Flamengo: Gabigol treina sem restrições e encara reta decisiva para seu futuro
Sem Pedro, lesionado, e Carlinhos, que não pode vestir a camisa rubro-negra no torneio, Gabriel deve ser o centroavante na campanha
A lesão de Pedro deixou o Flamengo com problemas para a reta final da temporada, especialmente na Copa do Brasil. Os rubro-negros disputarão a vaga na semifinal nesta quinta-feira (12), diante do Bahia, sem o artilheiro de 2024 e um dos substitutos, Carlinhos, que já vestiu a camisa do Nova Iguaçu no torneio. Sobrou para Gabigol.
Recuperado da lesão muscular que o afastou dos gramados desde meados de agosto, o ídolo é a única esperança do Flamengo entre os centroavantes de origem. Ele e Arrascaeta treinaram no Ninho do Urubu, nesta segunda-feira.
Em fim de contrato, Gabriel vive sua última cartada para melhorar números na Copa do Brasil, recuperar a moral com o torcedor e, quem sabe, permanecer no clube em 2025.
Gabigol 100% fisicamente
O camisa 99 sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa em jogo contra o Bolívar, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Gabigol já havia substituído Pedro, que teve o mesmo problema físico, ainda na etapa inicial.
O tempo de recuperação de três semanas foi seguido a risca, a fim de que o centroavante pudesse estar 100% contra o Bahia, na Copa do Brasil. Dito e feito: Gabriel treinou sem restrições e estará a disposição do grupo.
Os números pelo Flamengo na Copa do Brasil
Curiosamente, o mata-mata nacional é o torneio que Gabigol tem o pior desempenho com a camisa rubro-negra. Se em outras competições, como Libertadores, Brasileirão e Carioca, o centroavante possui média superior a 0,5 gol por partida, os números na Copa do Brasil são inferiores: 0,36.
- 6 participações
- 1 título
- 30 jogos (17 vitórias, 8 empates e 5 derrotas)
- 11 gols marcados
Apesar dos números mais tímidos, Gabigol foi importantíssimo na conquista da Copa do Brasil de 2022. Primeiro, a declaração do inferno chamou a torcida, e o clima no Maracanã foi o suficiente para a virada sobre o Atlético Mineiro, que deu moral ao time na competição.
Gabriel passou em branco nas quartas de final, quando o Flamengo bateu o Athletico Paranaense, mas balançou as redes contra o São Paulo nas semifinais, no Morumbi, em jogo que encaminhou a vaga na decisão.
Contra o Corinthians, na final, o atacante não marcou no tempo normal, mas deu o combustível necessário aos rubro-negros nos pênaltis. A comemoração efusiva que chamou a torcida no Maracanã foi um dos grandes alicerces daquela conquista, que terminou na cobrança de Rodinei.
Campanha pode mudar os rumos de Gabigol no clube
Não é segredo para ninguém que o jogador vive fim melancólico no Flamengo. Ídolo de uma geração, Gabigol pouco entrou em campo nesta temporada e, quando representou a equipe, não esteve na sua melhor forma. Tanto que acumula apenas cinco participações em gol nos 24 jogos disputados em 2024.
Por enquanto, diretoria e estafe do atleta não entraram em acordo por renovação do contrato que termina em dezembro. O Palmeiras, um dos maiores interessados na contratação, avisou que não vai mais fazer esforços para ter Gabigol no elenco em 2025. O futuro é incerto, mas a Copa do Brasil pode traçar o caminho.
A Trivela ouviu que se Gabigol for bem, e o Flamengo terminar como campeão, as chances de renovação aumentam de maneira significativa. Resta saber como o atacante encarará o desafio.
É importante frisar que Tite possui outras opções para surprir a ausência de Pedro, mas nenhuma é centroavante de origem. Bruno Henrique já fez a função em outros momentos, incluindo o jogo de ida contra o Bahia.