Brasileirão Série A

São Paulo faz campanha superior à do líder no Brasileirão desde o título da Copa do Brasil

Desde então, o São Paulo fez nove partidas no Brasileirão, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, com 62,9% de aproveitamento

Dorival Júnior repete insistentemente a cada entrevista coletiva que o São Paulo ainda precisa somar pontos no Brasileirão, mesmo com vaga já garantida na Libertadores de 2024. Virou a tônica do discurso do treinador, e a equipe faz questão de traduzir em campo as palavras de seu comandante. Prova disso é que o Tricolor tem aproveitamento superior até mesmo à campanha do líder Botafogo desde que ergueu o título da Copa do Brasil.

O São Paulo festejou a conquista inédita em 24 de setembro, após um empate em 1 a 1 com o Flamengo no Morumbi. Desde então, a equipe fez nove partidas no Brasileirão, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. O aproveitamento neste período foi de 62,9%.

Se o Tricolor tivesse mantido este rendimento ao longo de todo o campeonato, estaria na liderança do Brasileirão. O Botafogo, atual líder do campeonato, tem 59 pontos e um aproveitamento total de 61,4%.

São Paulo após Copa do Brasil
  • 9 jogos
  • 5 vitórias
  • 2 empates
  • 2 derrotas
  • 10 gols feitos
  • 10 gols sofridos
  • Aproveitamento: 62,9%

A comparação, obviamente, é apenas hipotética. O próprio Dorival Júnior reitera frequentemente que era impossível a equipe manter um aproveitamento elevado no Brasileirão enquanto disputava também a Copa do Brasil e a Sul-Americana. A prioridade ao longo dos anos foi dirigida às copas. Mas o treinador também admitiu que a vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino – um dos candidatos ao título – na última quarta-feira (8), na Vila Belmiro, deixou um gostinho de que a equipe poderia, sim, brigar na parte de cima da tabela.

– É uma satisfação poder estar vendo o São Paulo jogando da forma como está. Cria-se uma possibilidade? (de que o São Paulo poderia estar na briga pelo título) Talvez. Mas você estar em três frentes, e fomos a última equipe a sair dessas competições, é muito complicado. Eu fico satisfeito porque depois que finalizamos a Copa do Brasil, nos voltamos ao Brasileiro, e hoje acredito eu seja a quinta vitória, com dois empates e duas derrotas. A equipe está brigando, tentando fazer o melhor resultado possível, e isso é o mais importante – disse o treinador após a vitória sobre o Bragantino.

Dorival sempre muda o time e mantém regularidade

Durante estes noves jogos, o São Paulo amargou uma vergonhosa goleada por 5 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque. Foi um ponto baixo muito fora da curva para uma equipe que conseguiu manter a regularidade mesmo com muitas mudanças a cada partida.

Dorival Júnior usou nove escalações diferentes nestes nove jogos. As alterações ora foram forçadas por suspensões ou lesões e ora por opção técnica. Desde a final da Copa do Brasil, o treinador perdeu Calleri, Lucas Moura e Rodrigo Nestor – apenas o camisa 7 voltará nesta temporada. Além disso, James Rodríguez foi baixa em algumas partidas.

O técnico ainda aproveitou para começar a fazer alguns testes de olho em 2024, especialmente no ataque. Erison, David e Juan alternaram a titularidade na vaga de Calleri. Na lateral esquerda, Caio Paulista e Welington fazem uma espécie de rodízio. Tudo isso acontece, vem acontecendo e irá acontecer ainda mais. O treinador pretende fazer mais observações a partir de agora, com expectativa de que o Tricolor siga performando em campo.

– Dentro de uma possibilidade, é natural que possa acontecer (mais mudanças). Tem alguns jogadores que vieram de lesões muito sérias em uma longa recuperação. Caso do Erison, que hoje tomou a frente e fez o gol de pênalti com muita personalidade. O David, que teve poucas oportunidades comigo. Méndez, é uma verdade, um dos jogadores que eu menos dei oportunidades, muito pela nossa formação de meio-campo. Mas é um profissional muito sério, muito dedicado. Temos que reconhecer isso em algum momento também – ressalta o técnico.

Campanha fora é o grande problema

Todos esses números deixam um sabor ainda mais amargo sobre a campanha do São Paulo como visitante no Campeonato Brasileiro. Ao lado do lanterna e já rebaixado América-MG, o Tricolor é uma das duas equipes que ainda não venceram fora de casa no Brasileirão em 2023.

O clássico com o Santos será mais uma chance para a equipe encerrar esta escrita negativa. Do contrário, a última vitória como visitante na competição fará aniversário de um ano – mas sem motivo algum para comemorar. Foi em 18 de novembro, contra o Goiás, na última rodada do Brasileirão de 2022.

São Paulo tem campanha com aproveitamento de líder após a Copa do Brasil (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Na edição atual do Campeonato Brasileiro, o São Paulo somou apenas sete pontos em 15 jogos fora de casa. São sete empates e oito derrotas, com aproveitamento de apenas 15,56%.

– Eu quero fazer a melhor campanha possível. Não vamos abrir mão do Campeonato Brasileiro. Não vamos buscar só experiências. Vamos manter a postura que temos tido e dar uma resposta ao torcedor – disse o técnico Dorival Júnior, na entrevista coletiva após a partida.

Os próximos jogos do São Paulo

  • Santos x São Paulo – 34ª rodada do Brasileirão – sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília)
  • Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília)*
  • São Paulo x Cuiabá – 35ª rodada do Brasileirão – data e horário a definir
    *Jogo atrasado devido à final da Libertadores
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo