Vasco vai iniciar sequência de jogos no Rio – o que já foi um problema e, agora, é um alento
Depois de demorar para vencer como mandante neste Brasileiro, o Vasco vem de uma sequência de vitórias em casa. E, agora, vai ter quatro jogos seguidos no Rio
O Vasco inicia, neste sábado (7), uma série de jogos no Rio de Janeiro. Contra o São Paulo, às 18h30 (horário de Brasília), em São Januário, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino realizado o primeiro dos quatro jogos “em casa”. E o que já foi um problema para o clube no começo do Brasileirão, é, agora, um alento.
Um dos principais problemas do Vasco no início do Brasileiro foi a dificuldade para vencer jogos no Rio de Janeiro – seja em São Januário ou no Maracanã. Não à toa, o clube ainda é um dos piores mandantes da competição. Mas a situação já foi muito pior do que é atualmente.
A primeira vitória do Vasco como mandante – e no Rio de Janeiro – só foi acontecer, na verdade, no Estádio Luso-Brasileiro. Em partida válida pela 12ª rodada, o Vasco fez 1 a 0 no Cuiabá. Antes disso, haviam sido seis partidas na capital carioca – cinco como mandante e uma como visitante, no clássico com o Fluminense. E o time, então comandado por Maurício Barbieri, teve quatro derrotas e dois empates. A vitória sobre o Dourado veio sob o comando do interino Willian Batista.
Depois da vitória sobre o Cuiabá, o Vasco ainda perdeu mais duas partidas em São Januário, para Cruzeiro e Athletico-PR. Mas, na sequência, a chave parece ter virado. No começo de agosto, já na reta final do primeiro turno, o Cruz-Maltino fez 1 a 0 no Grêmio – na primeira vitória e com o primeiro gol marcado pelo time em São Januário neste Brasileiro.
Preparação concluída ✅👊
VAMOS, VASCO! 💢
📸: Leandro Amorim | #VascoDaGama pic.twitter.com/hzY921Hw4K
— Vasco da Gama (@VascodaGama) October 6, 2023
Com a vitória sobre o Grêmio, o time, agora comandado por Ramón Diaz, começou uma campanha de recuperação no Brasileiro. E, na sequência, emendou mais três vitórias como mandante. Curiosamente, uma em cada um dos três principais estádios da cidade. Contra o Atlético-MG, no Maracanã, no clássico com o Fluminense, no Nilton Santos, e novamente em São Januário contra o Coritiba.
Agora, o Vasco vai ter quatro jogos no Rio de Janeiro. Depois da partida contra o São Paulo, o Cruz-Maltino recebe o Fortaleza, no dia 18, em São Januário. Depois, “visita” o Flamengo, no Maracanã. O mando é do Rubro-Negro, mas, por acordo entre os clubes, o público e a renda serão divididos. Então, o Vasco volta a jogar em São Januário, contra o Inter, no dia 25.
Ramón Diaz conta com força da torcida em São Januário
Desde quando chegou ao Vasco, o técnico Ramón Diaz virou um entusiasta da torcida do Vasco. O argentino foi contratado em meio a punição sofrida pelo clube no STJD e durante a interdição de São Januário imposta pela Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. E, até encontrar a torcida na Colina, o treinador sempre ressaltava como o apoio dos vascaínos seria importante para o time na luta contra o rebaixamento.
Depois da derrota para o Santos, que fez o Vasco volta a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 26 pontos, o técnico novamente reforçou a importante do apoio dos torcedores para esta sequência que o time vai ter no Rio de Janeiro. E os vascaínos, é claro, compraram o barulho da equipe e do treinador. Os ingressos para o jogo contra o São Paulo se esgotaram em poucas horas e São Januário estará mais uma vez lotado neste sábado.
— Vamos seguir competindo, não estamos derrotados, pelo contrário, estamos orgulhosos do time e da torcida que nos acompanha. Temos muita coragem e gana de seguir, muito entusiasmo com nossa torcida em casa, vamos seguir brigando. Isto recém-começa. Não há o que desanimar porque uma derrota não pode apagar tudo o que fizemos. Porque chegamos e estávamos em último, quase rebaixado. Agora estamos brigando. Ninguém disse que já estávamos salvos. Estou orgulhoso e seguramente vamos brigar até o final – afirmou Ramón Diaz depois da derrota para o Peixe.
— Nunca vamos deixar de lutar. Vamos até o final. Com o apoio deles em nossa casa, vamos brigar – completou o treinador em outra resposta.
Números do Vasco como mandante no Brasileiro
- Jogos: 12
- Vitórias: 5
- Empates: 1
- Derrotas: 6
- Gols marcados: 15
- Gols sofridos: 15
- Aproveitamento: 44,4%