Por que clássico com o Palmeiras é chance perfeita para o São Paulo enfim vencer fora no Brasileirão
Retrospecto recente no Allianz Parque e vantagem contra Abel Ferreira animam São Paulo para o Choque-Rei desta quarta-feira contra o Palmeiras
O São Paulo não sabe o que é vencer como visitante no Brasileirão há tanto tempo, que a sua última vitória fora de casa pela competição está prestes a fazer aniversário de um ano. A equipe de Dorival Júnior ainda não ganhou uma partida sequer longe do Morumbi no Campeonato Brasileiro em 2023. Mas o clássico com o Palmeiras, nesta quarta-feira (25), às 20h (horário de Brasília), no Allianz Parque, pela 29ª rodada, é a chance perfeita para reverter este quadro tão ingrato.
E o motivo para isso não é (apenas) a instabilidade do rival que vive ao lado, separado por apenas um muro do CT da Barra Funda. O Palmeiras até chega ao Choque-Rei escudado pela vitória sobre o Coritiba, no último fim de semana. Mas antes disso, eram seis jogos sem vencer, naquele que foi chamado de pior momento da era Abel Ferreira pelo auxiliar Vitor Castanheira.
O São Paulo pisará o gramado do Allianz Parque sob retrospecto positivo. Dos rivais paulistas, o Tricolor é o único que faz frente ao treinador português desde que ele chegou ao Brasil em novembro de 2020. A equipe já deu amostras de que se sente bem à vontade quando atua na grama sintética da casa palmeirense. Uma delas, aliás, bem recentemente, sob o comando de Dorival Júnior.
No último Choque-Rei, o São Paulo venceu o Palmeiras por 2 a 1 no Allianz Parque com uma atuação de luxo para carimbar a vaga na semifinal da Copa do Brasil. A equipe já havia vencido a ida, no Morumbi, por 1 a 0. Fora de casa, até saiu atrás no placar, mas foi mero contratempo até Caio Paulista e David marcarem os gols da virada.
Retrospecto no Allianz anima
Mas os motivos para os são-paulinos se sentirem bem no Allianz parque vão além desta última vez. O Choque-Rei desta quarta será o décimo desde que Abel assumiu o Palmeiras. Nos nove clássicos anteriores, o retrospecto é de equilíbrio total. São três vitórias para cada lado e mais três empates de 2021 para cá.
De quebra, o Tricolor não perde para o Palmeiras como visitante há mais de um ano. A última vez foi em julho de 2022, em uma derrota para festejar: após o 1 a 0 no tempo normal, o São Paulo conquistou a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil nos pênaltis. Desde então, são mais três jogos, com dois empates e uma vitória tricolor.
São Paulo no Allianz na era Abel
- 9 jogos
- 3 vitórias
- 3 empates
- 3 derrotas
São Paulo é carrasco de Abel
Abel Ferreira chegou ao Brasil em novembro de 2020 e reina absoluto em clássicos desde então… Menos quando o assunto é enfrentar o São Paulo. O Tricolor é disparado o rival que mais vezes cruzou o caminho do treinador, com direito a jogos de título (um Paulistão para cada lado) e eliminatórios (nestes, os são-paulinos levam vantagem). A vantagem é são-paulina e com alguma folga.
Em 20 clássicos até agora, são oito vitórias do São Paulo, além de seis empates e seis triunfos palmeirenses. A comparação com os outros rivais mostra como o Tricolor é o único adversário local que consegue fazer frente a Abel.
O Santos só foi conseguir vencer o Palmeiras sob o comando do português no último clássico, na Arena Barueri. Ao todo, são oito vitórias palmeirenses, dois empates e esta única vitória isolada. Contra o Corinthians, Abel soma seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Abel Ferreira em clássicos:
- Contra o São Paulo: 40% de aproveitamento
- Contra o Corinthians: 66,6% de aproveitamento
- Contra o Santos: 78,7% de aproveitamento
A última vitória fora de casa no Brasileirão
Todas estas estatísticas positivas esbarram no que é a campanha do São Paulo no Brasileirão em 2023. O Tricolor é o único time além do lanterna América-MG que ainda não venceu como visitante na competição. Em 13 jogos, são seis empates, sete derrotas e míseros 15% de aproveitamento.
A última vitória fora de casa já completou 11 meses e está prestes a fazer aniversário. O São Paulo não vence longe do Morumbi pelo Campeonato Brasileiro desde 13 de novembro, na última rodada do Nacional do ano passado, quando goleou o Goiás na Serrinha.
Por isso, Dorival Júnior mantém a corda esticada no São Paulo, mesmo após a vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, no último fim de semana. O treinador diz que a equipe ainda corre riscos de rebaixamento e não pode se dar ao luxo de viver momentos de desconcentração.
– Nós naturalmente temos um jogo muito complicado, um clássico. Ele já define os momentos das equipes. Todos dizendo que o Palmeiras está com instabilidade, mas não deixa de ser uma grande equipe, difícil de se jogar. Foco total para fazer um grande jogo. Existe o risco e não pode ter desconcentração. Não pode ter em momento nenhum – ressalta Dorival.
O São Paulo enfrenta o Palmeiras no Choque-Rei desta quarta-feira (25), às 20h (horário de Brasília), pela 29ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o 10º colocado na tabela, com 38 pontos. São oito de vantagem para o Vasco, primeiro time no Z4.