Brasileirão Série A

Grêmio aposta no retorno ao Rio Grande do Sul para reagir — mas isso será suficiente?

Tricolor Gaúcho recebe o Fluminense, no próximo domingo (30), no primeiro de cinco jogos em sequência em Caxias do Sul

Pela primeira vez desde a tragédia climática de maio, o Grêmio jogará no Rio Grande do Sul no próximo domingo (30), às 16h. O Estádio Centenário, em Caxias do Sul, será o palco do duelo do Tricolor Gaúcho com o Fluminense, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O retorno ao estado é tratado pelo Grêmio como um grande trunfo para se recuperar na competição. Há sete jogos sem vencer, o Tricolor Gaúcho é o vice-lanterna da competição, com sete pontos — um a mais do que o Fluminense.

A partir de hoje é virar a página. Só jogamos fora de casa. A partir de domingo teremos o carinho do torcedor. Agora é uma nova era. Bola pra frente. Continuar o trabalho e domingo o Grêmio vai voltar a conseguir as vitórias — disse Renato Portaluppi

O discurso foi proferido pelo treinador gremista na última quarta-feira (26), após o empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, em Goiânia, que encerrou a sequência de seis derrotas consecutivas do Imortal no Brasileirão.

Até as enchentes, Grêmio tinha ótimo aproveitamento como mandante

O fator local sempre foi um diferencial do Grêmio. Na temporada passada, os 77% de aproveitamento em casa foram decisivos para levar o Tricolor Gaúcho ao vice-campeonato brasileiro, mesmo com mais derrotas do que vitórias como visitante.

Grêmio como mandante no Campeonato Brasileiro 2023

  • 19 jogos
  • 14 vitórias
  • 2 empates
  • 3 derrotas
  • 34 gols feitos
  • 16 gols sofridos

Em 2024, até as enchentes no Rio Grande do Sul, o Grêmio tinha impressionantes 87% de aproveitamento como mandante. Em 13 jogos, foram 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Centenário não é a Arena do Grêmio

Entretanto, tudo isso se deu na Arena do Grêmio, que ainda não tem previsão para voltar a ser utilizado, ainda mais com o imbróglio jurídico entre o clube e a gestora do estádio.

Ainda que o Grêmio possivelmente conte com apoio expressivo de sua torcida no Centenário, isso já vinha acontecendo no Couto Pereira, em Curitiba. E não foi suficiente, por exemplo, para que o Tricolor Gaúcho vencesse o clássico Gre-Nal.

Logística é favorecida por sequência de jogos em Caxias do Sul e treinamentos em Porto Alegre

O grande benefício dos jogos em Caxias do Sul é logístico. Por coincidência, como há o enfrentamento com o Juventude, no dia 7 de junho, os próximos cinco jogos do Grêmio serão na Serra Gaúcha.

Além disso, com a recuperação do CT Luiz Carvalho, que volta a receber os treinamentos da equipe em Porto Alegre, os jogadores do Grêmio voltam para suas casas. A distância dos familiares era apontada por Renato como algo que prejudicava consideravelmente o desempenho dos atletas.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 19º colocado, com 7 pontos em 10 jogos
  • 2 vitórias, 1 empate e 7 derrotas
  • 23% de aproveitamento
  • 7 gols feitos e 12 gols sofridos

Próximos jogos do Grêmio

  • Grêmio x Fluminense — Campeonato Brasileiro — domingo, 30 de junho de 2024, às 16h (horário de Brasília)
  • Grêmio x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 4 de julho de 2024, às 19h (horário de Brasília)
  • Juventude x Grêmio — Campeonato Brasileiro — domingo, 7 de julho de 2024, às 16h (horário de Brasília)
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo