Inglaterra

Faxina geral: confira os nomes que devem deixar o Manchester United na próxima janela

Após temporada desastrosa, Red Devils preparam barca de dispensa com aval de novo dono

Mesmo finalista da Copa da Inglaterra, o Manchester United sabe que falhou na temporada. Independente do resultado do jogo contra o Manchester City neste sábado (25), os Red Devils foram a grande decepção do futebol inglês em 2023/24. Após um bom primeiro ano com Erik ten Hag no comando, esperava-se que o time subisse um degrau e lutasse pelos títulos em disputa. Não foi o que aconteceu. Eliminado na fase de grupos da Champions League, o United amargou um oitavo lugar na Premier League — sua pior colocação no torneio desde 1990.

Derrotas acachapantes, eliminações vexatórias e involução do time. O Manchester United abusou da boa vontade de seu torcedor na temporada, e muitos pagarão o preço após a decisão em Wembley. A faxina no elenco é algo certo. Sir Jim Ratcliffe, dono de 25{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} das ações dos Red Devils e homem forte do futebol da equipe, não está nada satisfeito e já trabalha para reverter tal quadro.

Muitos jogadores do atual elenco devem se despedir na próxima janela de transferências, que se abre em meados de junho. Dito isso, a Trivela montou uma lista e elencou os nomes que caminham para deixar Old Trafford em breve.

Erik Ten Hag

Nem mesmo um possível título sobre o Manchester City manteria Erik Ten Hag no comando do United. Após a final da Copa da Inglaterra, o treinador holandês deve ser desligado do cargo. A informação é do jornal britânico The Guardian, que aponta a patética campanha do clube na Premier League como o principal motivo da decisão. Thomas Tuchel, Mauricio Pochettino e Kieran McKenna são os principais nomes cotados para assumir os Red Devils. Os dois primeiros acabaram de perder seus empregos em Bayern de Munique e Chelsea, respectivamente, enquanto o terceiro levou o Ipswich Town ao acesso da Premier League.

Raphaël Varane

Varane é outro que já tem sua saída confirmada. No último dia 14 de maio, o zagueiro francês anunciou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que deixará o Manchester United ao término da temporada. O contrato do defensor termina em junho e não será renovado. Multicampeão pelo Real Madrid, Varane chegou aos Red Devils com status de titular absoluto e candidato a ídolo do clube. Mas a verdade é que nunca conseguiu engrenar na equipe inglesa. Alternou entre bons e maus momentos, e sofreu com uma série de lesões durante sua trajetória em Old Trafford.

Anthony Martial

Contratado a peso de ouro em 2015, junto ao Monaco, Anthony Martial fez boa primeira temporada pelo Manchester United. Marcou 17 gols e distribuiu oito assistências em 49 jogos. Com o passar dos anos, abusou da oscilação, e em nenhum momento atingiu o nível esperado. Em 2023/24, o atacante francês entrou em rota de colisão com Erik Ten Hag, disputou apenas 19 jogos e, de quebra, sofreu grave lesão na virilha. Martial, que não atua desde dezembro de 2023, tem contrato até junho e, ao que tudo indica, também deixará os Red Devils.

Casemiro

Ídolo do Real Madrid, Casemiro decidiu deixar o clube merengue após anos gloriosos na capital espanhola. Em agosto de 2022, se juntou ao Manchester United e iniciou sua trajetória no futebol inglês. Depois de uma primeira temporada regular nos Red Devils, o volante brasileiro viveu um verdadeiro filme de terror em 2023/24. Casemiro caiu vertiginosamente de produção, passou a acumular falhas e virou um dos alvos preferidos da torcida e imprensa local.

O jogador de 32 anos, que ficou fora da convocação de Dorival Júnior para Copa América 2024, não tem presença garantida em Old Trafford na próxima temporada. Caso receba uma boa proposta, o United não irá se opor à saída do camisa 18. Recentemente, o jornal The Telegraph afirmou que equipes sauditas estão atentas à situação do ex-madridista.

Antony

Um dos maiores ‘flops’ da história do Manchester United. Em agosto de 2022, Antony foi comprado por quase 100 milhões de euros e, desde então, sequer chegou perto de corresponder às expectativas. São apenas 11 gols e cinco assistências em 82 jogos pelos Red Devils. Irregular em campo e pivô de polêmicas fora dele, o atacante brasileiro pode se despedir do clube inglês num futuro próximo, mas por um valor muito aquém da bagatela que o United depositou na conta do Ajax.

Sofyan Amrabat

Destaque do Marrocos na Copa do Mundo 2022, Amrabat despertou o interesse do Manchester United após o excelente desempenho no Catar. De imediato, o volante gostou da ideia de se transferir para os Red Devils e ajudou o clube inglês nas rodadas de negociação junto à Fiorentina. A equipe italiana topou cedê-lo por empréstimo, porém, o camisa 4 não conseguiu engrenar em Old Trafford. Apesar da melhora nesta reta final de temporada, o marroquino não deve ter a opção de compra ativada. No cenário atual, um retorno à Viola parece o caminho mais provável.

Jonny Evans

Evans serviu como uma espécie de ‘zagueiro bombeiro’ na temporada do Manchester United. O veterano de 36 anos, que já havia atuado no clube entre 2006 e 2015, foi contratado em julho de 2023, sem custos, para aumentar as opções defensivas de Ten Hag. Em virtude da crise de lesões que assolou o miolo de zaga dos Red Devils, o norte-irlandês acabou sendo utilizado mais do que o esperado. Comprometeu em alguns momentos, mas cumpriu bem seu papel. Com contrato perto do fim, Evans não ficará para 2024/25.

Outros nomes que não estão garantidos no 2024/25 do United

  • Aaron Wan-Bissaka — contrato até junho de 2025
  • Christian Eriksen — contrato até junho de 2025
  • Victor Lindelöf — contrato até junho de 2025
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo