Brasileirão Série A

Fluminense tem pior jejum de vitórias dos cariocas nos pontos corridos do Brasileirão

Tricolor segue alcançando marcas nada animadoras em péssima campanha no Campeonato Brasileiro

O Fluminense perdeu mais uma, desta vez para o Fortaleza, e alcançou outras marcas inglórias para a conta em 2024. Um levantamento da Trivela aponta que o Tricolor alcançou a maior sequência sem vencer de um time carioca na história dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.

São 12 jogos em que o Flu sai de campo sem conquistar três pontos, com nove derrotas e três empates. O técnico Mano Menezes, que assumiu a equipe faz dois jogos, ainda não sabe o que é vencer. A derrota por 1 a 0 no Castelão fez o Fluminense se afundar ainda mais na lanterna.

O Tricolor só venceu uma vez na competição até aqui e já se vê a oito pontos de sair da zona de rebaixamento. Serão necessárias ao menos três rodadas, se tudo der certo, para que a situação fique menos pior. Mas pelo que demonstra em campo, o drama promete ser muito maior.

Fluminense supera sequências ruins de rivais no Brasileirão

O Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos em 2003. Os times cariocas sofreram e muito com o novo formato da competição.

O Vasco foi rebaixado à Série B quatro vezes (2008, 2013, 2015 e 2020), e o Botafogo, que já sofrera um descenso em 2002, voltou a cair duas vezes (2014 e 2020). Mas ninguém teve uma sequência tão ruim quanto a do Fluminense em 2024.

Fluminense perdeu para o Fortaleza e alcançou pior sequência de um time carioca no Brasileirão - Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC
Fluminense perdeu para o Fortaleza e alcançou pior sequência de um time carioca no Brasileirão – Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Curiosamente, o Tricolor superou cinco campanhas que não culminaram em rebaixamento para chegar na inglória marca. O Flu agora é responsável por quatro das 10 piores sequências dos cariocas nos pontos corridos, com 12, 11 e 10 (duas vezes) jogos sem vencer na competição.

Único grande do Rio de Janeiro que nunca foi rebaixado, o Flamengo ficou 10 jogos sem vencer em 2011. O Rubro-negro, entretanto, acabou a competição no quarto lugar e ainda chegou à Libertadores naquele ano.

O Flu, rebaixado em 1997, não voltou a cair para a segunda divisão na era dos pontos corridos, assim como Fla e São Paulo. Todos os outros clubes do G12 visitaram a Série B desde então.

Em 2013, o Tricolor terminou a competição na zona de rebaixamento, mas acabou salvo já que o Rubro-negro e a Portuguesa-SP feriram o regulamento e escalaram jogadores irregulares.

Confira as piores sequências dos cariocas nos pontos corridos do Brasileirão

Campanha Jogos sem vencer
Fluminense / 2024 12
Botafogo / 2023 11
Botafogo / 2009 11
Fluminense / 2009 11
Botafogo / 2004 11
Vasco da Gama / 2023 10
Botafogo / 2020 10
Flamengo / 2011 10
Fluminense / 2006 10
Fluminense / 2003 10

Rivais cariocas nunca tiveram início tão ruim de Brasileirão

Além da sequência ruim, o Fluminense ainda lida com um dos piores inícios de Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos.

A essa altura, Vasco e Flamengo marcaram 12 pontos em 2023 e 2004, respectivamente. O pior começo do Botafogo foi também em 2004, com 13. Nenhum deles foi rebaixado, mas são cinco e seis pontos a mais que o Tricolor, de todo jeito. 

A derrota para o Fortaleza ainda fez o Flu chegar ao terceiro pior início de Brasileirão na história. O Tricolor supera apenas Chapecoense (2021) e Avaí (2019), que acabaram rebaixados como lanternas.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo