Brasil

Jemerson chega ao Grêmio com status de titular em setor problemático

Anunciado pelo Tricolor Gaúcho, ex-jogador do Atlético-MG se apresenta no dia 10 de junho com a premissa de resolver problema na zaga gremista

O Grêmio anunciou, no final da manhã desta quarta-feira (22), a contratação de Jemerson. O zagueiro de 30 anos chega em definitivo do Atlético-MG e, após a realização de exames médicos, assinará contrato com o Tricolor Gaúcho até o final de 2026. Ele se apresenta no dia 10 de junho, mas só poderá atuar a partir de 10 de julho, quando abre a janela de transferências.

A negociação quase foi concretizada na janela de abril, criada para transferências de jogadores que atuaram nos campeonatos estaduais. O Grêmio acertou valores com o Atlético-MG, que recuou no último momento devido ao crescimento de Jemerson a partir da chegada de Gabriel Milito. Agora, no entanto, pesou o desejo do atleta de deixar o Galo.

Grêmio tem problemas na zaga, e espera que Jemerson os solucione

Jemerson virá para o Grêmio com status de titular. Tanto pelo seu retrospecto recente, em que vinha atuando com regularidade no Atlético-MG, quanto pelos problemas que o Tricolor Gaúcho apresenta em sua defesa desde o ano passado. Mesmo com o vice-campeonato, o time de Renato Portaluppi foi o quarto mais vazado do Brasileirão.

Ainda assim, e contando com a saída de Bruno Alves para Cuiabá, o Grêmio não contratou zagueiros para o início da temporada 2024. Em especial, devido à renovação de contrato de Geromel até a metade do ano. Entretanto, o ídolo gremista segue sofrendo com lesões. A última delas foi uma fratura no antebraço esquerdo, na vitória por 1 a 0 sobre o Estudiantes, no dia 23 de abril, pela Libertadores, por conta da qual precisou passar por cirurgia.

Somada à negociação de Bruno Uvini com o Vitória, a carência gremista virou não somente técnica, mas númerica. Atualmente, os zagueiros à disposição de Renato são Kannemann, o contestado Rodrigo Ely e os jovens Gustavo Martins e Natã. Jemerson deve ultrapassar rapidamente os três últimos na hierarquia e formar dupla com o argentino.

Além do agora ex-zagueiro do Atlético-MG, o Grêmio também negocia a contratação de Rodrigo Caio, como revelado por Renato ao programa Boleiragem, do SporTV, e confirmado pela Trivela. Porém, se vier, este chegará com status de aposta, já que sofreu muito com lesões no joelho e está sem clube desde a saída do Flamengo, ao final da temporada passada.

Como foi a passagem de Jemerson pelo Atlético-MG?

Jemerson foi revelado pelo Atlético-MG e vendido ao Monaco no início de 2016, após ter virado titular do time em 2014 e ajudado na campanha do título da Copa do Brasil, além de um 2015 em alto nível. O zagueiro voltou ao Galo em 2022, após passar ainda por Corinthians e Metz, e se tornou um dos titulares do time já na reta final daquele ano e em 2023 também.

Jemerson viveu altos e baixos na segunda passagem pelo Atletico-MG. O pior momento foi quando marcou o gol contra que deu a vitória para o Cruzeiro no primeiro clássico da história da Arena MRV. Ele já vivia um momento instável, e aquele jogo ajudou para que o torcedor pegasse ainda mais no seu pé.

O defensor terminou 2023 se recuperando. Em 2024, seguiu em bom nível, apesar de ter novamente marcado um gol contra (dessa vez, totalmente por acaso) no clássico contra o Cruzeiro na Arena. Jemerson era apontado pela torcida como o único zagueiro confiável fisicamente do Atlético, já que os outros (Fuchs, Lemos e Rabello) sofrem com muitas lesões. Além dos citados, o Galo conta com o jovem Rômulo, que deve ganhar mais oportunidades agora.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo