Brasileirão Série A

Fluminense acerta retorno de Marlon; saiba bastidores da negociação

Zagueiro chega por empréstimo do Shakhtar Donetsk e recusou propostas de Corinthians e Inter no mercado da bola

O Fluminense acertou o retorno do zagueiro Marlon, que será mais um reforço para o time de Fernando Diniz. O defensor chega por empréstimo sem custos de um ano junto ao Shakhtar Donetsk (UCR), seguindo normativa da Fifa por causa dos conflitos entre Rússia e Ucrânia. Ele atuou pelo Monza (ITA) na última temporada.

O zagueiro é o quinto reforço do Tricolor no mercado da bola para 2023. Sonho antigo do Flu, que tentou sua contratação nas últimas duas temporadas, o jogador de 27 anos retorna ao clube que o formou após seis anos.

Restam apenas detalhes burocráticos para a finalização do contrato de empréstimo, mas já está tudo certo entre Fluminense e Marlon.

Para acertar com o Fluminense, Marlon recusou propostas financeiramente mais altas de Corinthians e Internacional, no Brasil, além de clubes europeus. O zagueiro de 27 anos fará exames médicos e assina contrato com o Tricolor nesta terça-feira (11).

A negociação era vista como difícil, já que o desejo inicial do atleta e de sua família era seguir na Europa. No Velho Continente, ele passou por Barcelona, Nice, Sassuolo, Monza e Shakhtar Donetsk.

Procura do Corinthians ‘motiva' Fluminense nos bastidores

A boa relação com o presidente Mario Bittencourt — assim como a de seus agentes com o mandatário — foi importante nas conversas. Ao saber pela imprensa que o Corinthians havia procurado Marlon, Bittencourt pediu ao estafe do jogador para conversar com ele.

Do zagueiro, ouviu que a proposta paulista era financeiramente muito vantajosa para o mercado brasileiro. Além disso, a preferência de sua família era seguir na Europa. Mario, então, questionou novamente Marlon se poderia fazer uma proposta e se havia interesse. O jogador já havia sido procurado em 2021 e 2022.

O defensor deixou claro que sempre ouviria o Fluminense com carinho.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marlon (@marlonsantos_ms4)

Marlon balança com retorno ao Fluminense

Horas depois, o Flu enviou proposta aos empresários de Marlon. Os números estavam distantes do que o jogador de 27 anos recebia na Europa, mas ainda assim, o salário será um dos mais altos do elenco tricolor.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marlon (@marlonsantos_ms4)

O zagueiro fez o que prometeu: ouviu com carinho, analisou com a família e respondeu no prazo dado ao clube.

Marlon deu o aval ao clube após a vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Internacional. O clube, então, teve mais uma reunião nesta segunda (10), e depois passou a tratar os trâmites burocráticos do empréstimo sem custos. A normativa da Fifa acontece por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Bastidores: ligação de Diniz e seleção pesam

A decisão de Fernando Diniz em conciliar Fluminense e seleção brasileira foi criticada e virou até motivo de protesto dos torcedores. Mas na prática, ajudou o Tricolor no mercado da bola.

Uma ligação do técnico para Marlon fez toda a diferença na negociação, bem como o fato de Diniz hoje ser o comandante da seleção. Apesar de preferir a Europa em um primeiro momento, o carinho do zagueiro pelo clube de seu coração e que o formou como atleta já o havia balançado.

Já seduzido pela “volta para casa”, o jogador também passou a saber que seria observado no dia a dia pelo novo técnico da seleção, o que pesou positivamente para o Fluminense.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marlon (@marlonsantos_ms4)

Jogador vê retorno ao Fluminense como ‘ponte' para seleção

Na conversa, Diniz não se utilizou do novo cargo, mas deixou claro o quanto conhecia e confiava no futebol de Marlon. O zagueiro jogou o Mundial sub-20 e amistosos da seleção sub-23 pela Amarelinha antes de ir para o futebol europeu.

Além de todo o contexto do seu retorno ao Fluminense, o defensor não escondeu de pessoas próximas que a decisão ainda seria uma “ponte” para jogar pela seleção principal.

Curiosamente, um dos “concorrentes” de Marlon é Nino, que pode ser seu companheiro de zaga. O capitão do Fluminense é um homem de confiança de Fernando Diniz, que participou de sua contratação junto ao Criciúma, em 2019.

Marlon disputou 71 jogos pelo Fluminense e não marcou gols, mas deu três assistências. Em 2016, ele foi campeão da Primeira Liga pelo Tricolor.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo