Brasileirão Série A

Entenda por que Marlon cumprirá suspensão da Itália no Fluminense

Marlon, emprestado pelo Shakhtar Donetsk (UCR), tem uma suspensão em vigor da última temporada pelo Monza

O Fluminense se reforçou para a disputa do Brasileirão e da Libertadores, mas sua principal contratação precisará esperar para entrar em campo. O zagueiro Marlon, emprestado pelo Shakhtar Donetsk (UCR), tem uma suspensão em vigor da última temporada pelo Monza (ITA).

Assim, o defensor de 27 anos não poderá estrear no Fla-Flu de domingo (16), às 16h, no Maracanã. Marlon também será desfalque no confronto com o Coritiba, na segunda (24), às 19h, no Couto Pereira. A informação foi primeiro veiculada por O Globo e confirmada pela Trivela.

Ambos os jogos são pelo Brasileirão, mas caso o aviso da Itália demorasse, Marlon poderia ter que cumprir sua suspensão em jogos da Libertadores. A CBF, entretanto, notificou o Fluminense assim que o Transfer Matching System da Federação Internacional de Futebol (também conhecido como TMS FIFA) flagrou as incorrências no registro do jogador.

Tudo isso acontece por conta de novas orientações da Fifa no regulamento internacional de transferências, feitas em 2021. Também por isso, não houve outros casos como o de Marlon.

Embora o jogador esteja regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o Tricolor não poderá utilizar o zagueiro nos próximos jogos. O sistema da Fifa avisa as federações nacionais sobre as transferências apenas após a conclusão de toda a parte jurídica.

Alteração da Fifa causa suspensão de Marlon

A Fifa fez alterações em seu regulamento internacional de transferências em 2021. Uma delas é o novo artigo 12, que afirma que “toda e qualquer sanção disciplinar de até três meses que for imposta a um jogador e ainda não cumprida, será cumprida no novo clube que o jogador se registrar”, em tradução livre do inglês.

Alteração no regulamento internacional de transferência da Fifa é motivo da suspensão de Marlon - Foto: Reprodução
Alteração no regulamento internacional de transferência da Fifa é motivo da suspensão de Marlon (Foto: Reprodução)

O artigo 76 do Regulamento Geral de Competições da CBF informa com mais detalhes. De acordo com o documento, a suspensão é automática após aviso da associação nacional de origem.

Artigo 76 do Regulamento Geral de Competições da CBF explica motivo da suspensão de Marlon - Foto: Reprodução
Artigo 76 do Regulamento Geral de Competições da CBF explica motivo da suspensão de Marlon (Foto: Reprodução)

Marlon foi punido pelo tribunal italiano com dois jogos de suspensão após tomar um cartão vermelho na derrota de sua equipe, o Monza, para a Atalanta, por 5 a 2. Se o julgamento lhe absolvesse, por exemplo, nada precisaria ser cumprido no Brasil apesar da expulsão.

 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Marlon é segundo reforço que vira ‘desfalque'

Antes mesmo de Marlon, o Flu já tinha lidado com um reforço que virou desfalque.

Ainda sem estrear, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa sofreu um estiramento no ligamento medial colateral do joelho e está fora por alguns dias. O jogador foi contratado junto ao Grêmio justamente por conta de lesões no setor.

Além de Marcelo, que costuma perder alguns jogos em função da idade e adaptação ao futebol brasileiro, o Tricolor também já havia perdido Alexsander e Jorge, ambos com lesões graves no joelho.

Fluminense no Brasileirão 2023

  • 4ª colocação após 14 jogos disputados
  • 57% de aproveitamento até o momento
  • 24 pontos conquistados com 7 vitórias, 3 empates e 4 derrotas

Próximos jogos do Fluminense

  • Fluminense x Flamengo – Brasileirão – 16/07 (domingo) – 16h (de Brasília) – Maracanã
  • Coritiba x Fluminense – Brasileirão – 24/07 (segunda-feira) – 19h (de Brasília) – Couto Pereira
  • Fluminense x Santos – Brasileirão – 29/07 (sábado) – 16h (de Brasília)
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo