Vasco tem uma Data Fifa e oito dias para tentar evitar tragédia no Brasileiro
Com parada para a Data Fifa, Vasco tem a missão de se acertar para voltar bem e fugir da zona de rebaixamento no Brasileiro
O Vasco iniciou, na última terça-feira, a preparação para a sequência do Campeonato Brasileiro. Depois de dois dias de folga, o elenco se reapresentou no CT Moacyr Barbosa de olha na partida contra o Fortaleza, pela 27ª rodada da competição. Com a pausa para a Data Fifa, o Cruz-Maltino vai ter oito dias de treinos para a volta dos jogos. E o técnico Ramón Diaz tem algumas missões para a retomada do Brasileirão e para tentar fazer o time voltar a sair da zona de rebaixamento.
Em meio a uma tentativa de recuperação no Campeonato Brasileiro, o Vasco vem de dois tropeços. Foi goleado pelo Santos e, no último sábado, ficou em um 0 a 0 amargo com o São Paulo, em São Januário. Para completar, na última vitória, sobre o América-MG, que chegou a tirar o time do Z-4, o time de Ramón Diaz também esteve abaixo do que vinha apresentado e só garantiu os três pontos em um dos últimos lances da partida, no Independência.
Assim, antes de mais nada, o Vasco precisa voltar a jogar bem, dentro das suas já conhecidas limitações. O primeiro passo foi dado com a chegada de Ramón Diaz. Como o próprio treinador reforçou depois do empate com o São Paulo, o time já compete contra qualquer adversário. Mas, para se recuperar do péssimo primeiro turno do Brasileiro, agora não basta competir. O Cruz-Maltino tem voltar a jogar minimamente bem para ficar mais perto das vitórias. Mas, para chegar nisso, algumas questões podem ajudar.
Vasco precisa recuperar jogadores
Neste período sem jogos, um dos principais focos do Vasco é recuperar jogadores que estão no Departamento Médico ou já com a fisioterapia. Rossi é o principal desses nomes. O atacante não atua desde a partida contra o América-MG, quando deixou o campo com dores na coxa direita. Depois, foi constatada uma lesão no músculo posterior, que o deixou de fora das duas últimas partidas.
Apesar de pouco badalado, Rossi foi uma das principais contratações do time neste meio de temporada. Em quatro partidas, ele fez um gol e deu três assistências. O atacante vinha se firmando no time titular quando sofreu a lesão. Agora, há a expectativa de que ele possa voltar ao time ou, ao menos, ser relacionado contra o Fortaleza.
Além de Rossi, o Vasco tem outros nomes no DM. Na lateral-direita, que tem sido um problema para Ramón Diaz, o time pode ter até dois retornos. Um deles é Gabriel Dias. O lateral não atua desde o dia 20 de agosto, quando entrou em campo contra o Atlético-MG e sofreu uma lesão na coxa direita. Ele já está treinando com o elenco e pode voltar contra o Fortaleza. O zagueiro Robson, que vinha sendo improvisado na lateral-direita, também pode voltar. O jogador sofreu uma lesão na coxa esquerda no começo de setembro e está evoluindo na recuperação.
O zagueiro Capasso, o volante Barros e o atacante Erick Marcus são outros nomes que podem voltar a serem relacionados em breve. OS três já estão na transição para os gramados.
Ramón Diaz precisa achar substituto de Paulinho
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o meio-campista Paulinho vai desfalcar o Vasco contra o Fortaleza, no próximo dia 18 de outubro, às 21h30, em São Januário.. Um dos principais nomes do time desde a sua chegada, o meia é titular absoluto da equipe de Ramón Diaz, que vai precisar achar um substituto para ele. Contra o São Paulo, o técnico revelou que Paulinho não estava 100%. Por isso, foi deixou o campo durante o segundo tempo para a entrada do volante Mateus Carvalho. Assim, o garoto certamente é uma das opções do treinador.
Mas Ramón Diaz também pode escalar Jair no lugar de Paulinho. Além disso, caso queira deixar o time mais ofensivo e ter mais criação no meio, o treinador também tem a opção de colocar Payet pela esquerda e puxar Marlon Gomes para a direita.
Clicks do treino desta terça-feira 📷💢
📸: Leandro Amorim | #VascoDaGama pic.twitter.com/6OvjVrbdqe
— Vasco da Gama (@VascodaGama) October 10, 2023
Resolver o problema na lateral-direita
Um dos principais problemas do técnico Ramón Diaz no comando do Vasco tem sido a lateral-direita. Depois dos primeiros jogos com Puma Rodríguez com atuações abaixo do esperado, o técnico passou a improvisar o zagueiro Robson na posição. Mas, como citado acima, o jogador se lesionou no começo de setembro, quando Pumita voltou ao time.
No entanto, a péssima atuação na goleada para o Santos fez o uruguaio voltar para o banco de reservas. Contra o São Paulo, Ramón Diaz testou Paulo Henrique, que tinha menos de 20 minutos em campo sob o seu comando, como titular. O camisa 96 teve partida irregular, mas, no geral, segura. Contra o Fortaleza, é possível que Ramón Diaz tenha à disposição os quatro jogadores que podem atuar na posição: Puma Rodríguez, Paulo Henrique, Gabriel Dias e Robson. A ver qual será a escolha do treinador.