Brasileirão Série A

Rafinha diz que já tomou decisão, mas ainda tem questões a pensar sobre futuro no São Paulo

Lateral disse que pretende se aposentar apenas em 2024, mas segue com dúvidas sobre renovar e seguir no São Paulo

Rafinha mal teve tempo de comemorar a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Corinthians, no último sábado (30), no Morumbi, pela 25ª rodada do Brasileirão. Ainda no gramado, o lateral-direito de 38 anos concedeu entrevista à transmissão do Canal Premiere e garantiu que a decisão sobre o futuro estava tomada: ele no ano que vem, ele “irá parar, sim”.

O capitão do título inédito da Copa do Brasil ainda se disse um privilegiado por poder viver os momentos vitoriosos recentes pelo time do coração já na reta final da carreira. Mas a verdade é que a declaração, de imediato, De imediato, despertou dúvidas entre os jornalistas na zona mista do Morumbi. A frase ” no ano que vem vou parar” abriu margem para especulações sobre quando em 2024 será a aposentadoria. Poderia ser em janeiro, junho, dezembro… Por aí vai.

Minutos mais tarde, a questão foi respondida. O próprio Rafinha afirmou por interlocutores que ele irá parar, sim, em 2024. Mas será ou na metade do ano, ou ao final da próxima temporada. Esta foi a intenção de sua fala na saída de campo.

Mas a Trivela apurou com pessoas próximas ao lateral que o próprio jogador ainda não sabe se dará sequência à carreira no ano que vem, ou se anuncia a aposentadoria já em dezembro. O relato é de que Rafinha carrega esta dúvida no dia a dia e inclusive muda frequentemente de ideia. “Um dia quer uma coisa, outro dia quer outra” foi a frase ouvida pela reportagem.

“Já vivi grandes emoções na minha carreira. A gente brinca. O pessoal da assessoria manda eu fechar a boca, parar de falar que vou me aposentar. Mas é a realidade, no ano que vem vou parar, sim, está decidido. Sou privilegiado de viver esses momentos, jogando no meu time de coração e desfrutando de momentos assim, com o Morumbi cheio é difícil de ganhar da gente”. (Rafinha)

A dúvida de Rafinha

A principal dúvida de Rafinha tem a ver com a condição física para suportar mais uma temporada. E aqui não estamos falando de níveis intensidades, ou capacidade. O lateral atuou em 36 das 58 partidas do São Paulo na temporada e foi titular em 32 delas.

A questão é que Rafinha revelou recentemente que tem sentido muitas dores e, por isso, não sabe se aguentará mais uma temporada. A declaração no último sábado pode ser interpretada tanto como um ponto positivo, de que ele pretende, sim, seguir atuando, como pelo viés negativo. Como se fosse um aviso do que vem pela frente.

O técnico Dorival Júnior, por sua vez, afirma que deixará a decisão totalmente para o jogador e que não irá conversar com Rafinha para tentar “convencê-lo” a permanecer para 2024. O treinador disse que o capitão sabe bem de sua importância para o clube. O mesmo caso vale para Lucas Moura, que também tem contrato apenas até o final do ano, mas ainda dará sequência à carreira, seja no São Paulo, ou em outro clube.

– Não vou conversar com Lucas e Rafinha, porque eles sabem que são importantes para a gente. Não gostaria de perder nenhum deles, até porque para ganharmos o Lucas, foi um trabalho criterioso a todo a diretoria para que estivesse conosco – disse o treinador em entrevista após a vitória sobre o Corinthians.

São Paulo quer renovar o contrato

A diretoria do São Paulo, por sua vez, conta com Rafinha como peça importante para o projeto da próxima temporada. Os dirigentes pretendem conversar com o atleta em breve para definir a sua renovação – ou despedida. A intenção do clube é oferecer mais um ano de contrato para o lateral-direito de 38 anos. Mas pelas falas recentes do jogador, o novo vínculo pode ser mais curto, até o meio do ano.

Lembrando que o primeiro semestre reserva ao São Paulo a disputa da fase de grupos da Libertadores. O clube também disputará logo no início de 2024 a Supercopa do Brasil, em duelo com o campeão brasileiro deste ano. Trata-se de mais um título inédito que o clube pode conquistar.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo