Brasileirão Série A

Vasco já compete com outros times do Brasil, como disse Ramón Diaz; Agora é preciso ir além

Desde o começo da passagem de Ramón Diaz, o time do Vasco passou a competir mais em campo. Mas, agora, time pode dar um passo além para ter uma final de ano um pouco mais tranquilo

O Vasco segue a sua campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro e, no último sábado, ficou no empate em 0 a 0 com o São Paulo, em São Januário. Depois da partida, o técnico Ramón Diaz valorizou demais o ponto conquistado contra o Tricolor, que, há duas semanas, foi campeão da Copa do Brasil. Para o técnico, depois de doze jogos no comando do Cruz-Maltino, o time do Vasco já é capaz de competir com qualquer equipe do país. Agora é preciso ir além.

É claro que para a situação que o Vasco viveu no começo do Campeonato Brasileiro e levando em consideração a qualidade do adversário, um empate com o São Paulo não poderia ser considerado um resultado ruim. E não foi, ainda mais levando em conta que o Tricolor teve um pênalti a seu favor, defendido por Léo Jardim.

E também é claro que, mesmo com a melhora no desempenho do time, o Vasco não vai vencer todos os jogos até o fim do Campeonato Brasileiro. Mas, depois de perder (muitos) pontos que não poderia perder no primeiro turno, agora o Vasco precisa correr atrás do prejuízo. E, nesse sentido, o Cruz-Maltino precisa conquistar pontos “não previstos”, como seria uma vitória sobre o São Paulo.

Também é fato que o Vasco passou a “competir” mais e brigar mais pelos pontos. Mas isso já vem ocorrendo desde o começo do trabalho de Ramón Diaz. Não à toa, o Cruz-Maltino venceu adversários como Grêmio, Atlético-MG e Fluminense. Mesmo quando perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras, no Allianz, o Vasco fez jogo duro.

A amostragem ainda é curta, mas com o time já em um bom nível de competição, agora o Vasco precisa dar um passo adiante para voltar a fazer bons jogos. E, é claro, voltar a vencer. Mesmo contra o América-MG, por exemplo, quando venceu por 1 a 0, o Vasco não fez uma boa partida. Depois, foi goleado pelo Santos e empatou com o São Paulo, também com atuações abaixo do esperado. E, “ir além” não significa ir buscar uma vaga na Libertadores ou algo do tipo. Mas, com o futebol que o próprio time de Ramón Diaz já apresentou, o Cruz-Maltino pode ter uma reta final de Campeonato Brasileiro um pouco mais tranquila.

Vegetti foi um dos principais responsáveis para mudar o “patamar” do time do Vasco (Foto: Icon sport)

Ramón Diaz valoriza “competição” do elenco do Vasco

Depois do empate me 0 a 0 com o São Paulo, o técnico Ramón Diaz falou sobre a pressão sobre o elenco. Além disso, também reforçou que a situação do Vasco na competição está longe de ser definida.

— Temos que jogar juntos. O importante é somar pontos. Eles tiveram uma situação, que foi o pênalti, e nós tivemos duas ou três chances de fazer o gol. O Vasco está competindo. Não terminou, temos muitas rodadas pela frente, mas precisamos entender que o Vasco compete. Eu estou muito feliz pelos jogadores, porque eles dão o máximo de cada um. Temos que apoiar a gente, temos que crescer, temos que apoiar. Temos que estar felizes. Estou muito feliz pelo resultado. Queria ganhar, como todos os torcedores, mas isso não terminou. Faltam muitas rodadas. Temos duas semanas para preparar tudo que vem. Estamos felizes, a torcida tem que acompanhar, tem que seguir acompanhando e ficar tranquila. O Vasco está competindo – decretou Ramón Diaz.

Ao menos momentaneamente, o Vasco deixou a zona de rebaixamento. Atualmente, o Cruz-Maltino é o 16 colocado, com 27 pontos. Agora, precisa secar o Santos, que enfrenta o Palmeiras neste domingo (08), na Arena Barueri, para não voltar ao Z-4 ainda nesta rodada.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo