Jogos atrasados surgem como mais importante desafio do Cruzeiro em 2023
O Cruzeiro enfrentará Fortaleza e Vasco em dois jogos remarcados pela CBF, se igualando, assim, às demais equipes do Campeonato Brasileiro
O Cruzeiro já passou por diversos momentos importantes na temporada, disputando clássicos, partidas eliminatórias e jogos tensos, mas nenhum deles parecem ser nem de perto tão importantes quanto os dois próximos. O time celeste enfrenta Fortaleza e Vasco, sendo estes dois confrontos atrasados, válidos pelo Campeonato Brasileiro, que foram remarcados pela CBF.
- 30ª rodada – Fortaleza x Cruzeiro – 18/11 (sábado), às 18h30 – Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
- 33ª rodada – Cruzeiro x Vasco – 22/11 (quarta-feira), às 20h – Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Ocupando a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 37 pontos em 32 jogos, o Cruzeiro possui duas partidas a menos do que a maioria dos times do campeonato e uma a menos que o próprio Vasco, adversário direto na briga contra a Série B.
Por isso, ainda que o Cruzeiro precise ser enxergado como um time do Z4, sempre fica a interrogação a respeito do que pode ocorrer após os jogos atrasados serem realizados. No melhor dos cenários, duas vitórias, festa e a convicção de que o rebaixamento ficou para trás. Mas e em caso de duas derrotas? Aí o desespero seria geral.
Para Paulo Autuori, novo treinador interino do Cruzeiro, o time se encontra em situação tão ruim por causa destes dois jogos. Ele deixou claro que o objetivo da Raposa é passar bem por esses desafios, para que o risco de queda fique cada vez mais para trás.
— Nós temos dois jogos a menos que nosso adversário. Se formos competentes nesses dois jogos, quando igualar, nós não estaremos nessa situação. O Cruzeiro passou todo o Campeonato Brasileiro fora dessa zona. Ele está porque tem dois jogos a menos. Ouço falar que o Botafogo pode tirar pontos por ter jogo a cumprir, mas não ouço falar que o Cruzeiro tem dois jogos a menos — disse Autuori, em sua coletiva de apresentação.
— Se passarem esses dois jogos é outra história. Aí vamos falar que não só estamos. Não fomos competentes para conseguir, de novo, ganhar uma vantagem em relação aos nossos adversários. Meu discurso interno é esse. Temos uma vantagem enorme que são esses dois jogos para fazer. Não me interessa estar, me interessa ser. O Cruzeiro é grande — completou o pensamento.
🎙️RESUMO DA COLETIVA DO PAULO AUTUORI
Nesse fio trarei um pequeno resumo das respostas de Paulo Autuori em sua coletiva de apresentação como treinador interino do Cruzeiro. A @trivela está presente. Já vão deixando o like para não perder nada.
📸Cruzeiro/Reprodução pic.twitter.com/JxtNTu59U0
— Maic Costa (@omaiccosta) November 14, 2023
Em caso de bons resultados nos jogos que estão por vir, o Cruzeiro deixaria o Z4 para trás. O time tem um ponto a menos que o Bahia, 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Caso consiga dois pontinhos, já ultrapassaria o Tricolor de Aço. Mas a ideia é pontuar mais, para criar uma gordura para as últimas rodadas do Brasileirão, quando o time celeste pega Goiás, Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras.
Quais os cenários para o Cruzeiro?
- 6 pontos: se vencer os dois jogos, o Cruzeiro vai a 43 pontos, cinco acima do Z4, e alcança o 13º lugar;
- 4 pontos: se vencer um jogo e empatar o outro, o Cruzeiro vai a 41 pontos, três acima do Z4, ficando no 15º lugar;
- 3 pontos: se vencer um jogo e perder o outro, o Cruzeiro vai a 40 pontos, dois acima do Z4, ficando no 16º lugar;
- 2 pontos: se empatar os dois jogos, o Cruzeiro vai a 39 pontos, um acima do Z4, ficando no 16º lugar;
- 1 ponto: se perder um jogo e empatar o outro, o Cruzeiro vai a 38 pontos, mesma quantidade do primeiro time fora do Z4, ficando no 17º lugar;
- 0 ponto: se perder os dois jogos, o Cruzeiro fica com 37 pontos, um a menos que o primeiro time fora do Z4, ficando no 17º lugar.
Pensando na importância desses jogos, o Cruzeiro viajou para Itu, interior de São Paulo, onde trabalha em regime de concentração desde essa terça-feira (15). Com diversos problemas, todos no time celeste sabem que ao fim dos dois jogos que estão por vir, o destino do clube no Brasileirão estará mais próximo. Com partidas de vida ou morte pela frente, a Raposa sabe que precisa dar tudo nos dois maiores desafios da equipe no ano.