Copa do Brasil

Copa do Brasil: mando de campo não faz tanta diferença quanto você pensa

Sempre que a Copa do Brasil faz seus sorteios, a discussão aparece: afinal, mando de campo faz ou não diferença? Trivela fez esse levantamento

Um sorteio na sede da CBF nesta segunda-feira (17) definiu os mandos de campo dos confrontos da semifinal da Copa do Brasil. De um lado, o São Paulo decide em casa a vaga na final em dois clássicos contra o Corinthians. Na outra chave, o Flamengo fará o segundo jogo da decisão diante do Grêmio no Rio de Janeiro.

Pode até parecer que o sorteio “favoreceu” o Tricolor paulista e o Rubro-Negro carioca nos duelos pela semifinal. Muita gente irá dizer que São Paulo e Flamengo têm larga vantagem sobre os rivais por fazer o duelo decisivo dentro de seus domínios, seja no Morumbi ou no Maracanã.

Mas decidir a vaga em casa não faz tanta diferença quanto você pensa. Ao menos, nas fases decisivas da Copa do Brasil.

Semifinal da Copa do Brasil

  • Jogos de ida:
    Corinthians x São Paulo
    Grêmio x Flamengo
  • Jogos da volta:
    São Paulo x Corinthians
    Flamengo x São Paulo

A Trivela fez um levantamento de todos os 102 confrontos de semifinais e finais nas 34 edições da Copa do Brasil até aqui. Ao todo, são 68 duelos de semifinal e, claro, 34 enfrentamentos que decidiram a taça da competição.

Os números mostram que, de fato, não faz tanta diferença assim decidir a vaga ou o título dentro de casa.

 

Decidir em casa faz diferença?

Sim, mas não muito. Em 102 confrontos de semifinais e finais, o time que fez o segundo jogo em casa avançou ou ficou com o título 57 vezes – ou seja: em 55,8% dos casos. Nas outras 45 decisões, a equipe que atuou fora de casa saiu com a classificação ou foi campeã – 44,2% delas.

102 confrontos de semifinal/final

  • Classificações/títulos do time que fez o segundo jogo em casa: 57
  • Classificações/títulos do time que decidiu a vaga fora de casa: 45

E na semifinal?

Os números mudam um pouco, se levados em conta apenas os 68 confrontos de semifinal da história da Copa do Brasil. Neste recorte, decidir a vaga em casa tem um peso levemente maior. O time que foi o mandante do segundo jogo avançou para a final em 41 oportunidades – cerca de 60%. Em outras 27 oportunidades, a equipe que fez a partida da volta fora se classificou. Ou seja: em cerca de 40% dos casos.

68 confrontos de semifinal

  • Classificações/títulos do time que fez o segundo jogo em casa: 41
  • Classificações/títulos do time que decidiu a vaga fora de casa: 27

Número nas finais surpreende

As finais comprovam que fazer o segundo jogo em casa é uma vantagem superestimada. Aliás, nos confrontos que valem taça, ser o mandante da partida de volta, inclusive, é uma pequena desvantagem.

Das 34 finais disputadas até agora, o time que fez o segundo jogo fora de casa foi campeão 18 vezes. Nas outras 16 decisões, a equipe mandante da grande decisão foi campeã.

34 confrontos de final

  • Classificações/títulos do time que fez o segundo jogo em casa: 16
  • Classificações/títulos do time que decidiu a vaga fora de casa: 18

Mas atenção: o fator casa pesa (obviamente)

A matemática nos ensina que a ordem dos fatores não altera o produto. E isso se aplica na Copa do Brasil. Independentemente da ordem dos mandos de campo, as partidas em casa fazem diferença na hora de garantir a classificação ou levantar o título.

Prova disso é que a maioria das 45 equipes que garantiram a vaga na final ou foram campeãs jogando fora de casa construiu vantagem no jogo de ida. Em apenas 14 oportunidades – um pouco menos de um terço –, os times conseguiram fazer resultado como visitantes na partida da volta.

Nas 34 finais até aqui, apenas cinco times foram campeões fora de casa, após não conseguirem construir vantagem jogando em casa a primeira partida.

Quando vão acontecer os jogos das semifinais da Copa do Brasil?

  • 25 e 26 de julho (jogos de ida da semifinal)
  • 16 de agosto (jogos de volta da semifinal)

Jogos de ida

  • Corinthians x São Paulo (25 de julho)
  • Grêmio x Flamengo (26 de julho)

Jogos de volta

  • São Paulo x Corinthians (16 de agosto)
  • Flamengo x Grêmio (16 de agosto)

Corinthians x São Paulo

Como o São Paulo se classificou para as semifinais?

O jogo entre rivais paulistas acontecerá após o Tricolor eliminar outro rival do estado, o Palmeiras, no meio da última semana, vencendo o adversário por 2 a 1 em pleno Allianz Parque. O Tricolor já havia batido o rival no Morumbi.

O duelo foi o mais quente entre os que aconteceram nas quartas de final da Copa do Brasil, muito pelo fator extracampo. Na edição de 2022 da competição, São Paulo e Palmeiras também se enfrentaram e o Tricolor também levou a melhor. À época, palmeirenses reclamaram muito da atuação da equipe de arbitragem no duelo de volta.

As reclamações, inclusive, fizeram parte de uma carta que o Verdão enviou à CBF pouco antes do jogo de ida deste ano. Nela, destacava que a entidade ainda não havia se desculpado pelos erros que, segundo a cúpula palmeirense, foram cruciais para a eliminação no ano passado.

Dentro de campo, no entanto, o que se viu foi um São Paulo muito melhor e mais disposto a ganhar. Enquanto isso, o Palmeiras apresentou um futebol pobre e pouco objetivo. A eliminação acendeu luz vermelha no Alviverde, que vive sua pior fase sob o comando de Abel Ferreira. Já ao Tricolor, a classificação rendeu o momento de maior positividade na temporada.

Como o Corinthians se classificou para as semifinais?

Já o Timão conseguiu à classificação às semis de forma mais sofrida: o alvinegro eliminou o América-MG nos pênaltis após vitória por 3 a 2 no tempo normal. A partida de volta marcou a estreia de Matías Rojas, principal reforço do Corinthians para a temporada. Em jogo eletrizante, os paulistas conseguiram manter a boa fase atual, com 4 vitórias nos últimos 4 jogos.

O Corinthians havia perdido o primeiro jogo, em Minas Gerais por 1 a 0. Como não há mais a regra do gol fora de casa, o América acabou não tendo vantagem pela vitória sem sofrer gols.

Grêmio x Flamengo

A outra semifinal coloca frente a frente dois dos maiores detentores de títulos da Copa do Brasil. O Grêmio já venceu a Copa do Brasil em 5 oportunidades diferentes, enquanto o Flamengo, seu rival, venceu a competição 4 vezes, sendo a última em 2022.

Como o Grêmio se classificou para as semifinais?

O Tricolor gaúcho fez um duelo extremamente equilibrado contra o Bahia. Os dois jogos entre as equipes terminaram com placar de 1 a 1, o que obrigou a decisão nos pênaltis. Foi então que o goleiro Gabriel Grando  sobressaiu e, pegando duas penalidades, classificou o Grêmio.

Destaque no jogo de volta para as adversidade climáticas que marcaram a partida. O jogo quase chegou a ser adiado, uma vez que intensas chuvas castigaram Porto Alegre na última semana e deixaram o gramado totalmente sem condições de receber o duelo por muito tempo, atrasando a entrada dos times em uma hora.

Como o Flamengo se classificou para as semifinais?

O Mengão esteve diante de um velho conhecido na competição: pela quinta vez, enfrentou o Athletico Paranaense. O duelo entre os clubes, muito pelas tantas vezes que tem se enfrentado em mata-mata, teve clima tenso tanto na ida quanto na volta.

O Furacão até saiu na frente no jogo de ida, mas tomou a virada com gol de pênalti de Pedro e um golaço de Bruno Henrique, que voltava de lesão. Na volta, no Paraná, 2 a 0 para o Mengo em jogo que terminou com dois expulsos, um de cada lado, após princípio de confusão nos minutos finais.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo