Brasileirão Série A

Tite monta o Flamengo com ‘especialistas’ para enfrentar o Cruzeiro

Rubro-Negro teve pouco tempo de preparação, mas mandará o que tem de melhor para o duelo deste domingo (30)

O Flamengo enfrenta o Cruzeiro neste domingo (30), em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. É mais um confronto direto na parte de cima da tabela, em período que Tite e companhia se sentem prejudicados pelos desfalques oriundos da Copa América. Apesar disso, o comandante teve uma série de boas notícias durante a preparação.

O departamento médico agiu, e o Flamengo conseguirá mandar aquilo que tem de melhor a campo. Dessa forma, o Rubro-Negro tirará os improvisos e focará nos especialistas contra o Cruzeiro.

Retorno importante

A principal notícia para o Flamengo ao longo das atividades foi a volta de Bruno Henrique. O atacante sofreu um trauma no pé durante a preparação para o jogo contra o Juventude e não viajou à Caxias do Sul. A Trivela apurou que o camisa 27 treinou sem restrições por dois dias consecutivos e estará à disposição neste domingo.

Bruno Henrique está de volta ao Flamengo após desfalcar contra o Juventude (Foto: Icon Sport)

O provável Flamengo

Com a volta do Rei dos Clássicos, Tite retomará o ataque sem improvisos. Victor Hugo retorna para o banco após atuação apagada diante do Juventude, e Bruno Henrique formará o trio ofensivo com Luiz Araújo e Pedro. As outras duas mudanças pontuais estarão atreladas à parte defensiva.

David Luiz, que viajou para Caxias do Sul, mas acabou sendo poupado do banco de reservas por conta de dores no joelho, volta ao time titular. Léo Pereira começará entre os suplentes, já que Tite tem preferência pelo especialista Ayrton Lucas na esquerda, ainda que o zagueiro tenha se virado melhor.

A última surpreendeu um pouco o torcedor: Léo Ortiz, destaque do time mesmo improvisado, não estará pela primeira vez nesse período de Copa América. A Trivela ouviu que o zagueiro não está com problemas físicos, mas apresentou desgaste acentuado e será preservado. As atuações como primeiro volante aumentaram a movimentação e, como consequência, diminuíram a resistência do atleta.

Nesses moldes, Tite esboçou o seguinte time para encarar o Cruzeiro: Rossi, Wesley, David Luiz, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Gerson e Lorran; Bruno Henrique, Luiz Araújo e Pedro. 

Cebolinha e Igor Jesus seguem fora, enquanto os cinco entregues à Copa América também. O Flamengo também teve uma baixa de última hora: Gabigol. O atacante foi afastado do elenco por conta das negociações por renovação e deve deixar o clube na janela de transferências que começa na segunda-feira (01).

Desenho da rodada é interessante

O empate do Botafogo com o Vasco neste sábado (29) foi o primeiro bom resultado da jornada. O Flamengo permaneceu na liderança e segue dependendo apenas de si para consumar a manutenção ao fim dos jogos. E os rivais também terão confrontos complicados.

O Bahia, terceiro colocado, enfrenta o São Paulo, fora de casa, se atentando para o tabu de Rogério Ceni contra o ex-clube. O Palmeiras, por sua vez, encara o Corinthians no derby que fecha a 13ª rodada do Brasileirão. Para o Flamengo, o dever de casa precisa ser feito enquanto seca os rivais.

  1. Flamengo – 24 pontos (+9 de saldo) – 12 jogos
  2. Botafogo – 24 pontos (+8 de saldo) – 13 jogos
  3. Bahia – 24 pontos (+7 de saldo) – 12 jogos
  4. Palmeiras – 23 pontos – 12 jogos
  • Vasco da Gama 1 x 1 Botafogo – 18h30 deste sábado
  • São Paulo x Bahia – 16h deste domingo
  • Flamengo x Cruzeiro – 18h30 deste domingo
  • Palmeiras x Corinthians – 20h desta segunda-feira
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo