Os capítulos que deixaram Gabigol com um pé fora do Flamengo
Atacante vive longa novela por renovação, que parece cada vez mais distante por polêmicas, rusgas e falta de oportunidades
O assunto renovação de Gabigol voltou a ganhar força ao longo da última semana. Mesmo na ausência de Pedro, que rompeu os ligamentos do joelho e não joga mais em 2024, o atacante não consegue ter sequência no time titular. Estar atrás de Carlinhos na rotação acendeu sinal de alerta por saída em definitivo.
Nem o rubro-negro mais otimista acredita em uma permanência. Uma negociação arrastada, que caminhava para final feliz, mas teve diversas reviravoltas que arranharam um pouco da relação entre clube, atleta e torcida. Landim, presidente do Flamengo, explicou as condições para o negócio.
— Estamos dispostos a fazer essa aposta, o que é difícil. Tendo o comportamento que teve em 23 e em parte de 2024, (difícil) que a gente faça uma proposta de quatro anos nos valores que estão solicitados neste processo negocial com o empresário dele. A proposta está na mesa, mas hoje o processo é totalmente controlado por ele. Já tem menos de seis meses para final de contrato, pode assinar pré-contrato com outro clube se quiser — analisou, em entrevista à TNT Sports.
Para entender melhor todo o imbróglio, a Trivela preparou uma espécie de linha do tempo da renovação contratual envolvendo Flamengo e Gabigol.
Primeiros passos caminham para o final feliz
A semente da permanência com um novo vínculo foi plantada em novembro de 2022, logo após Gabigol decidir sua segunda Libertadores em favor do Flamengo. Cientes do interesse mútuo, as partes levaram o assunto em banho-maria, até começarem a negociar em julho do ano seguinte, em definitivo.
A boa relação entre departamento de futebol do Flamengo e estafe de Gabigol fez com que o negócio avançasse rapidamente, chegando ao ponto mais alto em outubro, quando o clube encaminhou a renovação de contrato. A rapidez mostrava o quanto as partes queriam um final feliz.
O esforço de Braz, Landim e Gabigol culminou num contrato de cinco anos, que deixaria o atacante no Ninho do Urubu por uma década. O jogador também receberia um aumento salarial. Faltava só assinar. As partes comemoravam o acerto e o marketing já tinha a mensagem da renovação preparada. A questão é que o acordo nunca aconteceu.
Flamengo congela negociação
Dois meses depois, o primeiro baque nas tratativas. Ao apresentar as condições do novo contrato, entre bonificações, metas e tempo de vínculo, o departamento de futebol encontrou resistência do financeiro. O embate entre Ninho do Urubu e Gávea começou a partir daí.
Enquanto Braz, Spindel e companhia viam Gabigol como essencial, mesmo com o desempenho abaixo do esperado em 2023, nomes da alta cúpula da diretoria viam o negócio como inviável. Na opinião dessas figuras, o Flamengo estaria recomprando o atacante, algo que poderia complicar as finanças do clube a longo prazo. As luvas do contrato, por exemplo, estavam na casa dos R$ 47 milhões.
Gabigol também vivia um momento complicado no Flamengo, perdendo espaço com Tite após atuar como titular em boa parte da passagem de Sampaoli pelo Ninho do Urubu. Ao todo, ele disputou 58 jogos pelo clube em 2023, somando 20 gols e quatro assistências — seus piores números com a camisa rubro-negra.
Polêmicas minam relação
Se a renovação passou a depender exclusivamente do bom futebol em 2024, a temporada começou bastante conturbada para Gabigol. Ainda em dezembro, o centroavante foi denunciado por tentativa de fraude em exame antidoping, mas pôde seguir trabalhando normalmente com o restante do elenco, antes do julgamento.
O baque foi ainda maior com o resultado. Gabigol foi condenado por dois anos de suspensão, em pleito bastante acirrado. Tal decisão o impediu de entrar em campo por mais de um mês e gerou uma comoção grande entre os rubro-negros, que apoiaram o atacante durante o período de dificuldades. O efeito suspensivo foi muito celebrado, dentro e fora do clube.
Como o centroavante conseguiu o apoio jurídico na Corte Arbitral do Esporte (CAS), o Flamengo optou por aguardar os desdobramentos, como explicitado por Marcos Braz, vice de futebol.
— Por razões óbvias, vamos tratar isso (possível renovação) depois do julgamento que vai ser no dia 7. Então, assim, o Gabriel é do Flamengo, tem contrato até o final do ano. Numa situação normal, já deveria e estaria com contrato renovado. Não foi possível por uma série de motivos. Mas acredito que, depois da sexta-feira, com calma e tranquilidade, vamos analisar quais são os próximos passos — explicou.
