Brasil

Grêmio negocia contratação de Rodrigo Caio, sem clube desde a saída do Flamengo

Técnico gremista, Renato Portaluppi revelou conversas com o zagueiro de 30 anos, que teve continuidade no rubro-negro inviabilizada por lesões no joelho

O Grêmio tem negociação em andamento para contratar o zagueiro Rodrigo Caio, de 30 anos, que está sem clube desde a saída do Flamengo, no final de 2023. A informação foi revelada pelo próprio técnico gremista, Renato Portaluppi, em entrevista ao Boleiragem, do SporTV, na noite de segunda-feira (20), e confirmada pela Trivela.

— Vou te dar um nome em primeira mão que nem deveria. Estou torcendo muito, muito, para que a gente traga esse jogador. Já estamos conversando com ele, conversei com ele durante uns 40 minutos para saber se ele estava a fim, qual era a condição dele. É um profissional de alto nível, o cara joga muito. É o Rodrigo Caio — disse Renato.

Renato diz que Rodrigo Caio está bem, apesar dos problemas no joelho

O treinador do Grêmio comandou o zagueiro no Flamengo, em 2021. E não vê problema no histórico de lesões no joelho de Rodrigo Caio.

— É um cara que é novo, teve o problema no joelho, mas já está treinando por conta própria. Está bem, tenho conversado com ele. Vamos ver. Joga muito. Com certeza vai acrescentar muito ao nosso grupo. É um cara experiente, temos três competições dificílimas pela frente. Não vai jogar todos os jogos, se vier. Mas pode ter certeza que, quando jogar… ele é muito alto nível — reiterou Renato.

Zaga é prioridade do Grêmio no mercado de transferências

A zaga é uma posição prioritária para o Grêmio reforçar desde a temporada passada, em que, apesar do vice-campeonato brasileiro, teve a quarta defesa mais vazada da competição. Com a renovação de contrato de Geromel, ninguém foi contratado no início do ano. Porém, com o experiente zagueiro se recuperando de cirurgia no braço, e a saída de Bruno Uvini para o Vitória, o Tricolor Gaúcho não pode mais esperar.

Além de Rodrigo Caio, em abril o Grêmio tentou a contratação de Jemerson, do Atlético-MG. O Tricolor Gaúcho chegou aos valores pedidos pelo Galo, mas o clube mineiro recuou na última hora, devido ao crescimento do zagueiro a partir da chegada de Gabriel Milito. Não está descartado, entretanto, que o negócio aconteça na janela de transferências da metade do ano.

Rodrigo Caio está sem clube desde janeiro

Rodrigo Caio não teve o contrato renovado pelo Flamengo, mas, apesar do fim do ciclo, saiu pela porta da frente do clube. A despedida no Maracanã foi interessante para lembrar tudo pelo que o zagueiro passou no Rubro-Negro, entre títulos e glórias. Acabou sendo bom para os dois lados, já que ele pode ter oportunidades de ser útil em outra equipe, enquanto os cariocas abriram espaço para a contratação de Léo Ortiz.

O Xerife teve grande passagem pelo Flamengo, com mais de 150 partidas, e seis gols marcados. Também foram 11 títulos para a conta, incluindo duas Copas Libertadores, Campeonatos Brasileiros e Copa do Brasil. É um ídolo que ficará marcado como o melhor zagueiro no melhor time do Rubro-Negro neste século. Apesar disso, ainda ficou um gostinho de quero mais.

Se Rodrigo Caio teve desempenho absurdo em 2019, os anos seguintes acabaram marcados por lesões. O defensor pouco entrou em campo e teve que fazer mais duas cirurgias no joelho, que, atualmente, mostra sérias cicatrizes de guerra. Contudo, ele nunca perdeu o profissionalismo, e isso pode ser um trunfo para uma inesperada volta por cima no Grêmio de Renato.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo