Brasileirão Série A

Com titulares de volta, São Paulo já pode superar marca de Dorival no Brasileirão

São Paulo tenta vencer pela segunda vez como visitante neste Brasileirão no duelo com o Vitória

Luis Zubeldía descansou seus titulares para ter força máxima no São Paulo no duelo com o Vitória, neste domingo (5), às 16h (horário de Brasília), no Barradão, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A estratégia já funcionou na última quinta-feira (2), na vitória dos reservas por 3 a 1 sobre o Águia, no Mangueirão, pela Copa do Brasil. E pode fazer o Tricolor já superar uma marca (muito negativa) de sua campanha no Brasileirão de 2023.

Pois o São Paulo foi campeão inédito da Copa do Brasil com Dorival Júnior no ano passado foi também o São Paulo dono de sua pior campanha como visitante na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Na temporada passada, o Tricolor conseguiu apenas uma vitória nas 19 rodadas em que atuou fora de casa na competição.

E a equipe de Luis Zubeldía pode ultrapassar esta marca e chegar a dois triunfos no Brasileirão já neste domingo. Isso, o São Paulo conseguiu vencer como visitante pela primeira vez na atual edição do Campeonato Brasileiro ainda antes da chegada do argentino. Sob o comando do interino Milton Cruz, aplicou 3 a 0 no Atlético-GO em duelo no Antônio Accioly.

O atual treinador, aliás, conquistou suas duas vitórias no cargo até agora em partidas longe do MorumBIS. Além de vencer o Águia, o Tricolor também bateu o Barcelona-EQU por 2 a 0 em Guayaquil pela Libertadores, na partida que marcou a estreia do técnico no comando da equipe.

— Em equipes como o São Paulo é partida a partida. Agora, já terminou a partida, tenho que pensar na seguinte. Ganhamos, ganhamos bem. Tem coisas a melhorar. Eu gostaria de ter ganho de cinco, seis a um. É um resultado justo, que nos obriga a seguir melhorando. O futebol é confiança, é emocional. Mas para estar com confiança e emocionalmente bem, é muito importante a ideia de jogo. Muito importante. Seguiremos trabalhando sobre a ideia de jogo para que o jogador responda cada vez melhor — disse o treinador após a partida em Belém.

São Paulo fez sua pior campanha como visitante na história

Em 2023, a primeira vitória fora de casa da equipe veio apenas na 36ª rodada, no penúltimo jogo como visitante na competição. A equipe venceu o Bahia por 1 a 0, na Fonte Nova, com gol marcado por Caio Paulista. Mesmo assim, a falta de pontos fora fez o clube encerrar o Campeonato Brasileiro com sua pior campanha da história nas partidas longe do MorumBIS.

Enquanto teve uma das melhores campanhas como mandante, o Tricolor esteve muito perto de ser o único clube da história a permanecer na Série A sem vencer uma partida sequer como visitante. O São Paulo fechou o Brasileirão com míseros 19,3% de aproveitamento fora de casa, com apenas uma vitória, oito empates e dez derrotas — uma delas, a traumática goleada por 5 a 0 para o Palmeiras no Allianz Parque. Só o América-MG, com 12,96% consegue ir pior que o clube. Antes de 2023, a campanha mais fraca do clube como visitante havia sido a de 2017, com 26,23% de aproveitamento.

> São Paulo como visitante no Brasileirão 2023

  • 19 jogos
  • 1 vitória
  • 8 empates
  • 10 derrotas
  • 19,3% de aproveitamento
Titulares voltam ao São Paulo para enfrentar o Vitória (Divulgação/São Paulo)

Titulares voltam contra o Vitória

Neste domingo, o São Paulo terá o retorno de seus titulares para sair do Barradão com uma vitória. Em meio a uma sequência de cinco jogos em 14 dias — dos quais quatro, fora de casa — Zubeldía adotou um rodízio em seu elenco. Os reservas foram a campo na vitória por 3 a 1 sobre o Águia justamente para descansar os atletas mais desgastados do grupo, de olho tanto na partida contra o Vitória, quanto no duelo com o Cobresal, em Calama, pela Libertadores, na próxima quarta-feira (8).

— Era o momento de, por lesões ou para fazer descansar alguns jogadores, este era o momento. Mas tinha que ganhar hoje. Por isso, felicito a equipe. Se em algum momento a equipe sente o desgaste, que creio que é o que está ocorrendo, o elenco tem que dar resposta. E esse pode ser o êxito do treinamento — explicou o treinador.

Os próximos três jogos do São Paulo

  • Vitória x São Paulo — Brasileirão — domingo, 5 de maio, às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (TV por assinatura)
  • Cobresal-CHI x São Paulo — Libertadores — quarta-feira, 8 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Paramount + (streaming)
  • São Paulo x Fluminense — Brasileirão — segunda-feira, 13 de maio, às 19h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo