Brasileirão Série A

Vasco vence o Atlético-MG e indica que pode se recuperar no Brasileiro

O Vasco segue dando sinais que de pode se recuperar no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no Maracanã, o Cruz-Maltino venceu o Atlético-MG por 1 a 0, com gol de Serginho, e diminuiu, ao menos momentaneamente, a diferença de pontos para os times de fora da zona do rebaixamento do Brasileirão. Agora, o Vasco chega e três jogos sem perder, mostra evolução e indica que pode ter um segundo turno muito melhor do que foi o primeiro. Ainda mais porque ainda vai contar com o meia Payet, que, nesta manhã, foi apresentado para a torcida no Maraca.

A partida deste domingo também marcou o reencontro do Vasco com a sua torcida. Depois de dois meses e quatro jogos sem público, devido a punição sofrida no STJD pela confusão na partida com o Goiás, o Cruz-Maltino voltou a mandar um jogo com a presença do seu torcedor. E os vascaínos fizeram a sua parte. Foram mais de 53 mil presentes, que apoiaram demais a equipe, também mostrando que podem ser essenciais em uma campanha de recuperação neste segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Como foi a vitória do Vasco sobre o Atlético-MG

Logo nos primeiros minutos da partida que abriu o returno, o Vasco mostrou que, ao menos, vai brigar muito para sair da atual situação. Com Serginho no lugar do suspenso Orellano, e Praxedes de volta ao time, o Cruz-Maltino fez uma blitz contra a defesa atleticana. E não demorou para a abrir o placar. Logo aos 5′, em cruzamento de Lucas Piton, Vegetti ganhou de cabeça e Everson espalmou para a pequena área, onde Serginho apareceu livre e só empurrou para as redes.

O Vasco manteve a pressão e quase conseguiu ampliar logo depois. Em novo cruzamento pelo lado esquerdo, Vegetti mais uma vez se antecipou a marcação e, mesmo longe do gol, cabeceou forte, mas a bola explodiu no travessão. O camisa 99, aliás, acabou não marcando neste domingo, mas, mais uma vez, foi essencial para o Cruz-Maltino. O atacante ganhou a maioria dos duelos pelo alto, cavou faltas e segurou a bola quando necessário.

No entanto, o Vasco a pressão do Vasco não durou muito tempo e o Atlético-MG passou a ter mais a bola. O Galo passou a empurrar os donos da casa contra a própria defesa. Em determinado momento, a própria torcida vascaína começou a sinalizar e reclamar para o time sair do campo de defesa. Mas a zaga vascaína, que, por vezes, ficava em uma linha de cinco, fechou bem a entrada da área. No primeiro tempo, o time mineiro pouco conseguiu fazer de forma efetiva.

No intervalo do jogo, um temporal começou a cair no Maracanã. O gramado, que já estava prejudicado, ficou ainda pior. E a parte técnica do jogo, é claro, caiu. No entanto, com o Atlético-MG tentando a todo custo buscar o empate, a partida ficou mais aberta. O Galo ofereceu o campo para o contra-ataque do Vasco, que desperdiçou oportunidades.

Mesmo pressionando, o Atlético-MG teve dificuldades para criar oportunidades claras de gols. As melhores vieram com Hulk. O atacante teve duas boas finalizações – uma delas, no fim do jogo, de falta – e, em ambas, parou em boas defesas do goleiro Léo Jardim. Ainda nos últimos minutos, o zagueiro Mauricio Lemos também teve uma chance de cabeça e, de novo, o goleiro vascaíno salvou.

Vasco diminui diferença para times fora do Z-4

Com a vitória sobre o Atlético-MG, o Vasco vai aos 16 pontos e sobe para a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro. No entanto, ainda pode voltar a ser ultrapassado pelo Coritiba, que ainda joga nesta rodada. A diferença para o Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento, neste momento é de apenas dois pontos. No próximo domingo (27), o Cruz-Maltino volta a campo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, às 18h30.

Atlético-MG paralisa na tabela

Depois de duas vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG interrompeu a sua reação com a derrota para o Vasco, neste domingo. O Galo segue com 27 pontos, na 11ª colocação. No próximo domingo, o time mineiro recebe o Santos, às 18h30, no Mineirão. No entanto, este jogo ainda pode marcar a inauguração da Arena MRV, a depender de questões burocráticas.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo