Brasileirão Série A

Ramón Diaz recupera jogadores e, com eles, o time do Vasco no Brasileiro

Jogadores pouco prestigiados ganharam espaço com o treinador argentino Ramón Diaz e podem ser símbolos da recuperação do Vasco

Dois jogadores pouco prestigiados até pouco tempo atrás estão se tornando nomes importantes da campanha de recuperação do Vasco neste Campeonato Brasileiro. O zagueiro Maicon e o volante Zé Gabriel ganharam espaço no time após a chegada do técnico Ramón Diaz e estão cada vez mais consolidados no elenco vascaíno. O meio-campista, inclusive, já é praticamente titular absoluto.

Zé Gabriel vive a situação mais inesperada dentro do elenco do Vasco. O volante foi contratado em fevereiro de 2022, ainda antes da transformação do clube em SAF. Logo quando chegou no Rio de Janeiro, durante o Carioca, foi utilizado pelo então técnico Zé Ricardo. Mas as atuações não agradaram e ele perdeu espaço durante a Série B. No Brasileiro, foram apenas dez partidas disputadas.

Sem espaço no time, ele chegou a ser afastado do elenco e ficou treinando separado em boa parte do começo do ano. O Vasco o avaliava como um jogador “negociável”, mas nenhum negócio foi feito. Assim, ele seguiu no clube e, em momento de crise no começo do Brasileiro, Maurício Barbieri voltou a utilizar Zé Gabriel. Mas as atuações seguiam abaixo do esperado e do que o time precisava.

Zé Gabriel virou titular absoluto sob o comando de Ramón Diaz (Foto: Icon sport)

Mas, após a chegada de Ramón Diaz, a situação mudou para Zé Gabriel. E uma chave parece ter virado também para o jogador. Titular desde a vitória sobre o Grêmio, ele começou atuando em cinco dos oito jogos sob o comando o técnico argentino. E cresceu de produção. O volante passou a ser importante na proteção da zaga e melhorou a saída de bola. Em muitos momentos durante as partidas, Zé Gabriel vai até os zagueiros buscar a bola e carrega o jogo para o meio, fazendo a distribuição da bola.

Coincidentemente ou não, foi justamente nesta partida contra o Grêmio em que o Vasco começou a sua campanha de recuperação no Brasileiro. Desde então, foram seis jogos, com três vitórias, dois empates e uma derrota.

Maicon ganha espaço e vira opção para a zaga

O zagueiro Maicon também vem ganhando espaço com Ramón Diaz. Contratado neste meio de temporada, mas antes do técnico argentino chegar, o experiente jogador demorou a ter oportunidades com o argentino. Maicon só foi ser utilizado nos minutos finais da vitória sobre o Atlético-MG, pela 20ª rodada – o quinto jogo sob o comando de Ramón Diaz. Antes disso, Capasso, Zé Vitor e Miranda tiveram oportunidade – e não corresponderam.

Na partida seguinte, com a suspensão de Léo, Maicon entrou como titular no duelo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, e fez partida segura, apesar da derrota. Havia a expectativa de que seria algo pontual, por causa do desfalque do capitão Léo. No entanto, contra o Bahia, Ramón Diaz voltou a usar Medel como volante, devido a suspensão de Zé Gabriel, e deixou Maicon na zaga. Sem Medel, suspenso, Zé Gabriel voltou contra o Fluminense e Maicon mais uma vez foi titular.

Maicon tem recebido oportunidades e ganhado a confiança do treinador (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Na próxima quinta-feira, com Zé Gabriel e Medel à disposição, Maicon poderia perder a vaga na zaga para o chileno. No entanto, existe a possibilidade de Léo ser poupado devido a uma torção no pé direito. Assim, Maicon pode ser titular ao lado do chileno.

A liderança e a experiência de Maicon têm agradado a comissão técnico de Ramón Diaz. Desde quando chegou ao clube, o técnico argentino ressaltou em algumas coletivas a necessidade de “envelhecer” o elenco e o time, que era composto por muitos jogadores jovens.

Assim, apostando na experiência de jogadores como Maicon e na vitalidade de outros, como Zé Gabriel, o Vasco iniciou a sua campanha de recuperação no Brasileirão. Com 11 pontos conquistados nos últimos 18 disputados, o clube agora tem 20 e está cinco atrás do Goiás e do Bahia, primeiros times fora da zona de rebaixamento. Na próxima quinta-feira (21), o Cruz-Maltino recebe o Coritiba, no jogo que vai marcar a volta da torcida em São Januário.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo