Brasileirão Série A

Grêmio se despede de Caxias um mês depois de ‘virar a chavinha’ no Brasileirão

Tricolor Gaúcho enfrenta o Bahia, neste sábado (17), às 16h, no Alfredo Jaconi, pelo Campeonato Brasileiro

Neste sábado (17), às 16h, o Grêmio enfrenta o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em seu último jogo como mandante antes do retorno à Arena do Grêmio, previsto para o dia 1º de setembro, contra o Atlético-MG, também pela competição nacional.

A volta do Grêmio à cidade da Serra Gaúcha acontece quase um mês após seu último jogo por lá. E não foi uma partida qualquer. O triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, no dia 21 de julho, no Centenário, estádio do Caxias, inaugurou uma nova fase para o Tricolor na temporada.

Reação do Grêmio começou após coletiva e foto de mãos dadas

Àquela altura, o Grêmio estava afundado na zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, em que vinha de três derrotas consecutivas. A situação era tão crítica que o técnico Renato Gaúcho convocou uma entrevista coletiva, ao lado de Geromel e Kannemann, para mobilizar a torcida e garantir que a equipe reagiria.

— Tenho dois capitães, e estamos aqui para representar o grupo, o clube. A gente sabe da nossa responsabilidade, o grupo lá dentro também. A nossa camisa é pesada. Virar página, ligar o carro e a partir de domingo vivermos um novo momento – projetou, antes de posar para foto de mãos dadas com os zagueiros.

Kannemann, Renato e Geromel de mãos dadas ao final de entrevista coletiva no CT Luiz Carvalho
Kannemann, Renato e Geromel de mãos dadas ao final de entrevista coletiva no CT Luiz Carvalho. Foto: Nícolas Wagner/Trivela

De fato, o Grêmio reagiu desde então. Ainda que tenha sido eliminado nos pênaltis para o Corinthians, nas oitavas de final da Copa do Brasil, o jogo contra o Vitória iniciou sequência de cinco jogos de invencibilidade — com quatro triunfos e um empate — que tirou o Tricolor Gaúcho da zona de rebaixamento do Brasileirão.

Últimos cinco jogos do Grêmio no Campeonato Brasileiro

  • Grêmio 2 x 0 Vitória — 21/07
  • Corinthians 2 x 2 Grêmio — 25/07
  • Grêmio 1 x 0 Vasco da Gama — 28/07
  • Athletico-PR 0 x 2 Grêmio — 04/08
  • Cuiabá 1 x 3 Grêmio — 10/08

Além disso, o Grêmio largou na frente nas oitavas de final da Libertadores, contra o Fluminense. Depois de sair perdendo, virou para 2 a 1 o jogo de ida, na última terça-feira (13), no Couto Pereira, em Curitiba/PR, que foi o estádio em que o Tricolor Gaúcho mais mandou jogos desde que ficou sem a Arena devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Grêmio deve utilizar time alternativo contra o Bahia

Justamente por estar de olho no jogo de volta diante do Fluminense, que já é na próxima terça-feira (20), no Maracanã, no Rio de Janeiro, Renato deve preservar os titulares da partida contra o Bahia.

Mesmo que o Grêmio esteja apenas três pontos acima da zona de rebaixamento, as vitórias conquistadas pelo time alternativo, fora de casa, nos confrontos com o Athletico-PR e Cuiabá, dão tranquilidade para o treinador utilizá-lo novamente no Alfredo Jaconi.

Nessa equipe modificada, o grande destaque é Monsalve. O meia colombiano de 20 anos se destacou nas vitórias no Paraná e no Mato Grasso, e tem sido pedido pela torcida no time titular.

Outros jovens reforços estrangeiros contratados nesta janela de transferências do meio ano, os atacantes Aravena e Arezo também podem receber oportunidade diante do Bahia.

A principal dúvida está na zaga. Rodrigo Ely é titular, mas cumprirá suspensão no jogo de volta contra o Fluminense, o que significa que pode ser utilizado no Jaconi.

Kannemann está recuperado de desconforto, mas deve ser o substituto do companheiro no Maracanã. Os jovens Gustavo Martins e Natã são outras alternativas à disposição de Renato.

A provável escalação do Grêmio para enfrentar o Bahia tem Rafael Cabral; Fabio, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e José Guilherme; Ronald e Pepê; Gustavo Nunes, Monsalve e Aravena; Arezo.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 14º colocado, com 24 pontos em 20 jogos
  • 7 vitórias, 3 empates e 10 derrotas
  • 40% de aproveitamento
  • 20 gols feitos e 23 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo