Copa do Brasil

Tite repete pior sequência pelo Flamengo, e estreia na Copa do Brasil vira decisão

Flamengo precisa vencer o Amazonas para estrear com o pé direito e dar tranquilidade momentânea ao pressionado Tite

As duas derrotas seguidas não criaram uma crise, mas acenderam um sinal de alerta no ambiente interno do Flamengo. Tite, em entrevista coletiva após perder para o Botafogo por 2 a 0, no último domingo (28), falou em dar passos para trás e revisar conceitos que não estão funcionando. O momento, definitivamente, não é dos melhores.

O treinador, inclusive, vive sua pior sequência pelo Flamengo em números. O jogo contra o Amazonas, que marca a estreia na Copa do Brasil, pode se tornar um ponto de virada para a equipe, mas, se não terminar bem, adicionará combustível a esse fogo baixo.

Tite vive pior série no Flamengo

Para quem não tinha perdido ainda em 2024, os dois resultados negativos, contra Bolívar, pela Libertadores, e Botafogo, no Brasileirão, tiveram um peso diferente para o Flamengo. A equipe já não vinha apresentando seu melhor futebol neste mês, mas conseguia se safar com empates, e até vitórias, que não pareciam merecidas. As derrotas foram uma espécie de choque de realidade.

Os que acompanharam os jogos entenderam que o Flamengo foi derrotado de maneira justa, tanto em La Paz quanto no clássico disputado no Maracanã. O time apresentou as mesmas dificuldades no campo ofensivo e falhou na defesa, onde se considerava o ponto mais forte.

Tite precisará se desdobrar para recolocar o Flamengo no caminho das vitórias (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

A sequência de duas derrotas consecutivas iguala a pior de Tite nessa passagem de sete meses no Flamengo. O outro momento como esse aconteceu logo no início do trabalho, quando o Rubro-Negro caiu para o Grêmio, em Porto Alegre, e diante do Santos, em Brasília, ambos válidos pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, a equipe entrou em campo 26 vezes e sofrido apenas dois tropeços, contra Atlético-MG e São Paulo, antes dos atuais.

Desgaste evoluiu para lesões

A parte física, sem dúvida, tem um grande papel nesse momento de oscilação do Flamengo em 2024. As mudanças promovidas por Tite fizeram com que o time perdesse em entrosamento e ritmo de jogo, diminuindo, assim, o nível técnico de um coletivo de parecia equilibrado nos primeiros três meses do ano. Agora, contudo, a comissão ganhou problemas que rezavam para não terem.

Se o Flamengo realizava o controle de carga a fim de evitar lesões, elas vieram mesmo assim. A primeira foi de Everton Cebolinha, na panturrilha, depois da vitória sobre o São Paulo. Nesta segunda-feira (29), após a derrota para o Botafogo, mais dois titulares tiveram lesões constatadas: Erick Pulgar e Arrascaeta, ainda que tenham sido preservados da viagem para a temida altitude de La Paz. 

Pulgar é baixa certa para o Flamengo contra o Amazonas (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF/Sipa USA) Erick Pulgar – Photo by Icon Sport

Jogo contra o Amazonas ganha tons de obrigação

Se já era importante ter vencido o Botafogo, no último fim de semana, o Flamengo precisa muito do triunfo diante do Amazonas. A estreia na Copa do Brasil aumentou de tamanho diante do momento vivido pelo clube, tanto na parte interna quanto na externa. A cobrança da torcida já começa a fazer barulho e pode começar a vir de dentro dos corredores do Ninho caso o Rubro-Negro não vença de maneira contundente.

A Trivela ouviu de diversas fontes ligadas ao Flamengo que esse é o momento para Tite mostrar serviço e voltar ao caminho das vitórias, diante de um adversário mais fraco, em elenco, com sua torcida presente no Maracanã. Se não entregar, contudo, a pressão pode chegar na mesma proporção.

Esse é o Flamengo: se está tudo bem, está tudo ótimo, agora se as coisas não andarem, fica mais difícil. Tite está ciente disso e tenta preparar o melhor time possível para enfrentar o Amazonas. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (01).

Relembre todas as derrotas* de Tite pelo Flamengo

  • Flamengo 0 x 2 Botafogo – 28/04/2024 – Campeonato Brasileiro
  • Bolívar 2 x 1 Flamengo – 24/04/2024 – Libertadores
  • São Paulo 1 x 0 Flamengo – 06/12/2023 – Campeonato Brasileiro
  • Flamengo 0 x 3 Atlético Mineiro – 29/11/2023 – Campeonato Brasileiro
  • Flamengo 1 x 2 Santos – 01/11/2023 – Campeonato Brasileiro
  • Grêmio 3 x 2 Flamengo – 25/10/2023 – Campeonato Brasileiro

*Em itálico, as derrotas que aconteceram de maneira consecutiva

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo