Brasileirão Série A

São Paulo inicia mês com obrigação de vencer fora de casa por tranquilidade no Brasileirão

São Paulo se vê obrigado a vencer pela primeira vez fora de casa em mês com quatro jogos como visitante no Campeonato Brasileiro

Dorival Júnior mantém a corda do São Paulo esticada mesmo após a conquista do título inédito, porque ele sabe que a equipe ainda está em débito no Brasileirão. As duas vitórias seguidas – com direito a virada por 2 a 1 sobre o Corinthians, no Majestoso – trouxeram mais tranquilidade. Mas o Tricolor ainda precisa quebrar uma marca incômoda no Campeonato Brasileiro: a de ainda não ter vencido fora de casa pela competição.

O mês de outubro é perfeito para isso. A equipe fará apenas duas partida no Morumbi, contra Grêmio e Cruzeiro, e outras quatro como visitante. A primeira delas é neste sábado (7), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Vasco, em São Januário, pela 26ª rodada do Brasileirão. Dos próximos cinco confrontos, quatro são como longe de casa.

O São Paulo tem obrigação de vencer ao menos um desses confrontos fora de casa para se distanciar de vez do Z4 e ocupar uma posição mais tranquila na tabela do Campeonato Brasileiro. E olha que os seis pontos somados nos últimos dois jogos, contra Coritiba e Corinthians, já ajudaram a equipe a respirar na competição.

Dorival admite que São Paulo ainda não está tranquilo no Brasileirão (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Antes dessas duas vitórias, o Tricolor vivia uma sequência de oito jogos sem vencer e convivia com a proximidade com a zona de rebaixamento. Hoje, a distância para o Vasco, primeiro time do Z4, é de seis pontos. O São Paulo está em 10º, com 32, contra 26 do Cruz-Maltino. Um elemento decisivo a mais para o duelo deste sábado.

– Não temos essa tranquilidade. Queremos uma posição melhor do que a que temos nesse momento. Seis pontos são importantes, mas já ficaram para trás. São apenas uma pequena recuperação. O que temos que ter é consciência de que o campeonato é muito difícil. Por isso, vamos procurar estar sempre com a melhor formação possível em busca dos melhores resultados – disse Dorival, na última entrevista coletiva.

O outubro do São Paulo

  • 07/10 – Vasco x São Paulo – 26ª rodada do Brasileirão
  • 18/10 – Goiás x São Paulo – 27ª rodada do Brasileirão
  • 22/10 – São Paulo x Grêmio – 28ª rodada do Brasileirão
  • 25/10 – Palmeiras x São Paulo – 29ª rodada do Brasileirão
  • 27/10 – Athletico-PR x São Paulo – 30ª rodada do Brasileirão
  • 31/10 – São Paulo x Cruzeiro – 31ª rodada do Brasileirão

Campanha de Z4 fora de casa

O São Paulo hoje ainda precisa de resultados no Brasileirão muito por conta de sua campanha nos jogos longe do Morumbi. O Tricolor e o vice-lanterna América-MG são os únicos times que ainda não venceram fora de casa na competição. A equipe tem o terceiro pior aproveitamento como visitante no Brasileirão, à frente também do Coritiba, atual lanterna.

Caso o São Paulo não vença o Vasco, completará 11 meses desde a última vitória fora do Morumbi pelo Brasileirão. Foi em 13 de novembro, contra o Goiás, pela última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. No geral, o último triunfo como visitante traz boas lembranças bem recentes: o 1 a 0 sobre o Flamengo, na final da Copa do Brasil, no Maracanã.

São Paulo como visitante no Brasileirão

  • 11 jogos
  • 0 vitórias
  • 5 empates
  • 6 derrotas
  • 15,1% de aproveitamento (3º pior retrospecto)

Clube quer tranquilidade para planejar 2024

Os esforços do clube para ir bem no Brasileirão têm muito mais a ver com 2024 do que com a temporada atual. Até porque o São Paulo já tem vaga garantida na Libertadores de 2024 via Copa do Brasil e está muito distante de sequer poder sonhar com a briga pelo título contra o Botafogo.

Dorival Júnior quer deixar a equipe em situação confortável no Brasileirão para poder acelerar o planejamento da próxima temporada nas conversas com a diretoria. Esta semana sem jogos já ajudou, e o clube pretende aproveitar também a Data Fifa para avançar nas definições para 2024. Em pauta, estarão as renovações muito prováveis de Rafinha e de Lucas Moura, a compra já prevista de Caio Paulista e também reforços. Dorival quer ao menos dois ou três nomes a nível de titularidade para o ano que vem.

– Nem começamos o planejamento, nem temos como fazê-lo. Estávamos numa situação complicada até seis pontos atrás. Temos que fazer todas as avaliações possíveis. E temos que trazer no mínimo dois ou três nomes do nível desses que chegaram. Todos estão sendo avaliados, para que erremos menos possível no ano que vem – ressaltou Dorival no último sábado.

Desfalques contra o Vasco

Dorival Júnior tem três desfalques por suspensão para enfrentar o Vasco: Rafinha, Lucas Beraldo e Calleri receberam o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians e desfalcam a equipe. Nathan e Alan Franco serão os substitutos na lateral e na defesa. A tendência é de que Luciano seja o escolhido para atuar no lugar do argentino. Mas Juan também é possibilidade na equipe.

O São Paulo enfrenta o Vasco em São Januário neste sábado (7), às 18h30 (horário de Brasília), em São Januário, pela 26ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o 10º colocado na tabela da competição, com 32 pontos somados.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo