Brasil

Flamengo retoma conversas por renovações e quer rapidez para não atrapalhar planejamento

Everton Ribeiro será o primeiro a discutir renovação, enquanto David Luiz, Bruno Henrique e Gabigol têm situações mais encaminhadas com o Flamengo

Com o fim do Campeonato Brasileiro, o Flamengo poderá, finalmente, focar na reestruturação do elenco para a próxima temporada. O primeiro passo serão as renovações, cujos jogadores em contratos expirantes tem situações diferentes, embora a maioria esteja bem encaminhada. O Rubro-Negro quer garantir o que já tem à disposição para, depois disso, ir ao mercado em busca de reforços.

O Flamengo iniciou a temporada com sete jogadores em fim de contrato e, no fim das contas, deve ficar com três. Filipe Luís e Rodrigo Caio realizaram seu último jogo pelo clube diante do São Paulo, enquanto Marinho e Vidal deixaram o Rubro-Negro em meio à temporada, rumo a Fortaleza e Athletico, respectivamente. Oxigena, mas, ao mesmo tempo, cria problemas.

Conversas por Everton Ribeiro serão retomadas

O camisa 7 é quem tem a situação mais complicada a ser resolvida pelo Flamengo, dentre os três que devem renovar. Ainda existe uma divergência no tempo de contrato: o Rubro-Negro oferece um ano, enquanto os representantes de Everton Ribeiro querem dois ou mais. Esse cabo de guerra será decisivo para saber se o meia fica ou não no Ninho do Urubu.

Everton Ribeiro terá a renovação debatida no Flamengo nos próximos dias (Foto: Icon sport)

As outras arestas serão aparadas facilmente. A Trivela noticia há algum tempo que a relação entre as partes é excelente e, por isso, salários e bonificações não seriam entrave na negociação. Depois do jogo no Morumbi, Everton falou publicamente pela primeira vez sobre a renovação.

— Todo ano vem renovando, trocando. Chegam jogadores e saem jogadores. O meu agente vai conversar agora. Deixamos finalizar tudo para ficar o pensamento só na reta final do campeonato. Agora a gente vai ver, preciso pensar e ver o que vai ser melhor para todo mundo. Não tem nada apalavrado, negociado ainda, mas sempre tivemos bom relacionamento. Espero que a gente possa conversar e se resolva tudo. Ciclos vão e vêm, é natural do futebol, e espero terminar da melhor maneira possível no Flamengo — disse, na zona mista.

David Luiz deve ficar

A situação do zagueiro parecia caminhar para uma separação, mas, nesse momento, é o otimismo que toma conta. David Luiz tem contrato com o Flamengo até o dia 31 de dezembro, mas o vínculo prevê uma cláusula de renovação automática caso ele disputasse 20 partidas, com pelo menos 45 minutos em campo. A meta foi superada em julho e, por isso, o documento será prolongado até o fim do ano que vem.

A única maneira de não estender o vínculo é se ambas as partes entenderem que é o melhor. David Luiz não fez bom ano com a camisa do Flamengo, ainda que tenha sido titular em boa parte dele, mas se animou com a chegada de Tite e quer ficar. O Rubro-Negro não vê a permanência como ruim, afinal, a defesa deve perder diversas peças nesta janela, e o zagueiro é uma das lideranças do vestiário.

Psicologia no futebol: Metade dos clubes do Brasileirão não têm psicólogos no time profissional
David Luiz não teve um bom ano, mas deve permanecer no Flamengo (Foto: Icon Sport)

Anúncios de Bruno Henrique e Gabigol ficam para o fim de 2023

Os mais bem encaminhados do Flamengo são Gabigol e Bruno Henrique. Ambos tem renovação apalavrada com o Rubro-Negro, mas, nesse ponto, a do camisa 27 está mais na frente. O Rei dos Clássicos já assinou o documento e, agora, aguarda o anúncio oficial. O atacante também abriu o jogo sobre a situação depois da derrota para o São Paulo, no Morumbi e confirmou que não existe possibilidade de saída.

— Da minha parte está assinado, fico mais três anos. Todo mundo sabe, está acertado, agora deixo com meus empresários e a diretoria para acertarem os pontos que faltam. O acordo foi dos dois lados, eles fizeram o que podiam, e eu também fiz o que pude para poder continuar no Flamengo, que era o meu desejo — revelou.

Bruno Henrique e Gabigol são figuras fundamentais no Flamengo desde 2019 (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

O contrato de Gabigol, por sua vez, não é expirante, e vai até o fim do ano que vem, mas a diretoria o procurou para renovar por entender que o ídolo deve ser prioridade. O Flamengo não tem pressa para anunciar a renovação, mas ela já está dando o que falar nos bastidores. O departamento de futebol é defensor de vínculo até o fim de 2028, enquanto o financeiro que acordo de menor duração, pelo alto custo salarial.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo