Brasileirão Série A

Santos: Joaquim supera oscilações e vira um dos principais garçons do elenco no Brasileirão

Sob o comando de Marcelo Fernandes, o zagueiro Joaquim teve importante participação em duas das últimas vitórias do Santos

Além de determinante para a recuperação do Santos no Campeonato Brasileiro, o técnico Marcelo Fernandes tem sido fundamental para o crescimento de um jogador do elenco: o zagueiro Joaquim. Desde que o treinador assumiu o comando da equipe, o defensor de 24 anos voltou ao time titular, tem passado confiança para a torcida e virou uma surpreendente arma ofensiva do Peixe nas últimas rodadas.

Antes da efetivação de Marcelo Fernandes, Joaquim vivia um momento de oscilação no Santos. Sob o comando de Diego Aguirre, ele foi deslocado para a lateral-direita, enquanto o canhoto Alex Nascimento passou a formar dupla na zaga central ao lado do recém-contratado João Basso.

A improvisação, inicialmente, não assustou Joaquim. Na emocionante vitória sobre o Grêmio, por exemplo, o zagueiro fez uma excelente partida e anulou as investidas do adversário com rápido Ferreirinha pelo lado direito da defesa santista. Para se ter uma ideia, o camisa 28 do Peixe ganhou nove dos 11 duelos em que esteve envolvido naquela partida contra os atacantes do Grêmio.

Contra o América-MG, o posicionamento foi mantido, mas a pífia atuação coletiva do Santos, que foi derrotado por 2 a 0, impediu qualquer jogador de se destacar. Pior do que isso: Joaquim foi sacado do time no jogo seguinte, contra o Cruzeiro, em que o Alvinegro foi atropelado por 3 a 0 em plena Vila Belmiro.

As mudanças que favoreceram Joaquim

O vexame contra a equipe mineira resultou na demissão de Aguirre. Com a missão de substituir o treinador uruguaio e achar uma fórmula para tirar o Santos da zona de rebaixamento do Brasileirão, Marcelo Fernandes prontamente mudou o esquema de jogo da equipe.

Ao invés do habitual 4-3-3, o Peixe passou a atuar no 3-5-2, com Joaquim posicionado no lado direito da defesa, João Basso centralizado e o lateral-esquerdo Dodô improvisado como zagueiro por aquela faixa do campo.

O primeiro objetivo com essa mudança foi alcançado rapidamente. O Santos, que vinha de 12 gols sofridos em cinco jogos, agora acumula três gols sofridos nas três partidas que disputou com essa distribuição em campo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Zagueiro garçom do Santos

Ocorre que contribuir para sanar o problema defensivo do Santos se tornou algo simples para Joaquim. O zagueiro queria mais. E passou a ser uma grande arma no ataque.

Bem explorado por Marcelo Fernandes nas jogadas de bola parada ofensivas, Joaquim foi primordial para a vitória santista sobre o Bahia, em Salvador, por 2 a 1, com duas assistências de cabeça. A primeira servindo a Marcos Leonardo, que completou com um lindo peixinho, e a segunda, já nos acréscimos do segundo tempo, deixando Julio César Furch livre para estufar as redes baianas, em um confronto direto na luta contra a rebaixamento.

Cirúrgico contra o Palmeiras

O roteiro se repetiu na vitória de virada sobre o Palmeiras, domingo (8), na Arena Barueri. Poucos minutos após os comandados de Abel Ferreira abrirem o placar, o Santos teve um escanteio e recorreu ao seu zagueiro garçom.

Depois de bola cruzada na primeira trave, Joaquim desviou de cabeça para a segunda trave e encontrou o venezuelano Tomás Rincón surgindo sozinho por toda a defesa palmeirense para empatar a partida aos 44 minutos do primeiro tempo.

Após o intervalo, o zagueiro, sabedor do quanto era importante não perder para o Palmeiras, teve mais uma atuação impecável na defesa. Foram sete duelos ganhos dos nove em que esteve envolvido, seis interceptações e três desarmes. De quebra, ele ainda viu os seus companheiros de ataque chegarem ao gol que sacramentou a vitória santista de virada, por 2 a 1.

Vice-líder em assistências do elenco

O passe para o gol de Rincón transformou Joaquim no segundo jogador do Santos com mais assistências no Brasileirão. Ele está empatado com Soteldo, que também tem três, e só se encontra atrás de Lucas Lima, com quatro.

Com a vitória sobre o Palmeiras, o Santos chegou aos 30 pontos e assumiu a 14ª colocação na tabela de classificação. São três pontos de vantagem para o Vasco, primeiro time da zona de rebaixamento, e apenas dois atrás do Internacional, que fecha a lista de times que vão à próxima edição da Copa Sul-Americana.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo