Brasileirão Série A

Rebaixamento no Brasileirão 2023: o que o Vasco precisa para não cair?

Veja o que o Vasco precisa para escapar do rebaixamento no Brasileirão 2023

Em situação muito complicada no Campeonato Brasileiro, o Vasco já começou a fazer as contas para tentar evitar mais uma rebaixamento na sua história. Atualmente na 18ª colocação, o Cruz-Maltino passou boa parte do Brasileirão na zona de rebaixamento. Agora, para escapar e se manter na Série A, o Vasco vai precisar de um desempenho muito superior nas últimas nove rodadas do Brasileiro.

Atualmente, o Vasco está apenas três pontos atrás do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento do Brasileiro. Mas, apesar da curta distância, o cenário do time de Ramón Diaz para escapar de mais uma queda não nada favorável.

Qual a pontuação necessária para não ser rebaixado no Brasileiro?

De acordo com a grupo do departamento de matemática da UFMG que estuda probabilidades no futebol, chegar aos 45 pontos praticamente garante a permanência de um clube na Série A do Brasileiro. Com esta pontuação a chance de rebaixamento é de apenas 7,6%. De acordo com o estudo, hoje o Vasco tem 67,6% de chances de ser rebaixado no Brasileiro.

Mas, para o Vasco chegar aos 45 pontos, o técnico Ramón Diaz terá muito trabalho pela frente. O Cruz-Maltino precisaria de 15 pontos nos últimos 29 que tem para disputar. Ou seja, um aproveitamento de 51,7% nas últimas nove partidas do Brasileiro. Isso equivale a fazer uma campanha de um time que briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores.

O que o Vasco precisa para chegar aos 45 pontos?

Para chegar aos 45 pontos, o Vasco precisaria, por exemplo, de cinco vitórias neste últimos jogos. Até aqui, em 29 jogos, o Cruz-Maltino teve oito vitórias. Além disso, o Vasco tem o segundo pior ataque do Brasileirão, com 29 gols marcados, na frente apenas do Cruzeiro, que tem um a menos.

O que serve de alento ao torcedor do Vasco é que, na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, muitos clubes já se salvaram com menos do que esses 45 pontos. Em 2019, inclusive, o Ceará escapou do rebaixamento com 39′. Se este for o número mágico na atual temporada, o que não vem se desenhando, o Vasco precisaria de três vitórias nesta reta final do Brasileirão.

Mas, por outro lado, em duas ocasiões no Brasileiro de pontos corridos no atual formato, com 20 clube, o primeiro time fora da zona de rebaixamento escapou com 46 pontos: o Fluminense, em 2009, e o Juventude, em 2021. Assim, o Vasco precisaria de 16 pontos nestas últimas rodadas.

Nesta missão de tentar escapar do rebaixamento, o Vasco vai ter uma série de confrontos diretos que podem ajudar – ou atrapalhar – a luta para deixaro Z-4 do Campeonato Brasileiro. Cinco dos últimos nove jogos do Cruz-Maltino serão contra times que estão na segunda metade da tabela do Brasileirão. A começar pelo domingo (29), às 16h (horário de Brasília), contra o Goiás, na Serrinha.

Confira os próximos jogos do Vasco pelo Brasileiro

  • Goiás x Vasco – 29 de outubro de 2023, às 20h (horário de Brasília);
  • Cuiabá x Vasco – 1 de novembro de 2023, às 17h (horário de Brasília);
  • Vasco x Botafogo – 5 de novembro de 2023, às 16h (horário de Brasília);
  • Cruzeiro x Vasco – 8 de novembro de 2023, às 20h (horário de Brasília);
  • Vasco x América-MG – 12 de novembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília);
  • Athletico-PR x Vasco – A definir
  • Vasco x Corinthians – A definir
  • Grêmio x Vasco – A definir
  • Vasco x Red Bull Bragantino – A definir
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo