Brasileirão Série A

Como Marlon vai se encaixar no Fluminense de Fernando Diniz

O Fluminense realizou um desejo antigo e acertou o retorno de Marlon ao clube após oito anos. O zagueiro que pertence ao Shakhtar Donetsk (UCR) estava no Monza (ITA) e depois de cumprir suspensão, está liberado para estrear. Mas como o defensor irá se encaixar no time de Fernando Diniz?

A resposta pode parecer óbvia ao observar a escalação ou o último jogo, quando o Flu acabou derrotado pelo Coritiba pelo Brasileirão com duas falhas de Felipe Melo. Mas a prática pode não ser tão simples assim. Ainda sem jogar pelo Tricolor, o zagueiro precisará se adaptar ao novo sistema de jogo.

Após uma negociação que envolveu o carinho pelo clube e a vontade de se aproximar da Seleção, agora também treinada por Fernando Diniz, Marlon chegou ao Fluminense para ser titular.

O zagueiro está à disposição de Fernando Diniz e pode estrear contra o Santos, no sábado (29), às 16h, no Maracanã. Nos treinamentos, ele tem sido testado no time titular, mas varia bastante com Felipe Melo.

Com bola, destaque, sem ela, muitas diferenças

O grande destaque de Marlon é na construção de jogo. Com 92% de acerto de passes na última temporada — 3ª melhor média entre defensores na Série A da Itália —, o zagueiro terá grande participação na saída de bola do time de Fernando Diniz. O Monza, curiosamente, também gostava de construir desde o goleiro.

Seu aproveitamento na bola longa também é muito bom para a posição: Marlon acertou 62% dos lançamentos — 6ª melhor marca entre zagueiros na Itália na última temporada —, superior aos seus companheiros de clube como Felipe Melo e Nino (ambos com 55% no Brasileirão).

— Minha ansiedade está controlada, mas a expectativa é alta. Ainda mais porque é um estilo de jogo que sou apaixonado. O perfil do Diniz é parecido com o meu. Agora é trabalhar para poder ajudar o Fluminense — afirmou Marlon à FluTV em seu anúncio oficial.

A fase defensiva, porém, precisará de alguns ajustes. Primeiro, o posicionamento precisará de alguma adaptação. Nas últimas temporadas, o zagueiro tem atuado pelo lado direito, embora tenha iniciado a carreira do lado esquerdo no Fluminense, em 2015. No Monza, o sistema defensivo era bem diferente das ideias de Diniz, principalmente sem bola.

Marlon fazia perseguições bem longas e pouco atuava em espaço, com muitas coberturas na última linha. No Fluminense, os zagueiros costumam ter bastante campo para cobrir em função do estilo “diferente” de Fernando Diniz em termos de ocupação do campo, buscando vantagem numérica próximo à bola — e abrindo outras zonas.

Zagueiro pode estrear contra o Santos

Como o jogo mais importante do ano até aqui acontece contra o Argentinos Juniors, na terça (1), às 19h, em Buenos Aires, Diniz pode fazer algumas mudanças na equipe para o final de semana. A escalação ainda não está definida e Marlon está na briga.

Enquanto cumpriu dois jogos de suspensão em função de uma expulsão na Itália, por nova regra da CBF e da Fifa, o zagueiro manteve a forma e está bem fisicamente. Seu aproveitamento depende apenas da comissão técnica.

Marlon será o último a entrar em campo dos reforços contratados nesta janela de transferências. Diogo Barbosa, Daniel e Yony González estrearam contra o Coritiba, enquanto Leo Fernández já fez dois jogos pelo Fluminense.

Fluminense no Brasileirão 2023

    • 7ª colocação após 16 jogos disputados
    • 52% de aproveitamento até o momento
    • 25 pontos conquistados com 7 vitórias, 4 empates e 5 derrotas

Fluminense na Libertadores 2023

    • Classificado às oitavas de final no 1º lugar do grupo D com 10 pontos
    • 55% de aproveitamento na fase de grupos
    • Enfrenta o Argentinos Juniors na próxima fase

Próximos jogos do Fluminense

  • Fluminense x Santos – Brasileirão – 29/07 (sábado) – 16h (de Brasília)
  • Argentinos Juniors x Fluminense – Libertadores – 01/08 (terça-feira) – 19h (de Brasília)
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo