Brasileirão Série A

Como Rodrigo Caio conquistou Renato para reiniciar a carreira no Grêmio

Zagueiro de 30 anos foi regularizado no BID da CBF e deve ser relacionado para o jogo contra o Fortaleza

O Grêmio pode ter uma cara nova, ao menos no banco de reservas, para o jogo contra o Fortaleza, nesta quarta-feira (19), às 20h, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

O zagueiro Rodrigo Caio foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e está apto para estrear pelo Tricolor Gaúcho.

Se for utilizado, Rodrigo Caio voltará a jogar depois de mais de seis meses. A última partida do zagueiro de 30 anos foi no dia 3 de dezembro de 2023, em que entrou nos acréscimos da vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Cuiabá, em sua despedida, com homenagens, do Rubro-Negro Carioca no Maracanã.

Prejudicado por várias lesões no joelho, Rodrigo Caio não teve o contrato renovado com o Flamengo. O zagueiro estava sem clube desde a saída do Rubro-Negro Carioca, por quem conquistou 11 títulos, incluindo duas Copas Libertadores, Campeonatos Brasileiros e Copa do Brasil.

Rodrigo Caio chega com aval de Renato, que o comandou no Flamengo

O técnico Renato Gaúcho, que comandou Rodrigo Caio no Grêmio, revelou que conversou com o zagueiro para trazê-lo para o Tricolor no dia 20 de maio, em entrevista ao programa Boleiragem, do SporTV.

No dia 3 de junho, a contratação foi anunciada, com vínculo de seis meses e cláusulas de produtividade que possibilitam renovação.

Assim como Jemerson, outro zagueiro contratado pelo Grêmio, Rodrigo Caio foi integrado ao elenco, em Curitiba, no dia 5 de junho. Três dias depois, após o empate em 1 a 1 com o Estudiantes, pela Libertadores, Renato falou sobre a condição do ex-jogador do Flamengo.

— Excelente profissional. Precisa de poucos dias. Não é fácil estar cinco, seis meses longe do grupo, mas ele se encontra bem. Precisa de mais uma semana para fazer trabalhos físicos mais fortes para musculatura, mas pode ter certeza que estará em condições de nos ajudar. Vai continuar viajando com a gente, fazendo os trabalhos que necessita para daqui a pouco ficar à disposição — contou.

Renato poderá comandar o Grêmio contra o Flamengo. Foto: Leonardo Hübbe/IconSport

Por estar livre no mercado, Rodrigo Caio pôde ser inscrito pelo Grêmio antes da abertura da janela

Dez dias depois, o momento parece ter chegado. E só é possível por conta da regularização do jogador, que o departamento jurídico do Grêmio buscava junto à CBF.

Embora a janela de transferências só abra no dia 10 de julho, Rodrigo Caio podê ser inscrito porque estava livre no mercado não participou da primeira janela do ano. É diferente, por exemplo, do caso de Jemerson, que foi contratado do Atlético-MG.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo