Brasileirão Série A

Vasco: Ramón Diaz usa título do São Paulo para valorizar empate em São Januário

Para técnico do Vasco, Copa do Brasil vencida pelo São Paulo é mais difícil do que a Libertadores, o que valoriza o ponto conquistado neste sábado, pelo Brasileiro

Em meio a luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o empate em 0 a 0 com o São Paulo, em pleno São Januário, poderia parecer um resultado ruim. Mas, para o técnico Ramón Diaz, a dificuldade imposta pelo adversário faz o ponto conquistado neste sábado ser muito valorizado. E o treinador usou o título da Copa do Brasil, conquistado pelo Tricolor há duas semanas, para exaltar o resultado desta noite.

E Ramón Diaz ainda foi além. Para o argentino, a Copa do Brasil, hoje, é até mais difícil de ser conquistada do que a Copa Libertadores. Assim, para o treinador, o empate deste sábado é uma prova de que o Vasco está pronto para competir com qualquer time no país.

— Jogamos contra a melhor equipe. A que ganhou a Copa do Brasil. É mais difícil ganhar a Copa do Brasil do que a Libertadores. Tem um grande técnico, grandes jogadores. Um recado para os torcedores: há 11 rodadas, o Vasco estava rebaixado. Hoje, compete contra os melhores times do Brasil – afirmou Ramón Diaz.

O treinador também fez questão de reforçar que ficou satisfeito com o resultado, apesar de, é claro, ter tentando a vitória. Para ele, é importante ressaltar que o Brasileiro ainda está longe do fim.

— Temos que jogar juntos. O importante é somar pontos. Eles tiveram uma situação, que foi o pênalti, e nós tivemos duas ou três chances de fazer o gol. O Vasco está competindo. Não terminou, temos muitas rodadas pela frente, mas precisamos entender que o Vasco compete. Eu estou muito feliz pelos jogadores, porque eles dão o máximo de cada um. Temos que apoiar a gente, temos que crescer, temos que apoiar. Temos que estar felizes. Estou muito feliz pelo resultado. Queria ganhar, como todos os torcedores, mas isso não terminou. Faltam muitas rodadas. Temos duas semanas para preparar tudo que vem. Estamos felizes, a torcida tem que acompanhar, tem que seguir acompanhando e ficar tranquila. O Vasco está competindo – disse Ramón.

Vasco e São Paulo fizeram jogo agitado, mas de poucas oportunidades de gol em São Januário (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Ramón Diaz volta a afirmar que o Vasco não vai cair

Depois do empate em 1 a 1 com o Bahia, na Arena Fonte Nova, no começo de setembro, Ramón Diaz foi enfático ao dizer que o Vasco não seria rebaixado. A frase “no va a bajar” (“não vai cair”) viralizou nas redes sociais e ficou famosa entre os vascaínos. Agora, depois do empate com o São Paulo, o treinador falou sobre a pressão pelos resultados, mas voltou a garantir que o Cruz-Maltino não será rebaixado. E, como sempre, pediu o apoio da torcida na reta final da competição.

— Quero dizer que em cada jogo que jogamos, os jogadores têm uma pressão extra pelo resultado, a pressão existe, para o clube, para os atletas, todos nós queremos ganhar para sair rápido da situação. Mas o futebol tem essa coisa, competir contra equipes muito poderosas, que faz muito tempo que jogam. Mas eu estou feliz porque temos uma estrutura, temos uma estrutura, temos uma equipe que está competindo e isso me faz bem. Vamos dar o máximo para salvá-lo. O Vasco vai se salvar, o Vasco não vai retroceder, mas precisamos da ajuda de todos. E o mais importante é a torcida, então, que nos ajudem para poder sair dessa situação, mas estamos contentes com tudo – afirmou o treinador.

Com o empate com o São Paulo, o Vasco foi aos 27 pontos e subiu para a 16ª colocação, ultrapassando Santos e Goiás, que têm a mesma pontuação. Mas o Peixe, que ainda joga na rodada, pode voltar a passar o Vasco. No próximo dia 18, o Cruz-Maltino recebe o Fortaleza, novamente em São Januário.

Treinador explica escolha por Paulo Henrique

Ramón Diaz surpreendeu na escalação deste sábado ao colocar o lateral-direito Paulo Henrique entre os onze iniciais. Foi a primeira vez em que o camisa 96 iniciou uma partida com o técnico argentino. E isso aconteceu um jogo depois de Puma Rodríguez ter uma atuação ruim na derrota para o Santos.

Depois do empate em 0 a 0, Ramón Diaz explicou a escolha por Paulo Henrique e elogiou a partida do lateral-direito.

— Todos os jogadores são do time que temos. São os jogadores que temos. E estão competindo, estão com muita gana, com muita gana. Entregam o máximo pela camisa, pelo clube. Eu estou muito feliz com cada jogador. E se você vê, Paulo, faz muito tempo que não jogava e jogou. E deu o máximo, e fez um grande jogo, para o meu ponto de vista. Contra um time que tem muita categoria, que vem de ganhar a Copa do Brasil. Então, estamos felizes com eles. Temos duas semanas para nos prepararmos o máximo. Para que possamos nos colocar bem – finalizou Ramón Diaz.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo