Brasileirão Série A

Sob olhares de pai de santo e com show da torcida, Santos goleia o Vasco na Vila

Em jogo quente, o Santos derrotou o Vasco por 4 a 1 e deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão

Empurrado pela torcida e sob os olhares do pai de santo Márcio de Ogum, o Santos venceu o Vasco, na tarde deste domingo (1º), por 4 a 1, na Vila Belmiro. Com o resultado, o Peixe chegou aos 27 pontos e deixou a zona de rebaixamento da competição pela primeira vez nas últimas sete rodadas. A equipe carioca, com 26 pontos, cai para a 16ª posição, e pode voltar para o Z4 caso o Goiás vença o Botafogo, no estádio Nilton Santos, às 20 horas (horário de Brasília) desta segunda-feira (2).

Os gols do jogo foram marcados por Marcos Leonardo, duas vezes, e Tomás Rincón, para o Santos. Vegetti descontou para o Vasco. Tudo no primeiro tempo da partida. Na segunda etapa, Soteldo fez o seu primeiro desde que retornou ao Peixe, em agosto do ano passado.

Pai de santo na Vila a convite do Peixe

Responsável por realizar um trabalho de umbanda no gramado e no vestiário da Vila Belmiro, no último dia 16, o pai de santo Márcio de Ogum, assistiu ao jogo das cadeiras cativas do estádio a convite do Santos.

Pai Marcio de Ogum na Vila Belmiro
Responsável por fazer um trabalho espiritual na Vila Belmiro, Pai Marcio de Ogum esteve no estádio (Foto: Bruno Lima)

Vale salientar que quando a Trivela publicou a reportagem sobre o trabalho espiritual, o clube alegou desconhecer o assunto.

Torcida leva o Santos aos gols

Com a bola rolando, o Santos se apresentou com uma entrega poucas vezes vistas nesta temporada. Nem mesmo a chuva foi capaz de esfriar os comandados de Marcelo Fernandes, que abriram o placar aos 15 minutos. Após sofrer pênalti, Marcos Leonardo foi para a cobrança e marcou o seu 10º gol no Brasileirão.

Em vantagem, o Peixe se organizou defensivamente para explorar os contra-ataques. E tudo funcionava para os donos da casa até uma sequência de erros numa rápida subida ao ataque. Lançado em velocidade, Lucas Lima partiu em direção ao goleiro Léo Jardim, mas demorou para finalizar e foi travado por Léo, que mandou a bola para escanteio.

Após a cobrança, Kevyson, com o Santos todo posicionado no ataque, tentou uma finalização de fora da área, que parou no meio do caminho. Ao afastar o perigo, o Vasco armou um contra-ataque com Gabriel Pec, que, ao ficar cara a cara com João Paulo, serviu Vegetti. O argentino, com o gol aberto, empatou o jogo.

Dois gols nos acréscimos

Quando o duelo, apesar de quente, se encontrava equilibrado, o Santos voltou a ficar em vantagem. Com o relógio já marcando 46 minutos, o venezuelano Tomás Rincón, que jogou com a braçadeira de capitão, aproveitou uma cobrança de escanteio e marcou o seu primeiro gol com a camisa santista.

O gol fez a Vila Belmiro explodir de alegria. E, enquanto os santistas ainda vibravam com o 2 a 1, veio o terceiro. Depois de Rincón ganhar uma disputa de bola na raça, no meio-campo, Jean Lucas ficou com a sobra e fez um lançamento milimétrico para Marcos Leonardo. Na grande área, o camisa 9, mesmo de pé esquerdo, mandou para o fundo das redes vascaínas.

Segundo tempo ferve na Vila

Em desvantagem, mas acreditando no empate, Ramón Diaz aproveitou o intervalo para mexer na equipe. Entraram Payet e Sebastian Pereira nos lugares de Praxedes e Zé Gabriel.

As mudanças não surtiram grande efeito. No embalo da torcida, o Santos seguiu criando as melhores chances. Marcos Leonardo até chegou a marcar o seu terceiro gol na partida, mas a arbitragem, com auxílio do VAR, anulou o lance por impedimento.

Com a vitória encaminhada, Soteldo, mesmo aos 15 minutos da segunda etapa, resolveu gastar o tempo no campo de ataque e iniciou uma sequência de dribles. Incomodado, Sebastian Pereira fez uma falta desnecessária.

Começou, então, uma confusão generalizada em campo. Depois de analisar tudo à distância, Anderson Daronco expulsou Lucas Lima, Rodrigo Fernández e Medel.

Soteldo marca e sai aplaudido pela torcida

Aos 30 minutos, Soteldo confirmou os três pontos para o Peixe. O camisa 10 do Peixe recebeu passe de Jean Lucas dentro da área e finalizou cruzado e com força. Sem chances para Léo Jardim: 4 a 1 no placar e festa na Vila Belmiro.

Já perto do final do jogo, o técnico Marcelo Fernandes, agora mais prestigiado do que nunca, sacou Soteldo e Rincón, que foram importantíssimos para a vitória santista, e colocou Furch e Camacho.

Convencidos de que não havia mais o que fazer, o Vasco, de maneira tímida e pouca inspirada, tentou diminuir o placar, mas em vão.

Próximos jogos de Santos e Vasco

Fora do Z4, o Santos terá a semana livre para se preparar para o clássico contra o Palmeiras, domingo (8), às 16 horas, na Arena Barueri. Já o Vasco visita o São Paulo, sábado (7), às 18h30, no Morumbi.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo