A volta dos que não foram: Coudet retorna ao Inter após 3 anos
Treinador volta ao Colorado após passagem em 2020

Agora é oficial: Eduardo Coudet está de volta ao Internacional. O Colorado anunciou nesta quarta-feira (19) a contratação do treinador argentino até dezembro de 2023. O comandante, que passou pelo clube em 2020, chega para substituir Mano Menezes, demitido na noite de segunda-feira (17).
Junto de Coudet, também chegam para compor a comissão técnica o auxiliar e ex-jogador Lucho González, o preparador físico Octavio Manera, o auxiliar de preparação física Guido Cretari e o analista de desempenho Carlos Fernández
Coudet era o favorito para o cargo desde a saída de Mano. O Inter encaminhou o acerto com o novo técnico antes mesmo de oficializar a demissão do antigo treinador. O argentino tem boa relação com o presidente Alessandro Barcellos, com quem trabalhou em 2020, e era sombra por estar sem clube desde que deixou o Atlético-MG e pelos pedidos de torcedores nas redes sociais.
O objetivo do Internacional é que Eduardo Coudet já treine a equipe nesta semana, seja regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e possa comandar o Colorado no confronto com o Red Bull Bragantino no domingo (23), às 16h (horário de Brasília), pela 16ª rodada do Brasileirão, em São Paulo.
Eduardo Coudet assinou com o Clube do Povo até dezembro de 2023. Bem-vindo de volta, Chacho!
? Saiba mais: https://t.co/cbXoppspNJ pic.twitter.com/nrFUYyCoFN
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) July 19, 2023
Missões de Coudet incluem remobilização do ambiente e bom desempenho na Libertadores
Apesar da pressão externa, a demissão de Mano Menezes foi uma surpresa. O treinador parecia prestigiado internamente ao resistir a uma sequência ruim de resultados em maio, que incluiu derrota no clássico Grenal. A decisão foi motivada pelo entendimento da diretoria de que a equipe pode render mais com o elenco que tem. O Inter perdeu apenas uma vez nos últimos 11 jogos, mas não vence há três rodadas no Campeonato Brasileiro, foi eliminado precocemente na Copa do Brasil e no Gauchão e não tem apresentado um bom desempenho dentro de campo.
De modo geral, Eduardo Coudet está sendo contratado pelo Inter com dois grandes objetivos: remobilizar o ambiente interno e externo e fazer o time voltar a apresentar um bom desempenho, sempre visando os confrontos com o River Plate, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O primeiro duelo contra a equipe argentina está marcado para o dia 1º de agosto, no Monumental de Núñez.
Outra missão de Coudet será melhorar o ataque. O Inter tem apenas 13 gols marcados em 15 partidas disputadas no Brasileirão. Somente Vasco e Corinthians colocaram menos bola na rede na competição até o momento. O técnico também terá como tarefa aproveitar melhor os reforços, vencer mais vezes e ter êxito nos momentos decisivos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Primeira passagem pelo Inter e carreira
Coudet comandou o Internacional pela primeira vez de janeiro de 2020 até novembro do mesmo ano. Ao todo, foram 24 vitórias, 13 empates e nove derrotas em 46 jogos, um aproveitamento de 61,5%. Na época, o técnico saiu do clube por vontade própria para aceitar proposta do Celta de Vigo, da Espanha, mas deixou o Colorado na liderança do Campeonato Brasileiro e classificado para as oitavas de final da Libertadores e quartas da Copa do Brasil.

No Celta, Coudet somou 84 partidas em quase duas temporadas, com 31 triunfos,19 empates e 34 derrotas. Depois de terminar em oitavo e 11º lugar no Campeonato Espanhol nos primeiros anos, acabou demitido em novembro de 2022 por ter somente três vitórias em 12 jogos na última temporada, além de dois empates e sete derrotas.
Logo na sequência, o argentino foi contratado pelo Atlético-MG, onde conquistou o Campeonato Mineiro de 2023. Com 21 vitórias, oito empates e seis derrotas, deixou o clube no início de junho após desavenças com a diretoria e insatisfações externadas publicamente.
Antes de sua primeira passagem pelo Internacional, Eduardo Coudet passou por Rosario Central, Tijuana e Racing, clube onde faturou seus primeiro títulos: o Campeonato Argentino e o Troféu dos Campeões.
Sequência de jogos difícil para o Inter
- Red Bull Bragantino, em São Paulo, dia 23 de julho (domingo), às 16h (de Brasília), pelo Brasileirão;
- Cuiabá, em Porto Alegre, dia 29 de julho (sábado), às 16h (de Brasília), pelo Brasileirão;
- River Plate, na Argentina, dia 01 de agosto (terça-fera), às 21h (de Brasília), pela Copa Libertadores;
- Corinthians, em Porto Alegre, dia 05 de agosto (sábado), às 18h30 (de Brasília), pelo Brasileirão;
- River Plate, em Porto Alegre, dia 08 de agosto (terça-feira), às 21h (de Brasília), pela Copa Libertadores;
- Botafogo, no Rio de Janeiro, dia 12 de agosto (sábado), às 21h (de Brasília), pelo Brasileirão.