Brasileirão Série A

Coritiba vence e segue reação. Já o Fluminense repete erros de quando ganha

Mesmo quando vence, o Fluminense mostra os erros que nesta segunda-feira (24) levaram à derrota para o eficiente Coritiba, por 2 a 0, no Couto Pereira. Os gols de Robson e Diogo Oliveira, ainda no primeiro tempo, nasceram em riscos excessivos que o Tricolor se acostumou a correr. Como punição, o Flu caiu uma posição no Brasileirão, enquanto o Coxa chegou ao quarto jogo sem derrota.

 

Fluminense joga mal, e Coritiba é eficiente

O Fluminense é um time que sabe do risco do que executa e prefere lidar com ele. Em outros momentos da temporada, mesmo quando venceu, o Tricolor esteve sujeito a chuvas e trovoadas na defesa. Sem Marcelo — geralmente criticado por supostas falhas defensivas —, o lado esquerdo foi a “mina de ouro” para que o Coritiba encontrasse espaços e seus gols.

Em apenas quatro minutos, o excesso de perigo cobrou a conta.

Primeiro, Ganso errou passe na construção. Na sequência, Robson recebeu lançamento na grande área e foi derrubado por Felipe Melo, que errara o tempo da bola. Pênalti que o próprio jogador do Coritiba converteu para abrir o placar.

Exposto, o veterano zagueiro voltaria a falhar logo depois: levou caneta desconcertante de Matheus Bianqui, que bateu cruzado para Diogo Oliveira completar.

Mexida melhora Flu, mas empate não vem

Na volta do intervalo, o Flu voltou melhor. A posse de bola de 75% no primeiro tempo, antes ineficiente, passou ao menos a ocupar o ataque. O Coxa recuou, e Diniz dobrou a aposta: colocou Leo Fernández e John Kennedy e tirou Ganso e Felipe Melo. A troca de passes, entretanto, continuo lenta, e a movimentação também. A única finalização em gol veio com o camisa 9, aos 30 do segundo tempo.

Depois, o treinador tirou Arias e Diogo Barbosa — que fez boa estreia — e promoveu as reestreias de Daniel e Yony Gonzalez. Com apenas um zagueiro de ofício em campo e sem lateral-esquerdo, o time empilhou atacantes, mas desorganizado, de nada adiantou. Mesmo assim, pressionou no fim do jogo, mas nada deu certo: quando acertou o gol, parou no goleiro Gabriel, que teve boa atuação.

No fim, o Tricolor repetiu os mesmos erros que comete quando vence, mas desta vez, o resultado foi diferente. Refém das convicções que o levaram até o patamar de ser um dos postulantes aos títulos que disputa, o Fluminense de Fernando Diniz não é mais o time que encantou o Brasil, e nem mesmo uma equipe realmente competitiva neste momento da temporada.

Coritiba fica a um ponto de deixar Z4

A sequência de quatro jogos sem perder fez o Coritiba melhorar no Brasileirão. Agora, embora siga no 18º lugar, a equipe está apenas um ponto distante de sair da zona de rebaixamento.

O bom momento vem com mudanças na direção, com o interino Thiago Kosloski, ex-auxiliar da seleção brasileira. Intenso e eficiente, o time agora soma 14 pontos na competição — metade deles conquistados nas últimas quatro rodadas. Não à toa, a torcida reconheceu e levou ao Couto Pereira o maior público de 2023: 30.481 presentes.

Fluminense perde outra chance de voltar ao G4

Mais uma vez, o Fluminense teve a faca e o queijo na mão, mas não voltou ao G4 do Brasileirão, zona de classificação direta para a Libertadores. Fora de casa, o time repetiu seus equívocos costumeiros e não as boas atuações contra Internacional e Flamengo.

Inconstante, o Tricolor conseguiu perder uma posição no saldo de gols ao ser vazado duas vezes em Curitiba. Agora, o Flu de Fernando Diniz é o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro.

Estatísticas de Coritiba 2 x 0 Fluminense – Brasileirão 2023

Posse de bola: Coritiba 27% x 73% Fluminense
Chutes: Coritiba 9 x 12 Fluminense
Chutes a gol: Coritiba 5 x 2 Fluminense
Gols: Coritiba – Robson (23’) e Diogo Oliveira (27′)

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo