Brasileirão Série A

Forte contra o Z4, Santos terá 10 dias de trabalho para entrar na briga por vaga na Sul-Americana

Embalado pelas vitórias sobre Bahia, Vasco e Palmeiras, Santos pode mudar o foco no Brasileirão se vencer o Bragantino

Em êxtase após a vitória de virada sobre o Palmeiras, neste domingo (8), por 2 a 1, na Arena Barueri, o Santos atingiu os 30 pontos e abriu três da temida zona de rebaixamento. São três vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro e uma vaga na Copa Sul-Americana já aparecendo no horizonte. O técnico Marcelo Fernandes não quer uma mudança de foco no momento. Mas Jean Lucas, peça importante para o crescimento do Peixe na competição, já começa a se animar com a possibilidade.

Em entrevista na zona mista da Arena Barueri, onde o Santos nunca foi derrotado na história, o camisa 8 do Peixe afirmou que se a equipe ampliar essa sequência de vitórias na próxima rodada, contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, dia 19 de outubro, a equipe pode sonhar, sim, com uma vaga na competição continental.

– Um passo de cada vez. Não conquistamos nada com essas três vitórias. Porém, é claro que saindo definitivamente dessa situação de luta contra o rebaixamento, temos que almejar coisas melhores para o clube no ano que vem. Vamos trabalhar com calma. Teremos 10 dias seguidos para trabalhar forte e encarar bem o Red Bull Bragantino. A partir daí, se vencermos, podemos brigar por esse objetivo na tabela. Creio que se isso acontecer (vencer) fica mais claro. Estamos em 14º ainda e com mais uma vitória podemos pensar em objetivos melhores – disse o meio-campista alvinegro.

Com farol alto em Corinthians, Inter e Cuiabá

Com a vitória sobre o Palmeiras, o Santos chegou aos 30 pontos e assumiu a 14ª colocação na tabela do Brasileirão. O Peixe tem um a menos do que o Corinthians e dois a menos do que Cuiabá e Internacional, que ocupam as duas últimas posições que dão vaga na Copa Sul-Americana.

O time da Vila Belmiro ainda tem confronto direto contra os três.

Vasco e Goiás só pelo retrovisor alvinegro

O triunfo sobre os comandados de Abel Ferreira, que não vê um bom ambiente no Alviverde, trouxe um pouco de paz ao Santos em relação ao Z4. Não que o Peixe esteja livre de qualquer risco. Mas agora tem o equivalente a uma rodada de vantagem sobre Vasco e Goiás, que abrem a zona de rebaixamento, empatados com 27 pontos.

Além disso, o Santos tem dois pontos a mais do que o Bahia e ultrapassou o Cruzeiro, que tem os mesmos 30 pontos do Peixe, mas um jogo a menos. No critério de desempate, o Alvinegro leva vantagem sobre os mineiros.

Santos diminui o risco de rebaixamento

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os três pontos conquistados sobre o Palmeiras fizeram o Santos reduzir consideravelmente as suas chances de queda. Agora o Peixe tem 21% de risco de queda à Série B do Brasileirão.

Probabilidade de rebaixamento

  • 98,2% América-MG
  • 91,3% Coritiba
  • 48,9% Goiás
  • 47,8% Vasco
  • 37,7% Bahia

Folga no CT Rei Pelé

Antes de começar a pensar no confronto contra o Red Bull Bragantino, que só será disputado depois da Data Fifa, o técnico Marcelo Fernandes decidiu dar dois dias de folga para o elenco. O Santos só voltará às atividades no CT Rei Pelé na próxima quarta-feira (11).

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo