Brasileirão Série A

Por que o Fluminense pediu adiamento de jogo no Brasileirão

Enchentes no Rio Grande do Sul, playoffs da Copa Sul-Americana e regulamento do Campeonato Brasileiro fazem Flu pedir adiamento da 18ª rodada à CBF

Não bastasse a má fase dentro de campo, o Fluminense também tem problemas para resolver fora dele. Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Tricolor pediu um adiamento de seu jogo na 18ª rodada da competição.

A mudança na partida contra o Athletico-PR, que seria disputada no Maracanã neste fim de semana (14 ou 15/07), fez o Flu ter uma situação inusitada. Isso porque a equipe jogaria três jogos seguidos como visitante.

Mas por que o Fluminense quer adiar o jogo contra o Cuiabá?

CBF remaneja datas por enchentes no Rio Grande do Sul

Em função das enchentes no Rio Grande do Sul, a CBF precisou ajusar as datas no calendário. Grêmio, Internacional e Juventude tiveram partidas remarcadas no Brasileirão e na Copa do Brasil.

Juventude, Grêmio e Internacional tiveram jogos adiados pela CBF (Foto: Icon Sport)
Juventude, Grêmio e Internacional tiveram jogos adiados pela CBF (Foto: Icon Sport)

Assim, o confronto gaúcho entre Internacional x Juventude, pela terceira fase, acabou não acontecendo. Os jogos serão disputados na quarta-feira (10), no Beira-Rio, em Porto Alegre e no sábado (13), em Caxias do Sul.

Mas como isso afeta o Fluminense?

Fluminense pede adiamento de jogo da 18ª rodada à CBF

O Athletico-PR teve seu calendário alterado porque enfrentava o Ypiranga, de Erechim, no Rio Grande do Sul, na terceira fase da Copa do Brasil. Os paranaenses perderam o jogo de ida por 2 a 1.

A data foi remarcada justamente para este sábado (13), adiando o compromisso com o Fluminense. Desse jeito, o Tricolor terá três jogos seguidos como visitante.

Além da derrota sofrida para o Fortaleza no domingo (7), o Flu enfrenta o Criciúma na quinta (11) e teria o Cuiabá pela frente no outro domingo (21).

Fluminense perdeu para o Fortaleza e alcançou pior sequência de um time carioca no Brasileirão - Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC
Fluminense perdeu para o Fortaleza e alcançou pior sequência de um time carioca no Brasileirão – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC

Mesmo com uma folga de 10 dias entre os jogos, o Flu não poderia enfrentar o Athletico neste ínterim. Isso porque o Furacão disputará os playoffs da Copa Sul-Americana, que tampouco tinham datas previstas no calendário da CBF.

Sem opções, o Fluminense pede um adiamento da partida contra o Cuiabá baseado em caso de 2023. O regulamento do Campeonato Brasileiro considera que a sequência fere a isonomia da competição.

Red Bull Bragantino adiou jogo do Brasileirão em 2023

O próprio Fluminense foi o motivo de um adiamento em 2023. Classificado à final da Libertadores, o Tricolor viu a Conmebol solicitar que o Maracanã não tivesse jogos próximos à decisão.

Isso fez o Flamengo, que jogaria com o Red Bull Bragantino, precisar remarcar a partida que seria disputada em 28 de outubro. O problema é que o clube paulista jogaria três vezes seguidas fora de seus domínios.

Os paulistas, então, pediram à CBF um adiamento, e conseguiram. A tabela foi remanejada, e o Bragantino enfrentou o Fla apenas em 23 de novembro, no Maracanã. Os rubro-negros venceram por 1 a 0.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo