Brasil

Casemiro não entra em lista de dispensa do United; ainda há chance de voltar ao Brasil?

Volante tem mais dois anos de contrato com o Manchester United e vê futuro indefinido para a próxima temporada

O Manchester United divulgou nesta quinta-feira (6) uma longa lista de dispensas para a próxima temporada. O clube enviou à Premier League uma relação de seis nomes que não fazem parte dos planos para 2024/25. E entre eles, não está o de Casemiro.

O volante tem mais dois anos de contrato com os Red Devils e segue no elenco após a conquista da FA Cup sobre o rival Manchester City, no final de maio. Mas o futuro do jogador de 32 anos ainda tem o status de indefinido.

Nos últimos meses, muitos boatos circularam na imprensa inglesa apontando para uma possível saída de Casemiro ao fim da temporada. Em meio às notícias, não confirmadas até o momento, também cresceu a empolgação da torcida do São Paulo com um possível retorno do made in Cotia.

No entanto, é bom que os ânimos são-paulinos sejam controlados. Em meio ao futuro indefinido, há uma certeza: Casemiro não vai retornar ao futebol brasileiro. 

Casemiro descarta volta ao Brasil a qualquer clube, inclusive o São Paulo

Sempre que o assunto é o futuro de Casemiro, a possibilidade do volante retornar ao Brasil para defender o São Paulo entra em pauta. O volante fez toda a categoria de base em Cotia e defendeu o time profissional do Tricolor entre 2010 e 2013, sendo campeão da Copinha e da Copa Sul-Americana.

Mas o que a Trivela ouviu, de forma veemente, é que esta é uma alternativa que sequer passa por sua cabeça. Aos 32 anos, o jogador não pensa em voltar ao Brasil até o fim da carreira.

Um retorno ao futebol brasileiro seria a única opção que ele sequer analisaria, embora não falte carinho ao clube que o revelou.

A estrutura do esporte no país faz com que Arábia Saudita e Estados Unidos sejam destinos mais prováveis além da Europa.

Clubes sauditas, inclusive, já fizeram propostas pelo volante em janelas passadas. No momento atual, porém, não há qualquer oferta ou sondagem pelo jogador.

Lucas Moura e Casemiro pelo São Paulo, em 2012 (Foto: IMAGO / Fotoarena)
Lucas Moura e Casemiro pelo São Paulo, em 2012 (Foto: IMAGO / Fotoarena)

Permanência no United tampouco está garantida

Conforme apurado pela Trivela, a diretoria do Manchester United ainda não procurou Casemiro para falar sobre o futuro. O volante, portanto, ainda não foi avisado se faz parte dos planos, nem se está liberado para procurar um novo clube.

O estafe do atleta, aliás, entende que esta conversa só ocorrerá caso o clube deseje a sua saída. Como o jogador tem mais dois anos de contrato, o silêncio é interpretado como sinal de permanência.

Mas o futuro de Casemiro ainda é incerto porque o próprio United passa por mudanças internas que geram indefinições ainda maiores.

A permanência do brasileiro para 2024/25 passa diretamente pelas decisões que serão tomadas por sir Jim Ratcliffe, bilionário que comprou 25% das ações e assumiu a gestão do futebol do clube. A começar pela definição de quem será o treinador para a próxima temporada.

A nova diretoria ainda debate internamente e faz avaliações para definir se Erik Ten Hag segue (ou não) no clube para a próxima temporada. Caberá ao holandês ou ao futuro técnico tomar a decisão sobre contar com Casemiro no elenco.

Vale lembrar que o brasileiro terminou a temporada não relacionado por Ten Hag para a final da FA Cup, vencida de forma surpreendente pelo United contra o Manchester City. O clube alegou um problema físico na preparação do jogo.

Além disso, o volante e seu estafe aguardam as definições sobre qual será a política de contratações e gestão de elenco do clube a partir da mudança no comando. Ao mesmo tempo em que prometeu injetar 237 milhões de libras no futebol, Ratcliffe iniciou algumas profundas reformulações para cortar gastos no clube.

O bilionário também já definiu algumas mudanças na diretoria de futebol para a próxima temporada. O novo CEO será Omar Berrada, ex-executivo do rival Manchester City. Dan Ashworth, por sua vez, já informou ao Newcastle que ocupará o cargo de diretor esportivo dos Red Devils.

Casemiro não fez temporada regular pelo United (Foto: Icon Sport)

 

A temporada de Casemiro

Após ser um dos destaques do Manchester United em 2022/23, Casemiro viveu uma segunda temporada de altos e baixos pelo clube. O volante sofreu com uma lesão muscular entre o final do ano passado e o início de 2024.

Mesmo assim, não deixou de ter sua importância no elenco de Ten Hag. Ele chegou a atuar como zagueiro em um momento de necessidade, quando o clube chegou a ficar somente com um defensor disponível no elenco principal.

Tanto que o brasileiro só ficou duas vezes no banco de reservas do holandês em toda a temporada. E só não foi utilizado em uma oportunidade que estava à disposição.

Números de Casemiro

  • 32 jogos – 31 como titular
  • 5 gols
  • 3 assistências

Os dispensados do United

Nesta quinta, o United oficializou algumas saídas que já eram conhecidas. Campeão do mundo pela França em 2018, o zagueiro Raphael Varane já despediu do clube após três temporadas. O mesmo vale para o atacante Anthony Martial.

A lista de saídas

  • Anthony Martial (atacante)
  • Brandon Willians (lateral)
  • Charlie McNeill (atacante)
  • Marcus Lawrence (lateral)
  • Kie Plumley (goleiro)
  • Raphael Varane (zagueiro)

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Diogo Magri

Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da Trivela desde 2024. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja, fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN e também estive na coordenação da PL Brasil.
Botão Voltar ao topo