Vegetti dá o cartão de visitas e Vasco vence o Grêmio em São Januário
Recém-contratado, Vegetti entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Grêmio
O Vasco, enfim, venceu em São Januário. Neste domingo, o Cruz-Maltino fez 1 a 0 no Grêmio e conquistou a sua primeira vitória como mandante no Campeonato Brasileiro. E já contou com um belo cartão de visitas do atacante Vegetti. O argentino, que desembarcou no Rio de Janeiro na última quinta-feira, entrou durante o segundo tempo e mostrou o faro de goleador que fez dele o artilheiro do último Campeonato Argentino, pelo Belgrano.
Antes mesmo do jogo começar, já ficou claro que o Vasco teria mudanças para a partida deste domingo. Ao anunciar os relacionados para o duelo com o Grêmio, a ausência do volante Jair chamou a atenção. Titular contra o Corinthians, na última rodada, o jogador ficou fora até do banco de reservas nesta tarde por opção do técnico Ramón Diaz. Jair, inclusive, nem sequer foi ao estádio para acompanhar a partida.
Como foi a vitória do Vasco sobre o Grêmio
Depois, com a escalação anunciada, Ramón Diaz deixou evidente que não tem medo de mexer no time. O treinador colocou o criticado zagueiro Robson Bambu na lateral-direita e o volante Medel na zaga. Além disso, colocou Praxedes e Paulinho, reforços contratados recentemente, para formar o meio de campo do time com Zé Gabriel como volante.
Mas, é claro, a tarde do Vasco não foi fácil. E nem mesmo as mudanças de Ramón Diaz se mostraram tão acertadas. Robson Bambu, por exemplo, teve muita dificuldade em marcar Ferreira. O atacante do Grêmio ganhou quase todas as disputas – mas, na sequência dos lances, pouco conseguiu fazer. O camisa 10 do Tricolor não dava sequência as jogadas ou tomava decisões erradas – seja no drible ou no passe e cruzamento.
Em algumas jogadas durante a primeira etapa, o Vasco sentiu falta de um fazedor de gols. Após um bom lance de Gabriel Pec, o atacante cruzou rasteiro para área, mas Sebastián Ferreira chegou atrasado. E, na melhor chance do Vasco no primeiro tempo, Zé Gabriel aproveitou uma sobra e perdeu um gol incrível, com a bola passando muito perto da trave de Gabriel Grando.
Apesar da pouca qualidade técnica dos times, o jogo foi aberto e movimentado, com as zagas dando espaço para os ataques adversários. E ficou ainda mais movimentado na segunda etapa. O Cruz-Maltino voltou com o mesmo time, mas não demorou para Ramón Diaz buscar no banco de reservas as soluções para tentar vencer.
Vegetti entra para decidir a partida
E foi aí que Vegetti entrou para mudar o jogo e – quem sabe? – a situação do Vasco. O atacante argentinou foi colocado em campo aos 18`. Poucos minutos depois, ele já teve a primeira oportunidade, mas parou em ótima defesa de Gabriel Grando. Mas, aos 35′, ele não desperdiçou. E já mostrou a sua marca. Gol com apenas um toque na bola. Após boa tabela pela direita, Gabriel Pec recebeu na linha de fundo e cruzou para o centro da área, onde Vegetti se jogou e mandou de peixinho para as redes.
Cruzamento de Gabriel Pec para gol do estreante Vegetti ⚽️💢
VASCO DA GAMA! #VASxGRE 1️⃣-0️⃣#BrasileiroNaVascoTV #VascoDaGama pic.twitter.com/DAqMNCc3CE
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 6, 2023
No fim, o Grêmio ainda pressionou e teve chances de empatar, mas Luis Suárez parou em ótima defesa de Léo Jardim, que se redimiu de falhas recentes em lances decisivos, ajudando, agora, a garantir os importantes três pontos para o Vasco.
Vasco respira no Campeonato Brasileiro
Com a vitória sobre o Grêmio, o Vasco subiu para os 12 pontos e deixou, ao menos por enquanto, a lanterna do Campeonato Brasileiro – o América-MG ainda joga neste domingo. Na próxima rodada, o Cruz-Maltino visita o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela última rodada do primeiro turno do Brasilerão.
Grêmio se afasta do topo da tabela
A derrota para o então lanterna do Campeonato Brasileiro deixou o Grêmio ainda mais longe do topo do tabela da competição. Parado nos 30 pontos, o Tricolor agora é o sexto colocado. No próximo domingo, às 16h, o Grêmio recebe o Fluminense, na Arena.