Brasil

Renovação com Gabigol é prova de confiança do Flamengo após ano ruim

Gabigol e Flamengo encaminharam acordo por vínculo até dezembro de 2028, que garante dez anos de clube ao atacante

Mesmo que tenha contrato até dezembro do ano que vem, Gabigol encaminhou renovação junto ao Flamengo nesta semana. O novo vínculo vai até o fim de 2028, ou seja, o atacante terminará a parceria com até dez anos de clube nas costas. Um grande voto de confiança para o ídolo, que fez excelentes temporadas pelo Rubro-Negro, mas, em 2023, foi bem abaixo das expectativas.

O novo contrato, segundo informações do ge confirmadas pela Trivela, contempla uma valorização salarial ao atacante, que o consolidará como um dos atletas mais bem pagos da América, além de metas pré-estabelecidas, dentro do padrão Flamengo. Restam poucos detalhes, mas o acordo já é considerado sacramentado. Depois de Bruno Henrique, Gabi ganha mais tempo de casa. 

Prioridade do Flamengo para renovar com o ídolo

Desde que o Flamengo venceu sua terceira Libertadores, no ano passado, a segunda dessa geração, clube e jogador estiveram engajados na negociação para renovar. As conversas iniciais foram consideradas positivas e, no segundo semestre desse ano, ganharam força. Os resultados ruins da temporada, contudo, atrasaram um pouco as tratativas.

Passado o momento de turbulência com Sampaoli, e a chegada de Tite, que trouxe um pouco de paz, Marcos Braz e Bruno Spindel, nomes fortes do departamento de futebol, retomaram as negociações. Júnior Pedroso, agente de Gabigol, apresentou os desejos do atleta para a dupla, além do presidente Rodolfo Landim, que fez questão de participar.

Gabigol é bicampeão da Libertadores pelo Flamengo (Foto: Hector Vivas/Getty Images/One Football)

O processo de renovação foi tratado como prioridade pelo departamento de futebol, muito por conta da importância de Gabigol, dentro e fora de campo. Nas quatro linhas, o atacante é símbolo de uma geração vitorioso e o maior artilheiro do clube no século, enquanto serve como ídolo da Nação Rubro-Negra. O esforço, mesmo com um ano de contrato restante, foi justificado. Só falta assinar.

Confiança após ano ruim

O tamanho do voto de confiança do Flamengo é justificável, mas cresce os olhos de alguns torcedores por conta do ano abaixo das expectativas de Gabigol. O 2023 até começou bem, com muitos gols nas primeiras partidas, especialmente no Campeonato Carioca, mas desandou conforme o restante da temporada. É a jornada com a pior média (0,37) de gols por partida, menor número de tentos (20) e assistências (4).

Curiosamente, Gabigol apresenta as médias com mais jogos do que em outros anos. Em 2021, por exemplo, ele conseguiu marcar 34 gols em apenas 45 jogos. Alguns torcedores também chegaram a reclamar da falta de mobilidade e até de confiança do atacante, especialmente no segundo semestre. Uma saída, contudo, jamais foi questionada.

Números de Gabigol com a camisa do Flamengo

Jogos Gols Assistências Média de gol por jogo
2019 59 43 12 0,72
2020 43 27 12 0,63
2021 45 34 10 0,75
2022 63 29 5 0,46
2023 53 20 4 0,37

*Números do site O Gol

Tite pode ter papel decisivo na volta por cima

Por mais que a dupla tenha se estranhado no passado, quando Tite não convocou Gabigol para a Copa do Mundo, a chegada do treinador está fazendo bem ao atacante. A Trivela já vinha noticiando que o ambiente está mais leve no Flamengo e, na coletiva depois do jogo contra o Vasco, o preparador físico Fábio Mahseredjian atualizou a situação física do atacante.

— Gabigol vem evoluindo. Vejo margem de evolução ainda, tanto que ele tem feito sempre complementos após o treino. Nós enxergamos nele uma boa margem de evolução. Ele tende a crescer fisicamente ainda — disse.

Com a evolução, Gabi pode voltar a ficar mais próximo daquilo que o torcedor espera e, quem sabe, voltar à titularidade que, no momento, é ocupada por Pedro. Sem marcar a nove jogos, Gabigol está empenhado em quebrar o jejum e pode ter oportunidade contra uma de suas maiores vítimas no Flamengo: o Grêmio. Rubro-Negro e Tricolor se enfrentam nesta quarta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), em Porto Alegre.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo