Brasil

Grêmio encaminha contratação de Jemerson, titular do Atlético-MG

Jemerson é o zagueiro titular de Gabriel Milito, mas o técnico argentino vai perdê-lo para o Grêmio neste meio de ano

As movimentações do mercado de transferências no Brasil começaram bem antes do início da próxima janela se abrir, em 10 de julho. O Grêmio está bem próximo de contratar o zagueiro Jemerson, do Atlético-MG. Titular de Gabriel Milito, o defensor tem contrato com o Galo só até o fim do ano, e já foi convencido pelo Tricolor Gaúcho a mudar de clube já neste meio de ano.

Jemerson é cria do Atlético e está em sua segunda passagem pelo clube, tendo chegado em 2022. No momento, ele é titular de Gabriel Milito, sendo, muitas vezes, o único zagueiro de origem em campo, já que o treinador utiliza o volante Battaglia e o lateral-direito Saravia para completar o setor.

Mesmo titular, Jemerson no Atlético, Jemerson foi convencido pelo Grêmio a mudar de clube. O defensor já tinha tudo acertado com o Tricolo Gaúcho no fim da primeira janela de transferências, mas o Galo barrou a negociação. Agora, tudo caminha para o zagueiro rumar ao Sul do país e se juntar ao time de Renato Gaúcho. Ele está fora do jogo do Alvinegro pela Copa do Brasil nesta quarta-feira (22) justamente por conta dessa negociação.

O novo interesse gremista em Jemerson foi noticiado pela Itatiaia e confirmado pela Trivela.

Grêmio também negocia contratação de Rodrigo Caio

A zaga é uma posição prioritária para o Grêmio reforçar desde a temporada passada, em que, apesar do vice-campeonato brasileiro, teve a quarta defesa mais vazada da competição. Com a renovação de contrato de Geromel, ninguém foi contratado no início do ano. Porém, com o experiente zagueiro se recuperando de cirurgia no braço, e a saída de Bruno Uvini para o Vitória, o Tricolor Gaúcho não pode mais esperar.

Além de Jemerson, que já havia sido tentado em abril, o Grêmio também negocia a contratação de Rodrigo Caio. O zagueiro de 30 anos foi comandado por Renato Portaluppi no Flamengo, em 2021, e está sem clube desde a saída do Rubro-Negro Carioca, ao final da temporada passada. Devido aos graves problemas que sofreu no joelho, é um jogador que não deve atuar em todas as partidas, o que não inviabiliza a contratação de Jemerson.

No Atlético-MG, Jemerson teve momentos ruins em clássicos

Jemerson foi revelado pelo Atlético e vendido ao Monaco no início de 2016, após ter virado titular do time em 2014 e ajudado na campanha do título da Copa do Brasil, além de um 2015 em alto nível. O zagueiro voltou ao Galo em 2022, após passar ainda por Corinthians e Metz, e se tornou um dos titulares do time já na reta final daquele ano e em 2023 também.

Em 2024, se manteve entre os titulares, seja com Felipão ou com Milito. Jemerson viveu altos e baixos nessa segunda passagem pelo Galo. O pior momento foi quando marcou o gol contra que deu a vitória para o Cruzeiro no primeiro clássico da história da Arena MRV. Ele já vivia um momento instável, e aquele jogou ajudou para que o torcedor pegasse ainda mais no pé dele.

O defensor terminou 2023 se recuperando. Em 2024, seguiu em bom nível, apesar de ter novamente marcado um gol contra (dessa vez, totalmente por acaso) no clássico contra o Cruzeiro na Arena. Jemerson é apontado pela torcida como o único zagueiro confiável fisicamente do Atlético, já que os outros (Fuchs, Lemos e Rabello) sofrem com muitas lesões recentemente. Além dos citados, o Galo conta com o jovem Rômulo, que deve ganhar mais oportunidades agora.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo