Internacional: as primeiras missões de Eduardo Coudet no comando do time
Técnico argentino pode voltar ao Colorado após demissão de Mano Menezes na noite de segunda-feira
O Internacional se aproxima de confirmar o retorno do técnico Eduardo Coudet ao comando da equipe. O treinador argentino terá uma série de questões para resolver, e colocará em prática o seu estilo de jogo, que pode beneficiar o atacante Enner Valencia.
De modo geral, Eduardo Coudet está sendo contratado pelo Inter por dois motivos: remobilizar o ambiente interno e externo visando os confrontos com o River Plate, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, e fazer o time voltar a apresentar um bom desempenho.
O entendimento da diretoria colorada é que a equipe deveria render mais com o elenco que tem. Este foi o motivo principal da demissão do técnico Mano Menezes. Já o treinador argentino terá ainda os acréscimos de Sergio Rochet e Bruno Henrique, dois reforços que ainda não estrearam.
Bem-vindo a tua nova casa, Rochet! ❤️ pic.twitter.com/Sp0M82liI0
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) July 17, 2023
Ataque precisa marcar mais gols
O Inter tem o terceiro pior ataque do Campeonato Brasileiro com apenas 13 gols marcados em 15 rodadas disputadas. Somente Vasco e Corinthians colocaram menos bola na rede até o momento na competição que o Colorado.
Mano Menezes começou a contar com Enner Valencia há duas rodadas. Na primeira, contra o Fluminense, no Maracanã, escalou o equatoriano como atacante de lado. Na segunda, contra o Palmeiras, no estádio Beira-Rio, escalou o novo reforço como centroavante. O time não marcou gols em ambos os enfrentamentos. No anterior, contra o Cruzeiro, a equipe também não balançou as redes.
Criar mais oportunidades e marcar mais gols será uma das principais missões do técnico Eduardo Coudet no comando do Inter. O treinador argentino é conhecido por ser mais ofensivo. No seu histórico, a maioria dos seus times priorizou o ataque.
#INTxPAL | 0-0 | 2T | 50′ – Partida encerrada no Gigante. Colorado empata sem gols com o Palmeiras e chega aos 22 pontos no @Brasileirao.
? https://t.co/nuW2tV5j5C pic.twitter.com/RsDE302xd1
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) July 16, 2023
Posicionamento de Enner Valencia
O atacante equatoriano concedeu entrevista coletiva na zona mista do estádio Beira-Rio após o empate com o Palmeiras e relatou a posição que se sente mais à vontade em campo. Mesmo destacando estar à disposição para ajudar na função que for escalado, o jogador afirmou preferir atuar como segundo atacante.
A posição de segundo atacante não existia no esquema de jogo do técnico Mano Menezes, mas se encaixa exatamente no sistema utilizado por Eduardo Coudet na passagem do argentino pelo Inter e também em alguns outros clubes em que esteve.
+ Leia mais: Internacional encaminha contratação do técnico Eduardo Coudet
O possível time de Eduardo Coudet no Inter
Eduardo Coudet é adepto ao esquema tático 4-4-2. O treinador se agrada de uma equipe que tenha uma linha de quatro atrás, com laterais que avancem como alas, tendo um primeiro volante que funcione como um terceiro zagueiro, com um losango no meio campo e dois atacantes lado a lado na frente.
Em um primeiro momento, com a atual situação das peças do elenco, o argentino deve manter Bustos, Vitão e Renê no sistema defensivo. A dúvida no setor pode ficar entre Gabriel Mercado e Nico Hernández.
No meio campo, é provável que mantenha Rômulo na primeira função, escalando também Aránguiz e Carlos de Pena. Mauricio pode completar o setor, com Alan Patrick sendo empurrado para o ataque ao lado de Enner Valencia.
Outra possibilidade ofensiva é retirar De Pena ou Mauricio, deixando Alan Patrick na sua posição original, e escalando Pedro Henrique ou Wanderson ao lado do atacante equatoriano. Pela característica de falta de intensidade, Luiz Adriano dificilmente será titular com o técnico argentino no comando da equipe.
Coudet gosta de time com intensidade
Intensidade era justamente a palavra mais usada pelo treinador argentino na sua primeira passagem pelo Inter. Coudet tinha como objetivo e projetava sua equipe para sempre correr o máximo possível durante os jogos. Essa deve ser uma das missões do técnico que está retornando ao Colorado.
+Leia mais: Fim da linha: Internacional anuncia a saída de Mano Menezes
Definição do goleiro titular
Essa definição seria tomada por Mano Menezes, que deixava claro não gostar de rodízio. Coudet também não tem histórico de fazer revezamento entre goleiros. O treinador argentino deve definir entre John e Rochet para ser o titular da meta colorada.
Vivendo ótimo momento na equipe, John vê sua posição ameaçada pelo goleiro uruguaio recém-contratado. O contrato de empréstimo do brasileiro com o Inter vai somente até o final da atual temporada. Rochet assinou vínculo definitivo por três anos e meio.
Grande jogo, paredão! ?3⃣1⃣ pic.twitter.com/1J3t0UPO8v
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) July 16, 2023
Vencer mais vezes será mais uma das missões
O técnico Mano Menezes perdeu pouco no comando do Internacional. Contratado em abril de 2022, o treinador foi derrotado em apenas 13 oportunidades. Apesar disso, foram apenas 39 vitórias em 81 jogos. Com Mano no comando, o Colorado empatou 29 vezes.
Ter êxito nos momentos mais importantes
Este é um dos principais desejos da torcida do Internacional. O Colorado até fez boas campanhas nas últimas temporadas, mas acabava frustrando a torcida em momentos decisivos e sendo eliminado precocemente de competições.
Com o presidente Alessandro Barcellos, o Inter teve cinco treinadores. Coudet será o sexto. O primeiro, Abel Braga, era remanescente da gestão anterior e permaneceu somente até a conclusão da temporada 2020 já em 2021.
Miguel Angel Ramirez, Diego Aguirre, Alexander Medina e Mano Menezes foram os treinadores contratados pelo atual presidente. Todos protagonizaram vexames.
Ramirez foi eliminado para o Vitória na Copa do Brasil de 2021. Aguirre terminou o Brasileirão 2022 em 12º lugar, somente três pontos acima da zona de rebaixamento. Medina foi eliminado na Copa do Brasil de 2022 para o Globo-RN, na primeira fase. Mano foi eliminado para o Melgar, do Peru, na Copa Sul-Americana de 2022.
Mano Menezes deixa o comando técnico do Inter: https://t.co/V6gsJ4CxlV
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) July 18, 2023