Brasileirão Série A

Vitória sobre o Cuiabá deixa certezas e as dúvidas no Vasco para a reta final do Brasileiro

Importante vitória sobre o Cuiabá pode servir para Ramón Diaz tirar lições para a luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro se desenhava cada vez mais dramática para o Vasco. Atuando depois de alguns dos principais adversários na luta contra o rebaixamento, o Cruz-Maltino viu Santos e Bahia abrirem ainda mais vantagem na tabela. Mas, na última quinta-feira, o time de Ramón Diaz, que vinha de três jogos sem vencer, conseguiu uma importante vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá, em plena Arena Pantanal. E, além do ótimo resultado, a partida também serviu para dar algumas indicações ao treinador para a reta final do Brasileirão.

A escalação do time e, principalmente, a atuação de alguns jogadores podem ter dado algumas certezas e levantado algumas dúvidas para Ramón Diaz. Com mudanças na equipe titular, em relação ao último jogo, alguns jogadores provaram, mais uma vez, que merecem a confiança do treinador. Outros se credenciaram na briga por posição, enquanto um deles desperdiçou mais uma oportunidade de ter mais minutos com a camisa do Vasco.

Sem Vegetti, suspenso, Ramón Diaz optou pela escalação de Sebastián Ferreira como centroavante. E o paraguaio, mais uma vez, decepcionou e mostrou porque vinha recebendo poucas oportunidades. Nos cinco jogos anteriores, o atacante só havia atuado nos minutos finais da derrota para o Flamengo. Mas, em uma opção conservadora, Ramón Diaz o escolheu por ter características mais parecidas com o artilheiro Vegetti.

No entanto, Ferreira teve mais uma atuação apagada. Com pouca movimentação, o paraguaio quase não apareceu em campo, principalmente no primeiro tempo. Quando recebeu a bola, foi burocrático. Na única boa chance que teve para marcar, mandou na trave e perdeu uma oportunidade clara. Por sorte, Gabriel Pec aproveitou o rebote para abrir o placar. Assim, Sebastián Ferreira completou dez jogos sem marcar com a camisa do Vasco e mostrou que, na próxima vez em que o time não puder contar com Vegetti, talvez seja melhor Ramón Diaz improvisar um centroavante, um falso 9, ou jogar sem uma referência no ataque.

Serbastián Ferreira mais uma vez decepcionou com a camisa do Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Paulo Henrique e Maicon comandam defesa do Vasco

Mais uma vez titular na zaga, Maicon mostrou que merece a sequência entre os onze iniciais do Vasco. O experiente jogador ajudou a segurar o ataque do Cuiabá, foi essencial pelo alto e ainda foi bem na saída de bola, acertando todos os passes que tentou na partida. Depois de um começo com poucas oportunidades com Ramón Diaz, Maicon vai ganhando cada vez mais espaço e se consolidando na zaga vascaína.

O lateral-direito Paulo Henrique foi outro que mostrou porque merece a titularidade no Vasco. Por mais que não seja primoroso no ataque, o camisa 96 é a melhor opção defensiva pelo lado direito da defesa vascaína. Na Arena Pantanal, ele teve mais uma partida segura, muito diferente da que Robson teve, por exemplo, quando atuou na direita contra o Goiás, no último domingo.

Gabriel Pec volta a aparecer na hora certa

Por mais que seja o artilheiro do Vasco na temporada, com 13 gols marcados, Gabriel Pec é um dos jogadores vinha sendo mais contestados pela torcida vascaína. Principalmente por algumas decisões erradas que toma na construção das jogadas de ataque, com passes errados ou finalizações quando poderia tentar o passe para algum companheiro melhor colocado.

Mas, na Arena Pantanal, mesmo em uma atuação um pouco apagada, Gabriel Pec mostrou bom posicionamento para marcar o gol que abriu o placar contra o Cuiabá. E ele explicou que isso tem sido pedido por Ramón Diaz para ele.

– Infelizmente sofremos o empate lá (contra o Goiás) no fim, sabor de derrota, mas a gente não deixou abalar. Viemos para cá, sabíamos que seria difícil pelo calor, mas graças a Deus saímos vitoriosos, fico feliz pelo gol. O professor Ramón e o Emiliano sempre me cobram para eu estar na área, a bola sobrou e eu fiz o gol – afirmou Gabriel Pec ao “Sportv”.

Orellano e Erick Marcus surgem como opção para Ramón Diaz

Entre certezas e dúvidas, o meia-atacante Luca Orellano pode ter colocado uma pulga atrás da orelha de Ramón Diaz. O argentino vinha sendo pouco utilizado pelo treinador. Nos nove jogos anteriores, ele só entrou na reta final dos jogos contra o Coritiba e o Flamengo.

Orellano marcou o seu primeiro gol com a camisa do Vasco – e um golaço (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Contra o Cuiabá, Orellano novamente entrou nos minutos finais. Mas, dessa vez, conseguiu aproveitar a oportunidade. Em um contra-ataque, o argentino fez uma linda jogada individual, passou por três adversários e marcou um golaço para decretar a vitória do Vasco aos 38′ do segundo tempo. Foi o seu primeiro com a camisa vascaína.

Diferente de Orellano, Erick Marcus já vinha ganhando espaço com Ramón Diaz, depois de se recuperar de lesão. Contra o Inter, ele entrou e deu a assistência para o gol de Alex Teixeira. Na Arena Pantanal, o garoto teve atuação discreta, mas ainda assim vem ganhando pontos com o treinador. Em procura de companheiros para Vegetti no ataque, Orellano e Erick podem surgir como “novas” opções para Ramón Diaz nesta reta final do Campeonato Brasileiro.

A situação do Vasco ainda é delicada. Com 34 pontos, o clube é o 17º colocado, três pontos atrás dos primeiros times fora da zona de rebaixamento – Cruzeiro, Santos e Bahia. Na próxima segunda-feira, o Cruz-Maltino recebe o líder Botafogo para o clássico em São Januário, às 19h (horário de Brasília), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo