Paulo Autuori estreia em Fortaleza x Cruzeiro atrasado e de grande importância
O Fortaleza recebe o Cruzeiro neste sábado (18), na Arena Castelão, às 18h30, em partida atrasada da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Anunciado como treinador interino do Cruzeiro até o final do Campeonato Brasileiro, Paulo Autuori terá um jogo importantíssimo como primeiro desafio da nova trajetória no clube pelo qual foi campeão da Copa Libertadores de 1997. O time celeste viaja até a capital cearense para enfrentar o Fortaleza, neste sábado (18), na Arena Castelão, às 18h30, em partida atrasada da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um resultado positivo pode tirar a Raposa da zona de rebaixamento.
O jogo entre Fortaleza e Cruzeiro estava originalmente marcado para o dia 28 de novembro, mas a participação do time de Juan Pablo Vojvoda na final da Copa Sul-Americana, disputada na mesma data, resultou no adiamento da partida. Além desse confronto, o time celeste teve outro confronto adiado, contra o Vasco, rival direto na briga contra o rebaixamento.
#TBT da primeira vitória do Paulo Autuori comandando o Cruzeiro em 1997 🔙
No dia 12 de março, o Cruzeiro venceu o Grêmio por 1 a 0, com gol do Palhinha, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
A trajetória de vitórias nos fez bicampeões da Libertadores naquele ano! 🏆🏆 pic.twitter.com/FPLfavD6d2— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) November 16, 2023
Essa situação fez com que o time celeste, que vive mau momento na competição, entrasse na zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação, com 37 pontos em 32 jogos, e possuindo duas partidas a menos do que a maioria dos times do campeonato e uma a menos que o próprio Vasco. Assim, é difícil apontar, de fato, qual a situação do Cruzeiro no Brasileirão. Após a realização das partidas atrasadas — a Raposa enfrenta o cruz-maltino na próxima quarta-feira (22) — a posição e os objetivos da equipe agora de Paulo Autuori ficarão mais claros.
Em caso de bons resultados nos jogos que estão por vir, o Cruzeiro deixaria o Z4 para trás. O time tem um ponto a menos que o Bahia, 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Caso consiga dois pontinhos, já ultrapassaria o Tricolor de Aço. Mas a ideia é pontuar mais, para criar uma gordura para as últimas rodadas do Brasileirão, quando o time celeste pega Goiás, Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras.
Paulo Autuori fará mudanças no Cruzeiro?
Sempre que um novo treinador assume uma equipe, em especial quando esta se encontra em má fase, a expectativa é que haja mudanças na escalação. Com uma série de jogadores em má fase e muitos pedidos para que jovens das categorias de base tenham chances, a escalação que Paulo Autuori mandará a campo gera expectativas. Apesar disso, de acordo com o treinador, ele não pretende mudar o que vinha sendo feito por Pepa e Zé Ricardo, dois últimos técnicos da equipe, demitidos quando Autuori já ocupava o cargo de diretor técnico do Cruzeiro.
— Eu, nessa função, junto com os dois treinadores (Fernando Seabra e Vinicius Rovaris, que participarão da comissão técnica de Paulo Autuori), não vamos fazer nada de diferente, porque havia muito trabalho, de muita qualidade. E nem sempre trabalho de qualidade dá certo. Tem uma frase de um amigo meu que já faleceu, peruano, que diz: ‘o futebol é generoso, porque quem faz tudo para ganhar, não ganha. E quem não fez nada para ganhar, pode ganhar’ — disse Autuori, em sua entrevista coletiva de apresentação.
🎙️RESUMO DA COLETIVA DO PAULO AUTUORI
Nesse fio trarei um pequeno resumo das respostas de Paulo Autuori em sua coletiva de apresentação como treinador interino do Cruzeiro. A @trivela está presente. Já vão deixando o like para não perder nada.
📸Cruzeiro/Reprodução pic.twitter.com/JxtNTu59U0
— Maic Costa (@omaiccosta) November 14, 2023
Bem, mesmo que Autuori pretenda manter a base do time que vinha sendo utilizado por Zé Ricardo, ele terá que fazer alterações, já que o zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa estão suspensos, e o meio-campista Lucas Silva se machucou.
Para a zaga, Lucas Oliveira é o mais cotado, com João Marcelo e Ruan Santos correndo por fora. No meio de campo, Filipe Machado e Ian Luccas despontam como principais opções, tendo Fernando Henrique e Japa como opções mais improváveis. Se decidir mudar o esquema de jogo, o leque de Paulo Autuori também muda.
Assim, a tendência é que a escalação do Cruzeiro seja a seguinte: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Ian Luccas e Matheus Pereira; Nikão, Bruno Rodrigues e Rafael Elias.
No primeiro turno, quando Cruzeiro e Fortaleza se enfrentaram, no Mineirão, deu Laion, que venceu por 1 a 0, com gol do atacante argentino Juan Martín Lucero.
Pendurados do Cruzeiro
Os seguintes jogadores do Cruzeiro ficarão suspensos para a partida contra o Vasco se levarem um cartão amarelo neste sábado (18), contra o Fortaleza:
- Arthur Gomes – atacante
- Filipe Machado – volante
- William – lateral-direito
O volante Lucas Silva também está a um cartão amarelo de ficar suspenso, mas, lesionado, fica de fora do confronto contra o Fortaleza.
Projeções para os jogos atrasados do Cruzeiro
- 6 pontos: se vencer os dois jogos, o Cruzeiro vai a 43 pontos, cinco acima do Z4, e alcança o 13º lugar;
- 4 pontos: se vencer um jogo e empatar o outro, o Cruzeiro vai a 41 pontos, três acima do Z4, ficando no 15º lugar;
- 3 pontos: se vencer um jogo e perder o outro, o Cruzeiro vai a 40 pontos, dois acima do Z4, ficando no 16º lugar;
- 2 pontos: se empatar os dois jogos, o Cruzeiro vai a 39 pontos, um acima do Z4, ficando no 16º lugar;
- 1 ponto: se perder um jogo e empatar o outro, o Cruzeiro vai a 38 pontos, mesma quantidade do primeiro time fora do Z4, ficando no 17º lugar;
- 0 ponto: se perder os dois jogos, o Cruzeiro fica com 37 pontos, um a menos que o primeiro time fora do Z4, ficando no 17º lugar.
Pensando na importância desses jogos, o Cruzeiro viajou para Itu, interior de São Paulo, onde trabalha em regime de concentração desde essa terça-feira (15). Com diversos problemas, todos no time celeste sabem que ao fim dos dois jogos que estão por vir, o destino do clube no Brasileirão estará mais próximo. Com partidas de vida ou morte pela frente, a Raposa sabe que precisa dar tudo nos dois maiores desafios da equipe no ano.