Brasileirão Série A

Rafinha irá se aposentar pelo Bayern, e convite faz justiça à carreira do lateral na Alemanha

Bayern abre as portas para Rafinha encerrar a carreira em 2024, mas renovação com São Paulo deve acontecer

Aos 38 anos, Rafinha já disse e repetiu que 2024 será o último ano de sua carreira. A decisão já está tomada, ainda que cercada de dúvidas pelo lateral. O capitão do título da Copa do Brasil pretende, sim, renovar com o São Paulo, mas ainda não sabe até quando irá atuar como profissional. Agora, ao menos uma certeza, ele tem: a despedida será pelo Bayern de Munique.

Ao chegar à festa do título, na última terça-feira (3), em uma casa de eventos na capital paulista, Rafinha revelou que o clube bávaro o procurou para retornar à Alemanha na próxima temporada. O convite partiu de Karl-Heinz Rummenigge, ídolo, ex-CEO e conselheiro do clube bávaro. E o lateral aceitou o convite.

Mas são-paulinos, calma. Isso não significa que o jogador deixará o São Paulo. O plano é que Rafinha volte a vestir a camisa do Bayern para uma última partida, a de despedida, antes de se aposentar. A intenção do lateral é de renovar seu contrato para seguir no clube ao menos até a metade de 2024.

–  Rummenigge e toda diretoria do Bayern abriram as portas para eu encerrar minha carreira lá. Para mim foi um prêmio gigantesco ouvir isso do Bayern de Munique. Fico feliz, claro que seja um jogo, mas é uma possibilidade e quero fazer dessa forma porque minha carreira toda foi feita na Alemanha. Acho que para coroar minha carreira, jogar mais um jogo pelo Bayern de Munique não seria nada mal. É um desejo que eu também tenho. Meu último jogo será lá, isso eu posso afirmar – contou Rafinha.

Convite faz jus à história do lateral

O convite do Bayern faz justiça à longa história que Rafinha escreveu em oito temporadas pela equipe. Aliás, são ao todo 13 anos de Alemanha, com uma passagem anterior pelo Schalke 04. Não é à toa que o lateral é ídolo da torcida e considerado também uma lenda no clube. Prova disso é que ele viajou para Munique em julho deste ano para receber uma homenagem pelos serviços prestados, durante um jogo festivo que reuniu craques do passado em um duelo com o Borussia Dortmund.

Rafinha até foi reserva durante boa parte dessas oito temporadas, em uma disputa ingrata por posição com Phillip Lahm na lateral direita. Mas isso em nada diminui os feitos do brasileiro na Baviera e muito menos tem impacto no status que ele tem por lá.

Em oito temporadas, Rafinha atuou em 266 partidas – uma média de 33 por temporada –, com um total de 23 assistências e seis gols marcados. Mas o número mais emblemático é o de títulos. Foram ao todo 18 taças conquistadas, mais de duas por ano.

A temporada mais importante foi a de 2012/13, em que o clube conquistou a tríplice coroa. Foi campeão da Bundesliga, da Liga dos Campeões da Europa e da Copa da Alemanha, além do título do Mundial de Clubes, em 2013. Rafinha tem ao todo sete títulos da Bundesliga e quatro da Copas da Alemanha no currículo.

E a renovação com o São Paulo?

Muito antes de viajar à Alemanha para se despedir do futebol, Rafinha deve renovar com o São Paulo para a próxima temporada. O clube prepara um contrato por mais uma temporada para o lateral, mas com possibilidade de antecipar o fim do vínculo no meio de 2024.

– Eu quero me aposentar no ano que vem, não sei se vou parar no meio do ano ou no final do ano. Fico feliz, também quero ficar aqui. Todo mundo sabe o carinho que eu tenho pelo São Paulo. Não é porque conquistou agora que eu quero ficar. Ano passado perdemos todos os campeonatos que disputamos e eu também fiquei. Todo mundo sabe o sentimento que eu tenho pelo São Paulo. Fico feliz de ter conquistado esse ano. Acho que vai dar tudo certo. A nossa questão é fácil, eu quero ficar e o clube também quer. Temos muitos jogos pelo Brasileiro, vai ter tempo para conversar – disse Rafinha.

A ideia de contrato que será proposta pelo São Paulo elimina aquela que é a principal dúvida do lateral antes de decidir seu futuro. Rafinha revelou recentemente que convive com muitas dores e que, por isso, não sabe se aguentaria atuar por mais uma temporada completa. A possibilidade e encerrar o vínculo antes do fim do ano dá tranquilidade para ele renovar e decidir quanto tempo jogará ao longo de 2024.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo