvir o adolescente Anderson explicar o que se passou em sua cabeça durante o lance do gol, ajuda a manter viva e esperança em nosso futebol.
Após assistir ao DVD, fica um pouco mais fácil entender por que amamos tanto o futebol. Afinal, em nenhum outro esporte do mundo teríamos uma Batalha dos Aflitos.