Pouco tempo depois de ser liberado para voltar às atividades, Gabriel se envolveu em outra polêmica, que causou mais uma crise com os rubro-negros. Em maio deste ano, o atacante foi flagrado usando a camisa do Corinthians, um dos clubes interessados na sua contratação.
Não pegou bem, tanto que a diretoria tirou o número 10 das costas do jogador, fato que jamais tinha acontecido na história do Flamengo.
De lá para cá, a relação com a torcida está estremecida. Enquanto muitos conseguiram preservar o carinho, outros já não querem mais ver Gabigol com a camisa do Flamengo, mesmo se o nível dentro de campo aumentar.
Gabigol recusa proposta, e empresário detona o Flamengo
As polêmicas não impediram o Rubro-Negro de realizar uma nova oferta para renovar com Gabigol. A proposta, enviada após o adiamento do julgamento na CAS, envolvia um aumento salarial significativo, as custas da diminuição no tempo do contrato para apenas uma temporada.
A reviravolta gerou desconforto com Júnior Pedroso, estafe do atacante, que afirmou já ter um acordo bem encaminhado com o clube.
— Em meados de outubro de 2023, a gente sela o acordo. Marcos e Bruno nos ligam e nos parabenizam pela extensão por mais cinco anos de contrato. Isso também aconteceu com os pais do Gabriel, que moram em Santos. E aconteceu com o próprio Gabriel no CT, onde recebeu um aperto de mão com os parabéns pela renovação dos cinco anos de contrato nos termos que foram construídos durante um ano e três meses — detalhou.
Esse foi só mais um estopim para os problemas na relação entre as partes.
Livre para assinar com quem quiser
A partir do início de julho, Gabigol entrou nos seis últimos meses do seu contrato, ou seja, poderia assinar um vínculo prévio com o clube que desejasse. Por enquanto, o único que apresentou, de fato, uma proposta foi o Palmeiras. Apesar disso, o Verdão já parece ter recuado nas negociações. A Trivela apurou que Corinthians e Bahia também estão na briga.
Como não recebeu nenhuma proposta vantajosa, Gabigol se manteve focado no dia a dia do Flamengo para tentar novas cartadas visando a renovação. Não adiantou muito. Depois disso, ele reiterou que gostaria de permanecer no Rubro-Negro.
— Tenho contrato com o Flamengo até dezembro, como todos sabem. Vou ficar até dezembro, e aí temos tempo para conversar sobre isso com o Flamengo e outros times. Isso está em aberto, mas é mais com meu pai e meu empresário. Meu foco mesmo é poder jogar, criar ritmo de jogo novamente, quem sabe ter uma sequência, é o que eu venho buscando, para ajudar o Flamengo — disse.
Como está a renovação de Gabigol atualmente?
Como o próprio Landim explicitou, Flamengo e Gabigol vivem um impasse que se arrasta por alguns meses. A diretoria entende que pode até renovar, mas por um tempo curto, enquanto o estafe do atacante almeja condições semelhantes às oferecidas pelo clube em 2023.
O clima já parece ser de despedida. Cada vez mais isolado no dia a dia do Flamengo, Gabigol não apresenta motivação, mas também não recebe as oportunidades necessárias para se manter em ritmo de jogo.
Desde a lesão de Pedro, ele esteve em campo por apenas 38 minutos, mesmo sendo o principal centroavante de ofício do elenco.
— Poderá ter hipótese de renovação de contrato. Não é impossível, mas, infelizmente, hoje é pouco provável — disse Marcos Braz, na zona mista do Maracanã.
A menos que uma grande reviravolta aconteça, Gabigol e Flamengo encerrarão sua relação em dezembro.
Veja todas as fases do processo de renovação, no detalhe
- Início do interesse na renovação – Novembro de 2022
- Primeiras conversas caminham bem – Julho de 2023
- Negociações avançam, acordo por assinar – Outubro de 2023
- Flamengo congela processo de renovação – Dezembro de 2023
- Atacante é acusado de fraude em exame antidoping – Dezembro de 2023
- Condenação por dois anos – Março de 2024
- Gabriel é flagrado com camisa do Corinthians – Maio de 2024
- Renovação espera resultado do julgamento – Junho de 2024
- Estafe de Gabigol recusa nova proposta de renovação / críticas ao Flamengo – Junho de 2024
- Gabigol fica livre para assinar pré-contrato – Julho de 2024
- Renovação é vista como “pouco provável” – Setembro de 2024