Brasileirão Série A

Por que a Arena Barueri é trunfo do Santos para acabar com tabu de 3 anos contra o Palmeiras

Última vez que o Santos derrotou o Palmeiras foi no Campeonato Brasileiro de 2019, por 2 a 0, na Vila Belmiro

Embalado pelas duas vitórias consecutivas e por ter deixado a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Santos já se prepara para encarar o Palmeiras, domingo (8), às 16 horas (horário de Brasília), na Arena Barueri, pela 26ª rodada da competição. E os comandados de Marcelo Fernandes têm um tabu para defender: o Peixe nunca foi derrotado naquele que será o palco do clássico.

Desde que o estádio foi inaugurado, em 2007, o Santos disputou 11 compromissos no estádio e mantém a invencibilidade de cinco vitórias e seis empates. O duelo irá marcar o primeiro encontro entre santistas e palmeirenses na Arena Barueri.

O Alvinegro espera manter essa série de partidas sem derrotas no estádio para colocar fim em um tabu de três anos e 11 meses sem vitórias contra o Palmeiras. A última vez que o Peixe levou a melhor sobre o Alviverde foi em 2019, quando ganhou por 2 a 0, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.

Santos venceu clássicos no estádio

Ao longo dos 11 jogos disputados no estádio, dois deles foram clássicos regionais. E ambos contra o São Paulo. No primeiro, em 2010, pelo Campeonato Paulista daquela temporada, o Peixe derrotou o Tricolor paulista por 2 a 1. Já o segundo, em 2011, também pelo Estadual, o Santos superou o time do Morumbi por 2 a 0.

Empates frustrantes em 2022

Apesar da invencibilidade, o recente retrospecto do Santos na Arena Barueri não é positivo. No ano passado, para atender os torcedores do Peixe que moram na grande São Paulo e cidades próximas, o clube mandou duas partidas no estádio. A primeira, em maio, contra o Ceará, que terminou em um empate sem gols, enquanto o segundo, em novembro, o Peixe recebeu o Avaí por lá e frustrou a torcida com o placar de 1 a 1.

Quais foram os 11 jogos do Santos em Barueri?

  • 28/03/2009 – Santos 0x0 Grêmio Barueri
  • 17/10/2009 – Santos 0x0 Grêmio Barueri
  • 07/02/2010 – Santos 2×1 São Paulo
  • 25/09/2010 – Santos 4×1 Cruzeiro
  • 26/01/2011 – Santos 3×3 São Caetano
  • 30/01/2011 – Santos 2×0 São Paulo
  • 02/02/2012 – Santos 1×1 Oeste
  • 22/02/2012 – Santos 2×0 Comercial
  • 25/02/2012 – Santos 6×1 Ponte Preta
  • 21/05/2022 – Santos 0x0 Ceará
  • 05/11/2022 – Santos 1×1 Avaí

Ao todo, o Santos acumula o total de 21 gols marcados e oito sofridos nos compromissos em que disputou na Arena Barueri.

Desfalque de Soteldo e mais três

Manter essa invencibilidade não será missão fácil para o Santos. Além das dificuldades habituais que um clássico oferece, o técnico Marcelo Fernandes já sabe que não poderá contar com quatro jogadores, sendo três deles titulares.

O lateral-esquerdo Dodô e o atacante Soteldo estão suspensos por conta do terceiro cartão amarelos recebido na goleada aplicada sobre o Vasco, enquanto Lucas Lima e Rodrigo Fernández serão desfalques, pois foram expulsos contra a equipe carioca.

A diretoria alvinegra pediu à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que anulasse a advertência aplicada ao atacante venezuelano, mas a entidade decidiu manter a decisão tomada em campo pelo árbitro Anderson Daronco.

A intenção do Santos era de que a CBF corrigisse a punição, pois, o Peixe, entende que o Soteldo não se envolveu na confusão, tampouco ficou discutindo com os jogadores vascaínos após a entrada que recebeu de Sebástian Pereira. O camisa 10 apenas assistiu o desentendimento após iniciá-lo subindo em cima da bola.

Diante disso, Marcelo Fernandes tem mais três atividades no CT Rei Pelé para definir quem serão os substitutos escolhidos para começar o jogo no domingo, que, por determinação do governo do Estado de São Paulo, terá apenas torcedores do Palmeiras.

Por que a partida será na Arena Barueri?

Mandante do clássico, o Palmeiras transferiu o duelo com o Santos para a Arena Barueri por conta do show do cantor canadense The Weeknd no Allianz Parque. A apresentação do artista ocorrerá nos próximos dias 10 e 11 de outubro.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo