Inglaterra

Torcedor e ‘mais promissor da Inglaterra’: um raio-x do provável substituto de Ten Hag no United

Kieran McKenna tem apenas 38 anos, mas em 2, tirou o Ipswich da terceira divisão e conduziu a equipe para a Premier League

Em uma Premier League com técnicos do nível de Pep Guardiola, Mikel Arteta e Jürgen Klopp, um nome praticamente da casa é quem vem chamando a atenção dos britânicos. Ainda com 38 anos, Kieran McKenna, treinador do Ipswich Town, é a sensação no país, e já vem sendo alvo de grandes potências da Premier League após levar o seu time para a elite do futebol inglês.

Apesar dos interesses de Brighton e Chelsea no treinador, é o Manchester United que aparentemente deve ficar com o prodígio técnico, que apesar de nascido em Londres, foi criado na Irlanda do Norte. Segundo o site The Athletic, membros da diretoria dos Red Devils entraram em contato com representantes do treinador, e podem investir nele, já que Erik Ten Hag, vindo de uma campanha ruim na temporada, deve ser demitido, conforme divulgado pelo The Guardian.

Quem é Kieran McKenna?

Criado em Fernanagh, um distrito norte irlandês habitado por 63 mil pessoas, McKenna começou sua carreira de jogador no seu país de origem. Aos 16 anos, ele se transferiu para as categorias de base do Tottenham, tendo inclusive se destacado a ponto de jogar como meio-campista pelos times sub-19 e sub-21 da Irlanda do Norte. Porém, sua carreira foi precocemente interrompida em 2009, quando ele tinha 22 anos, por conta de uma lesão crônica no quadril.

Sem ter conseguido fazer um jogo sequer em times profissionais, ele rapidamente focou na carreira de treinador, e após estudar ciência do esporte, trabalhou na comissão técnica de times jovens de Tottenham, Leicester, Nottingham e do Vancouver Whitecaps.

Kieran McKenna conduziu o Ipswich da terceira divisão à Premier League (Icon Sport)

United desde criança

De volta aos Spurs, ele assumiu o sub-18 do clube em 2015, e um ano depois, foi realizar o seu sonho de infância. Torcedor desde criança do Manchester United, McKenna foi contratado para a equipe sub-18 dos Red Devils, e pouco tempo depois, se tornou auxiliar técnico de José Mourinho, em 2018, ao lado de Michael Carrick.

O bom trabalho apresentado por ambos fizeram com que eles fossem mantidos no Manchester United por Ole Gunnar Solskjær e também Ralf Rangnick. Mas em dezembro de 2021, o norte irlandês, aos 35 anos, resolveu deixar seu time do coração para o primeiro trabalho como técnico em um time profissional.

McKenna foi auxiliar técnico de Solskjaer no United (Icon Sport)

Impacto dentro e fora de campo no Ipswich

Seu impacto no Ipswich foi imediato, com 7 vitórias em 10 jogos. Mesmo assim, o time não conseguiu deixar a League One, a terceira divisão da Inglaterra. O acesso veio na temporada seguinte. Com mais tempo para trabalhar, McKenna comandou o time vice-campeão da League One em 2022/2023.

E já em seu primeiro ano na Championship, outro acesso. Mesmo contra os favoritos Leicester, Leeds e Southampton, o Ipswich fez uma consistente campanha. Tendo o cantor Ed Sheeran, torcedor fanático, nas arquibancadas, a equipe ficou com a segunda colocação do torneio, voltando à Premier League após 12 anos.

Ao longo desses 2 anos e meio no comando do time inglês, McKenna criou um ambiente excelente não só em campo, mas em todo o clube. Ao chegar, ele fez com que o elenco treinasse em um gramado mais próximo do restante da estrutura do Ipswich, criando uma conexão maior entre atletas e funcionários. Além disso, seus jogadores elogiam a forma eficiente como ele explica as táticas que deseja implementar, o que facilita o entendimento dos jogadores para colocá-los em prática dentro de campo – impressão completamente oposta da deixada por Ten Hag no United.

Estilo ofensivo chama a atenção

O estilo de jogo é bastante vertical, mas com bola no chão. A construção das jogadas começa na defesa, mas bem organizado, o time trabalha para abrir brechas nas defesas adversárias e chegar ao ataque com rapidez e espaço.

– McKenna é sem dúvidas o técnico jovem mais promissor da Inglaterra por sua habilidade para vencer partidas com um estilo de jogo que levanta os torcedores das cadeiras – afirmou Nancy Froston, repórter do The Athletic.

Seu trabalho é tão bom que mesmo tão jovem, ele tem números impressionantes mesmo quando comparados a técnicos da Premier League, onde certamente estará comandado algum time.

Números são de técnicos de primeira linha

Desde o começo da última temporada, McKenna foi o técnico que mais conseguiu pontos no futebol inglês. Ao todo foram 179 em 84 jogos. Pep Guardiola, o melhor colocado entre os técnicos da Premier League, é o quarto na lista geral, com 152 pontos em 66 partidas. Em média de pontos, McKenna fica na terceira posição no geral, atrás do treinador catalão e de Mikel Arteta, do Arsenal, mas à frente de Klopp, quarto colocado.

Com carisma, união e um futebol bem jogado, McKenna se tornou o novo queridinho entre técnicos do futebol inglês. Em um mercado de técnicos bastante movimentado nesta Premier League, parece certo que o treinador não comandará o Ipswich em seu retorno à elite. Com Ten Hag praticamente descartado do United, ele poderá ter a oportunidade de colocar nos trilhos o clube de seus amores, mesmo sendo muito jovem, mas tendo um conhecimento interno sobre as estruturas dos Red Devils.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo