Atlético-MG x São Paulo: como está o gramado da Arena MRV para o duelo da Copa do Brasil
Gramado da casa do Atlético é um dos principais personagens da partida
Atlético-MG e São Paulo fazem nesta quinta-feira (12) a decisão de um dos semifinalistas da Copa do Brasil. Mesmo com o tamanho do jogo e vários destaques dos dois lados, um dos personagens centrais da partida vai ser o sempre criticado gramado da Arena MRV.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
A partida decisiva teve chance de não acontecer na Arena, justamente por conta do gramado. Mas, depois de uma visita de alguns membros do Atlético, a decisão do jogo acontecer na casa do clube foi tomada na última semana.
A informação inicial do Atlético é de que alguns jogadores iriam até a Arena para avaliar, mas isso não ocorreu. Na sequência, o clube afirmou que, a comissão que foi ao estádio repassou os detalhes aos jogadores, mas, segundo Paulinho, isso também não aconteceu, pelo menos com ele.
— Eu não recebi nenhum feedback, mas acredito que a Arena teve o tempo necessário para recuperar o gramado. Independente disso, temos que chegar e fazer acontecer, nos classificar — destacou o camisa 10
Apesar da escolha pela Arena e o tempo sem jogos para tratar o campo, pelo menos visualmente, o gramado da Arena MRV não segue bom. Parece melhor do que na última semana, mas ainda longe do ideal. Confira a visão geral.
Trabalho intenso para resolver o problema
O gramado foi 60% trocado há cerca de um mês, mas ficou ainda pior e recebeu mais reclamações dos jogadores. Não à toa, o Galo chegou a mandar o jogo contra o Fluminense no Mineirão, visando preservar e cuidar melhor do campo.
Diante disso, faz três semanas que a bola não rola na Arena MRV. Durante esse período, o Atlético se desdobrou para tentar entregar um campo de melhor qualidade. Em entrevista à Trivela, um especialista em gramados afirmou que é possível fazer troca e manutenção de ótima qualidade entre 10 e 15 dias.
O gramado da Arena MRV passa por manejos convencionais e operações especiais, utilizando todos os recursos disponíveis, sem medição de esforços — afirmou o clube.
As etapas envolvem corte, adubação, descompactação, uso de iluminação artificial, controle de umidade e trocas em locais selecionados, como é possível identificar na imagem abaixo, feita nesta quarta-feira (11).
O trabalho final é de nivelamento do gramado e do top dressing, que consiste em jogar camadas finas de areia sobre o gramado para corrigir imperfeições.
Gramado da Arena MRV segue, visualmente, ruim
Mesmo assim, o lado do gramado que foi trocado continua visivelmente feio. Ele será pintado — como é comum acontecer, até por conta das marcações e do estilo de design do campo —, e deve ficar mais apresentável para o jogo.
Mas, o que importa mesmo é a qualidade e como a bola vai rolar. Se estará em boas condições para o jogo, só seria possível confirmar com quem vai utilizá-lo, ou seja, os próprios jogadores.
Atlético pode deixar Arena MRV de novo
Por conta do gramado, o Atlético estuda realizar mais um jogo fora da Arena MRV na intenção de preservar e cuidar do seu campo, informou a Itatiaia. A partida em questão é no próximo dia 22, contra o Red Bull Bragantino.
Esse jogo é o próximo do Galo como mandante depois desse do São Paulo, e antecede o importante duelo de volta das quartas da Libertadores contra o Fluminense, que o Atlético deseja que seja na Arena MRV.
Por isso essa mudança contra o Bragantino ocorreria. A questão é que o duelo aconteceria no Independência, pois o Mineirão estará com um evento no mesmo fim de semana e não terá condição de receber o jogo do Galo.