Brasileirão Série A

Flamengo vence o Cuiabá com lambanças do VAR em tarde de homenagens a ídolos recentes

Pedro e Luiz Araújo se destacam, mas Filipe Luís e Rodrigo Caio são os donos da festa no Maracanã, em clima de nostalgia e despedida

O Flamengo venceu o Cuiabá por 2 a 1 na tarde deste domingo (03), em jogo válido pela 37ª rodada e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Rubro-Negro foram marcados por Luiz Araújo, grande destaque da partida, e Pedro, ambos ainda no primeiro tempo, enquanto o Dourado descontou com Clayson. O duelo também teve apelo por conta das despedidas de Filipe Luís e Rodrigo Caio, que não ficarão no clube em 2024.

Com o resultado, o Rubro-Negro atingiu os 66 pontos e reassumiu a terceira posição, a depender de um resultado que não seja a vitória do Botafogo diante do Cruzeiro, no Nilton Santos. O Dourado, por sua vez, não vai ser rebaixado, mas também não luta por Libertadores. Estacionado nos 47 pontos, o Cuiabá ocupa a 12ª colocação.

Flamengo faz o dever de casa e domina no primeiro tempo

Como era de se esperar, o Flamengo teve boa atuação nos primeiros 45 minutos contra o Cuiabá. Sofreu pouquíssimo na defesa, já que manteve a bola no campo de ataque ao longo de toda a etapa inicial. Somente um contra-ataque do Dourado assustou, mas Fabrício Bruno mostrou toda a sua velocidade para tirar. O destaque mesmo ficou com o ataque.

Luiz Araújo entrou em campo inspirado depois de começar dois jogos no banco e, depois de perder grande chance, abriu o placar em belo chute, no ângulo. Destaque para a trama de Gerson e Pedro, que culminou no gol. Depois disso, o Rubro-Negro vinha empilhando chances, mas esbarrava no goleiro Walter e na própria falta de pontaria. A equipe martelou, martelou e, já no fim, contou com a genialidade dos medalhões para ampliar.

O segundo gol do primeiro tempo teve excelente toque de bola do Flamengo, que começou com Gerson, passou por Léo Pereira até, finalmente, chegar em Luiz Araújo. O grande destaque do primeiro tocou para Arrascaeta que, com um cruzamento magistral, no estilo faz e me abraça, serviu Pedro. O centroavante não perdoou, deu números finais à etapa inicial e tranquilizou os rubro-negros no Maracanã.

Luiz Araújo comemora seu gol pelo Flamengo diante do Cuiabá, no Maracanã (Foto: PGG/Icon Sport)

No segundo tempo, o Flamengo tentou administrar o resultado e, de certa forma, foi dominante. Teve as melhores oportunidades, amassou o Cuiabá e poderia ter conseguido placar ainda mais elástico. Se o primeira etapa foi de Luiz Araújo, a segunda teve Cebolinha e Gerson como protagonistas, até que outros nomes entraram em cena: Rodrigo José Pereira de Lima e Gilberto Rodrigues Castro Júnior, árbitro e VAR, respectivamente.

A partida estava tranquila, mas a arbitragem fez questão de ser protagonista. Primeiro, o erro foi de Rodrigo, que marcou um pênalti inexistente, cometido por Pulgar, mas, nessa, ele acabou salvo pelo árbitro de vídeo. Após isso, o VAR que errou, ao chamar o juiz de campo para conferir lance em que, novamente, não houve a penalidade máxima. Cinco minutos depois, a infração foi assinlalada, e o Dourado diminuiu.

Com o gol, o clima, que era bom, ficou mais tenso no Maracanã. A cada chegada do Cuiabá, dava para sentir a ansiedade da arquibancada e dos próprios atletas do Flamengo. No fim deu tudo certo, e os jogadores tiveram a oportunidade de comemorar o fim de um ciclo vitorioso.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Homenagens para Filipe Luís e Rodrigo Caio

De saída, por não renovarem contrato, Filipe Luís e Rodrigo Caio tiveram dia de última dança no Maracanã. A dupla recebeu muitas homenagens, tanto do clube quanto da torcida, e estiveram em campo por bons minutos durante a vitória. Os mosaicos, sem dúvida, foram o ponto alto do dia, cada um com a sua reverência aos jogadores, que fizeram história no Flamengo.

Vitória deixa o Flamengo perto da vaga na Libertadores

O triunfo diante do Cuiabá foi fundamental para deixar o Rubro-Negro ainda mais perto da vaga direta na Libertadores, e a equipe só depende dela na rodada final para conseguir. O Flamengo retorna aos gramados na próxima quarta-feira (06), para enfrentar o São Paulo, a partir das 21h30 (de Brasília), no Morumbi. Será a rodada derradeira, que encerra a participação da equipe comandada por Tite no Campeonato Brasileiro.

Cuiabá já começa a se preparar para 2024

Sem pretensões na liga nacional, o Dourado se mantém na parte de baixo da tabela, mas sem nenhum risco de rebaixamento. O Cuiabá volta a campo na mesma data e horário do Flamengo, para enfrentar o Athletico Paranaense, na Arena Pantanal. O duelo é válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

Estatísticas de Flamengo x Cuiabá – Campeonato Brasileiro

  • Posse de bola: Flamengo 68% x 32% Cuiabá
  • Chutes: Flamengo 19 x 2 Cuiabá
  • Chutes a gol: Flamengo 6 x 1 Cuiabá
  • Gols: Flamengo – Luiz Araújo, aos 6′ do 1ºT e Pedro, aos 49′ do 1ºT; Cuiabá – Clayson, aos 34′ do 2ºT
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo